Comissão da Saúde se reúne com a secretária Maria Eliza Ferrarezi

Por Assessoria da Câmara

Atualizado em 06/07/2017 11:23
Na manhã desta quarta-feira 05, sob a presidência da vereadora Vanessa Guari (PMDB), a Comissão de Saúde da Câmara debateu juntamente com a secretária de Saúde, Maria Eliza Ferrarezi e os colaboradores da pasta, Lair Bianchi e Nilberto José Filho, temas como a falta de medicamentos, cumprimento da carga horária dos médicos e cirurgias eletivas.
A secretária iniciou o encontro, dando um panorama da situação atual de sua pasta.

Eu peguei uma pasta com muito déficit na questão da gestão, muita judicialização e é esse o grande problema. Eu recebo uma média de 3 a 5 por dia de ações judiciais, que vão de R$ 200,00 a R$ 17 mil. Questões como nutrição enteral, home care e a urgência e emergência, que não foram programadas no ano passado para esse ano estão sendo onerosas. Complementando a situação da saúde, no mês passado recebemos uma correspondência do Ministério da Saúde notificando o Executivo para que seja devolvido recurso financeiro da gestão 2004/2005 que na época era R$ 260 mil, com as correções de 2017, dá cerca de R$ 900 mil com prazo de 15 dias para a devolução”, explanou Ferrarezi. O jurídico da Prefeitura entrou em contato com o Ministério e fez o despacho para que se consiga um parcelamento desse valor.

Por mais que tenhamos um plano, um norte a ser seguido na gestão, esse tipo de situação surpresa derruba a gente. Mais ou menos, só em nutrição enteral são gastos R$ 200 mil em 6 meses, média de R$ 20 mil por mês que tivemos que programar. A judicialização envolve recursos que não temos, mas que temos de pagar para enfrentar a ação, ou há o mandado de prisão, completou a secretária.
“É o que os senhores sempre escutam: fui a farmácia e não tem o remédio", no entanto segundo Ferrarezi, é o Governo do Estado que não tem encaminhado a medicação que já tem um fluxo e não está vindo. Então, para não desamparar esse paciente, o município arca com a medicação faltante.A gente está tentando reverter a maioria das aquisições por meio de licitação, uma vez que compramos mais e diminuiu o custo, mas para a gente fazer a licitação temos que ter a reserva no financeiro, nós não temos no momento. Infelizmente,  a licitação é morosa também", explicou.

Aquisição do relógio de ponto
Os pregões estão sendo lançados, mas a todo momento há uma impugnação pelas empresas. Cada vez que isso acontece, o processo é feito de novo. “ Eu estou com licitação de medicamentos, insumos, nutrição enteral, transporte intermunicipal, residências terapêuticas”, dentre outras citou Maria Eliza.

Coerência nos atendimentos médicos
O vereador Alexsander Franson (PMDB) sugeriu revogar a Lei Municipal que estipula apenas 20 horas por semana aos médicos, cerca de no mínimo 16 pacientes por dia, um atendimento a cada 15 minutos. “Na verdade, o que a gente precisa reativar, trabalhar com uma agenda programada, 16 agendados e 4 por exemplo de última hora”, afirma Ferrarezi.

Santa Casa
O prefeito Luiz Cavani e o presidente da Câmara, Oziel Pires (PTB) se reuniram na sexta-feira 30 com a diretoria da Santa Casa, “ o que foi me passado um valor de R$ 220 mil de acréscimo, aonde R$ 200 mil é para urgência e emergência e R$ 20 mil para cirurgias eletivas”, reforçou a secretária e completou “ lembrando que estamos no processo de mutirão por meio do Ministério da Saúde, aonde foi destinado pelo Governo Federal um valor de mais de R$ 300 mil para a região de Itapeva, porém ficou a critério dos gestores municipais a questão dos seus recursos financeiros, que vieram per capita. Para Itapeva veio R$ 112 mil só para as eletivas e munícipes da cidade. Esse valor deverá ser gasto de junho a dezembro desse ano, dando um média de R$ 37 mil/ mês”, concluiu a secretária.