Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Prefeitura realiza apreensão de animais soltos em vias públicas

Por gabinete de Jeferson Modesto

Atualizado em 14/09/2017 14:17

A Prefeitura de Itapeva, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, presta o serviço de apreensão de animais soltos na rua. Todos podem fazer a denúncia por meio dos telefones 153 e 199 da Guarda Municipal de Itapeva, 24 horas/dia, sete dias por semana. A empresa responsável pela apreensão tem até duas horas, após acionamento pela Guarda Municipal para atender o chamado, caso necessite, o animal receberá os primeiros atendimentos pelo veterinário da empresa responsável pelo recolhimento. O animal ficará sob a guarda da empresa durante 15 dias corridos, e será encaminhado a Administração Pública para posterior adoção em feiras.
Não são atendidos animais que estejam em domicílios particulares ou que possuam proprietários, apenas em casos de maus tratos confirmados e processos judiciais devidamente instaurados. Também não são recolhidos animais soltos em vias públicas que não representem risco a população.
Conforme informações da secretaria, o cidadão que realizar a denuncia deve permanecer no local até a chegada do socorro. Em se tratando de animais de grande e médio porte serão recolhidos equinos, bovinos, ovinos e animais de produção que permaneçam em ruas e calçadas, amarrados dentro do perímetro urbano, causando incomodo ou risco a população e animais que visivelmente sejam vitimas de maus tratos.
No caso de pequenos animais, o simples fato de o animal estar na rua não é critério para que seja recolhido, visto que possuímos uma população canina errante em nossa cidade, fato esse que deve ser controlado através de ações voltadas a controle populacional. Alguns bairros possuem acúmulo de animais nas ruas devido ao período de reprodução, nestes casos, são recolhidas as fêmeas no cio para posterior castração e doação.
Confira abaixo os critérios para recolha de animais de pequeno porte:
*Animais comprovadamente atropelados, em estado de desnutrição evidente, que estejam doentes e que sofrem abusos e maus tratos;
*Cadelas de rua prenhes prestes a parir;
* Cães e gatos que estejam oferecendo risco à população, como animais agressivos e casos de mordeduras comprovadas.
A apreensão tem como principal objetivo evitar acidentes; colisões com cavalo e gado podem provocar acidentes graves nas ruas e estradas, muitas vezes levando condutor e animais a óbito. Por isso faço um apelo para que os responsáveis pelos animais tenham consciência de que é preciso mantê-los em segurança e bem cuidados”, disse Jé. 
Para prevenir acidentes, a Prefeitura realiza diariamente o trabalho de apreensão de animais de grande porte soltos nas vias da cidade. A população pode contribuir com a ação, ligando gratuitamente para os telefones 153 ou 199, que funcionam 24 horas. 

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos