Plano Diretor de Turismo de Itapeva será entregue para pleito na Assembleia Legislativa na próxima semana

Por Assessoria da Câmara- Deborah Ramos

Atualizado em 06/02/2019 14:00
Na manhã desta quarta-feira 23, a secretária de Turismo, Marimar Guidorzi de Paula esteve na Câmara, com os membros das Comissões de Legislação e Educação, para dar um panorama geral de como foi a elaboração do Plano Diretor Municipal de Turismo.
Trata-se de um documento regido por lei, construído por meio da participação ativa da população, com reuniões temáticas que apresentarão o caminho a ser seguido para se alcançar o desenvolvimento turístico desejado pela Cidade.
Segundo Guidorzi, na próxima semana, após a aprovação pela Câmara, o documento será entregue ao deputado Estadual, Dr. Ulysses Mário Tassinari para que entre no pleito como Município de Interesse Turístico e consiga uma possível aprovação pela Assembleia Legislativa.
Cabe lembrar que o Estado conta hoje com 70 Estâncias Turísticas, e a Lei beneficiará mais 140 municípios do estado, que receberão aproximadamente R$500 mil reais por ano do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). Além disso, com o modelo de classificação de Estâncias e Municípios de Interesse Turístico, as cidades mais bem preparadas poderão mudar de classificação e aumentar o valor recebido pelo Estado.
O projeto foi aprovado nesta quinta-feira 24, por unanimidade. Após a sessão ordinária realizou-se sessão extraordinária, a fim de que a propositura siga para ser apresentada na Assembleia.
Desdobramentos
Na noite desta terça-feira 05, a Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) aprovou por unanimidade o projeto de lei (PL) nº 635/2018 que cria classifica 43 novos municípios do Estado de São Paulo  como Município de Interesse Turístico (MIT), entre eles Itapeva.
Com essa nova classificação, a Cidade receberá tratamento diferenciado do Governo Estadual, com direito a mais verbas para investimentos em obras e programas.Atualmente, o Estado tem 97 MITs. Cada um deles recebe cerca de R$ 600 mil por ano para ações de estímulo ao turismo, como obras de pavimentação e revitalização de áreas com grande fluxo de visitantes.
Dr. Ulysses comemorou muito essa conquista e reforçou que a aprovação desse projeto foi uma luta em conjunto; agradeceu ao apoio da Câmara Municipal de Itapeva, da administração do prefeito Luiz Cavani e enfatizou o trabalho realizado pela secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento Marimar Guidorzi de Paula.