A Câmara Municipal sedia lançamento da criação do Observatório Social de Itapeva

Por Assessoria da Câmara

Publicado em 22/07/2017 11:44
Na noite dessa sexta (21), a ONG Juntos por Itapeva, realizou evento de lançamento de criação do Observatório Social de Itapeva.
Observatório Social é um espaço para o exercício da cidadania, espaço democrático e apartidário, que tem a finalidade de reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública.

Cada Observatório Social é integrado por empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e por cidadãos voluntários que se entregam à causa da justiça social, que transformaram o seu direito de indignar-se em atitude, em favor da transparência e da qualidade na aplicação dos recursos públicos.

Estavam presentes, o Presidente da Câmara, vereador Oziel Pires de Moraes, o Deputado Estadual Dr. Ulysses Mário Tassinari, o Presidente da ONG Juntos por Itapeva, o Sr. Pedro Curt Kaesemodel, o Presidente do Observatório Social do Brasil, o Sr. Ney da Nóbrega Ribas e os vereadores Alexsander Franson, Márcio Supervisor, Rodrigo Tassinari e vários representantes da sociedade civil.

O presidente Oziel Pires saudou a todos dizendo da satisfação que para o lançamento do Observatório Social, tenha sido escolhido o Plenário da Casa de Leis, local que simboliza a democracia, o debate e a participação do povo e de seus representantes na luta pela melhoria da qualidade de vida da população.

“O cidadão está buscando cada vez mais participar, sugerindo, acompanhando e fiscalizando a administração de nossa cidade, tanto no Legislativo como no Executivo. É importante a participação da população, com voz ativa e que acompanhe de perto as políticas do município”, disse o presidente Oziel.

Destacou ainda sobre a importância do projeto “Observatório Social de Itapeva”, pois vai permitir a participação cada vez maior e mais ativa da população, na transparência e na qualidade nas aplicações dos recursos públicos.

“A Câmara sempre estará de portas abertas para colaborar com o projeto, desejo sucesso a todos e esperamos também que o projeto contribua para a melhoria das ações públicas de nossa cidade”, finalizou Oziel Pires.

O Presidente do Observatório Social do Brasil, o Sr. Nei da Nóbrega Ribas, fez uma explicação sobre o que é, de como funciona e qual a atuação do Observatório Social do Brasil pela transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos.
Em forma de Associação, o Observatório Social prima pelo trabalho técnico, fazendo uso de metodologia de monitoramento das compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.

Além disso, o Observatório Social atua também na educação fiscal, na inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios e na construção de indicadores da Gestão Pública com base na execução orçamentária e nos indicadores sociais do município e a cada 4 meses realiza prestação de contas do seu trabalho à sociedade.