Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Câmara realiza solenidade em comemoração ao aniversário de Itapeva

Por Assessoria da Câmara

Atualizado em 21/09/2017 14:20
Na quarta-feira 20, a Câmara Municipal de Itapeva realizou solenidade em comemoração aos 248 anos da Cidade. A cerimônia teve início às 18h40 e foi realizada no Plenário da Câmara.
História
O nome da cidade vem do tupi guarani e quer dizer pedra chata, por causa do relevo da cidade. O município era ponto de comércio de animais de grande porte. Eles hibernavam. Itapeva era o local de descanso e engorda desses animais.
Um dos mais locais mais históricos do município é a Avenida Acácio Piedade, que foi bastante usada como caminho dos tropeiros. Apesar de estar situada no Estado de São Paulo, Itapeva tem grande ligação com o Paraná por causa da proximidade.
Outro ponto histórico é a catedral de Sant’Ana. Construída em 1785, somente 16 anos depois da fundação do município. O prédio está no Centro e é considerado o monumento mais antigo da cidade. Ele foi construído inteiramente em taipa de pilão.
Lenda da serpente
A origem da lenda teria sido baseada em uma versão indígena que explicava o inexplicável, por meio de símbolos e fantasias.
Segundo a versão indígena, existiria uma grande serpente no subsolo de sua aldeia (local da cidade de Itapeva) que se moveria de tempos em tempos ou a cada transgressão de algum elemento da tribo.
Outra hipótese é que a lenda nasceu de um romance proibido entre um padre (vigário) e a filha do coronel. De acordo com a lenda no subsolo da cidade vive uma serpente que já andou assombrando muitas gerações. O rabo do gigantesco animal estaria em um ponto da cidade, passando pela Prefeitura e indo até a Catedral de Sant’Ana.
Honrarias
Durante a sessão foram entregues honrarias à Lira Itapevense pelos 55 anos de existência e trabalhos sociais com os jovens por meio da arte. A Lira foi fundada em 20 de setembro de 1962 e se tornou referência musical não só em Itapeva como em outras localidades.
O outro homenageado da noite foi Luiz Carlos Motta, presidente da Federação dos Comerciários de São Paulo (FECOMERCIÁRIOS). Motta criou-se em Tupã, cidade onde estudou, constituiu família e iniciou sua trajetória ao se filiar no Sindicato dos Empregados no Comércio, no qual desempenhou várias funções. Hoje, ocupa o cargo de tesoureiro e de delegado federativo.
Em 2012, representou os trabalhadores brasileiros como delegado titular da 101ª Conferência da Organização Internacional do Trabalho (OIT), organismo da ONU, com um discurso baseado no Trabalho Decente e na Justiça Social. 

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos