Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Sessão
3ª Sessão Ordinária

quinta, 08 de fevereiro de 2018 às 20:00

Plenário da Câmara Municipal de Itapeva

Visualizar pauta

Proposituras

A relação abaixo não é válida como pauta formal, possuindo apenas as proposituras que provavelmente serão tratadas na sessão

Ordem do Dia

Somente Leitura

Lista de Presença

Nome Chamada
ALEXSANDER FRANSON PRESENTE
DÉBORA MARCONDES PRESENTE
EDIVALDO NEGÃO PRESENTE
JEFERSON MODESTO SILVA PRESENTE
TONI DO COFESA PRESENTE
LAERCIO LOPES PRESENTE
MARCIO SUPERVISOR PRESENTE
OZIEL PIRES DE MORAES PRESENTE
DR. PEDRO CORREA PRESENTE
RODRIGO TASSINARI PRESENTE
TIÃO DO TÁXI PRESENTE
SIDNEI LARA AUSENTE
VANESSA GUARI PRESENTE
WILIANA SOUZA PRESENTE
WILSON ROBERTO MARGARIDO PRESENTE

Tema Livre

DÉBORA MARCONDES SILVA FERRARESI (DÉBORA MARCONDES)

Com a palavra, Débora Marcondes: fala sobre seus pedidos e trabalhos da semana, citando benfeitorias para Agrovila, incluindo troca de lâmpadas queimadas; melhorias no acostamento e lombadas, explicando que a rodovia passa ao lado da escola municipal/estadual. Destaca a ausência de coleta de lixo nesses dias naquele bairro, fato que já foi solucionado. Fala que o Prefeito e secretários estarão em breve na Agrovila. Fala sobre lei 3.067/10, que prevê cardápios em braile nos estabelecimentos, mas que a lei não foi regulamentada. Relata sua visita à Luz da Visão, cobrando melhorias para as pessoas, através de placas para sinalização em favor dos deficientes visuais. Semáforos sonoros é outro pedido para atender os deficientes visuais. Relata visita à Praça Tito Lívio Cerione, onde constatou muita pichação. Sugere que seja possibilitado grafitar esse local, por adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

WILSON ROBERTO MARGARIDO (WILSON ROBERTO MARGARIDO)

Com a palavra, Wilson Roberto Margarido: divulga seus requerimentos solicitando informações acerca da aquisição de marmitex pela Prefeitura, tendo em vista os altos valores gastos. Comenta sobre a licitação do transporte escolar, o qual em função da diminuição dos valores referente a 2017, poucos perueiros participaram. Afirma que posteriormente teriam chamado os perueiros para assinar contrato nos valores de 2017. Explana que está ocorrendo transporte de alunos de forma irregular, situação essa de descaso com os estudantes. Diz que levará o caso ao MP se for necessário. Reforça que deve haver um cuidado especial com as crianças. Fala que esteve com o sr. Luiz do São Roque, o qual relatou sobre necessidades da zona rural. Destaca a região do Bairro da Barra, Prestes, Tomé, onde constatou a precariedade das estradas. Cita outros bairros onde ele visitou e recebeu reclamações. Enfatiza que o transporte de alunos e escoamento de produção são prejudicados por essas condições.

MARCIO NUNES DA CRUZ (MARCIO SUPERVISOR)

Com a palavra, Marcio Supervisor: comenta acerca da educação, que no final de 2017, dava a impressão que 2018 seria um ano negativo, por conta de uma reorganização escolar no município que teve de ser feita. Fala que o Prefeito já esteve com o João Cury, pleiteando construção de escola no Morada do Bosque. Discorre sobre o trâmite formal para implantar salas de aula, escolas. Destaca que há um trabalho voltado para atender todas as pessoas, ainda que nem todos sejam atendidos em 100% de suas necessidades, mas no geral todos são atendidos. Explana sobre a movimentação e reorganização também dos professores em função do quadro atual. Destaca que haverá contratação temporária de professores após o carnaval, de acordo com as necessidades demandadas. Comenta acerca da reestruturação das linhas de transporte escolar nas diversas localidades da zona rural. Diz que é importante que os alunos sejam atendidos de forma eficiente e com a atenção que merecem.

WILIANA CRISTINA DA SILVA DE SOUZA (WILIANA SOUZA)

Com a palavra, Wiliana Souza: comenta sobre a Vila Taquari, que sempre busca melhorias para as ruas dessa localidade, destacando os trabalhos que estão sendo feitos por lá. Fala de Posto de Saúde que recebeu benfeitorias, bem como de manutenção de iluminação pública. Outra vila que cita é a Bom Jesus, onde, no final da Rua Professor João Santana, local que necessita urgentemente de manutenção das pontes, lajotamento e outros. Agradece o comandante da GM, sobre pedido de policiamento no Bairro do Pacova. Fala sobre a Jundiá, acerca do realinhamento das linhas de ônibus para o Morada do Bosques. Destaca que Bairro dos Macucos, Avencal e São Dimas pediram campo de futebol e estradas. Cita a questão da falta de iluminação do trevo da FAIT. Fala sobre sala de aula com 37 alunos maternal e uma única professora. Diz que visitará as escolas após o carnaval.

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Com a palavra, Alexsander Franson: Fala de sua viagem a São Paulo, na qual, em contanto com o Secretário de Meio Ambiente, foi solicitado uma retroescavadeira para o Município, cujo trâmite foi agilizado pelo próprio Secretário. Afirma que é importante apontar os problemas e também ajudar buscar soluções. Destaca que no passado já conseguiu outras duas máquinas para Itapeva. Comenta de sua emenda para aquisição de ambulância para o Distrito da Areia Branca, que a população precisa urgentemente. Explica que os Bairros Saltinho e Invernada ainda não possuem iluminação pública. Enfatiza suas cobranças e as alternativas que ele apontou com solução. Comenta sobre o transporte escolar, diz que o decreto do Executivo modificou o teor da lei que previa gratuidade total. Diz que fiscalizará pessoalmente as linhas de ônibus que estão com reclamação, atentando aos preceitos da lei. Diz que não é expert em Educação, mas acredita na capacidade do Secretário da Pasta e do Prefeito, em função das mudanças que foram implantadas. Explana que é um defensor da escola pública.

SEBASTIAO JOSE DE SOUZA (TIÃO DO TÁXI)

Com a palavra, Tião do Táxi: comenta sobre os desafios do Prefeito para pagar as emedas parlamentares em função do baixo orçamento municipal. Diz entender que as emendas devem ser pagas a partir do segundo semestre. Fala sobre a saúde, os profissionais médicos da rede municipal, explanando que conhece o trabalho desses profissionais, que não os defende, mas entende que seria muito pior para a população se não houvesse o serviço da forma como está. Fala a respeito do transporte de alunos, que devem buscar entendimento com a população, os usuários, o Executivo. Diz que uma semana é muito pouco para avaliar e acertar a situação. Aparte Ver. Alexsander Franson – fala que entende a posição do vereador, mas que o Prefeito foi eleito para atender a população, alegando que há orçamento disponível para pagar as emendas. Fala ainda, sobre os médicos, que são concursados com horário determinado de jornada de trabalho. Continua ver. Tião – fala que a solução é que haja entendimento de todas as partes em benefício da população.

Ordem do Dia

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 13/2018 - Requer à EBCT - Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Itapeva informações sobre a possibilidade de implantar uma caixa de correio para os moradores do Bairro Mato Dentro de Cima. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 18/2018 - Requer que seja inserido em Ata Voto de Congratulações em nome do Pastor Thiago de Oliveira Silva que Coordenou toda equipe de Jovens Adventistas da Igreja do Parque Cimentolândia de Itapeva a Missão Calebe ocorrido entre os dias 05 a 28 de Janeiro de 2018. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 19/2018 - Requer ao Deputado Federal Guilherme Mussi, que possa intervir junto ao Governo do Estado de São Paulo através da Secretaria do Meio Ambiente pelo programa “FECOP” para a liberação de uma retroescavadeira para ser utilizada pelo município de Itapeva no distrito Areia Branca. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
LAERCIO LOPES SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
WILIANA SOUZA SIM
TONI DO COFESA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
VANESSA GUARI SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM

Explicação Pessoal

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Com a palavra, Alexsander Franson: comenta a respeito da reforma da Previdência, que o Presidente Temer pretende que seja votada em breve. Discorre seu entendimento acerca do tema, explanando que é favorável em alguns pontos e discorda em outros. Diz que deve ser igualitário o sistema previdenciário para o setor público e privado, que os agentes políticos, judiciário e outros se aposentam com salários altíssimos enquanto a grande maioria da população consegue apenas salário mínimo. Comenta sobre o ‘DRU’ (desvinculação da receita da união), que é um mecanismo que permite que usem o dinheiro da previdência para pagar juros da dívida externa. Diz que a população não aguenta mais essa situação. Sobre a dívida, diz que o governo anterior quebrou o Brasil, em função de alguns benefícios sociais que concedeu. Diz que o Brasil precisa de um Presidente forte, que possa renegociar os juros da dívida.

Realizar o download do arquivo da Ata

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos