Vereador Jé propõe inserção de assistentes sociais e psicólogos nas escolas do município

Por Assessoria gabinete do vereador Jeferson Modesto Silva

Publicado em 12/05/2017 17:50
O vereador Jé apresentou projeto de lei 49/2017 na Câmara Municipal onde prevê a introdução de Assistentes Sociais e Psicólogos no quadro de profissionais das Escolas Públicas Municipais, para ajudar os alunos, familiares, professores e direção escolar em suas diversas relações.
Preocupado em identificar, prevenir e, sobretudo, dar assistência ao estudante da rede municipal de ensino, o vereador Jé (PMDB) quer que as escolas passem a ter um psicólogo e assistente social à disposição dos alunos e da família, a fim de oferecer suporte aos estudantes. “Creio que a presença de destes profissionais poderá ajudar na percepção de muitos conflitos, originários tanto em casa quanto na escola, capazes de afetar o rendimento de nossos estudantes”, afirma Jé.
Problemas no aprendizado como déficit de atenção, bullying e até mesmo violência praticada dentro de casa, infelizmente passaram a se tornar temas corriqueiros do cotidiano de inúmeras famílias.
O vereador propõe ainda que caso pais ou responsáveis se recusem em colaborar, a escola ficará incumbida de comunicar o Conselho Tutelar para que sejam tomadas providências cabíveis de acordo com o caso.
“Com este projeto, penso em resguardar não apenas nossas crianças, mas a família”, explica o parlamentar, que toma por base inúmeras histórias de abandono escolar, baixo rendimento no aprendizado e repetência que poderiam ter sido evitados por meio da intervenção de um psicólogo ou assistente social dentro da escola, considerada, por muitos ainda, o segundo lar dos estudantes.
De acordo com o vereador, os sistemas de ensino, em articulação com os sistemas públicos de saúde e assistência social, deverão prever a atuação de psicólogos e assistentes sociais a alunos das escolas públicas fixando, em qualquer caso, o número de vezes por semana e horários mínimos para esse atendimento. “Esta prática já existe em escolas privadas e públicas de outros Estados. O atendimento por profissionais especializados possibilita apoiar e orientar os alunos e suas famílias, em busca de melhores alternativas para o sucesso no processo de aprendizagem e de integração escolar e social”, disse Jé.
No projeto o vereador sugere que as equipes multiprofissionais deverão desenvolver ações voltadas para a melhoria da qualidade do processo de ensino aprendizagem, com a participação da comunidade escolar, atuando na mediação das relações sociais e institucionais.
O Projeto está tramitando e encontra=se na Comissão de Legislação, Justiça, Redação e Legislação Participativa para apreciação.