Prefeitura realiza apreensão de animais soltos em vias públicas

Por gabinete de Jeferson Modesto

Atualizado em 14/09/2017 14:17

A Prefeitura de Itapeva, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Agricultura e Abastecimento, presta o serviço de apreensão de animais soltos na rua. Todos podem fazer a denúncia por meio dos telefones 153 e 199 da Guarda Municipal de Itapeva, 24 horas/dia, sete dias por semana. A empresa responsável pela apreensão tem até duas horas, após acionamento pela Guarda Municipal para atender o chamado, caso necessite, o animal receberá os primeiros atendimentos pelo veterinário da empresa responsável pelo recolhimento. O animal ficará sob a guarda da empresa durante 15 dias corridos, e será encaminhado a Administração Pública para posterior adoção em feiras.
Não são atendidos animais que estejam em domicílios particulares ou que possuam proprietários, apenas em casos de maus tratos confirmados e processos judiciais devidamente instaurados. Também não são recolhidos animais soltos em vias públicas que não representem risco a população.
Conforme informações da secretaria, o cidadão que realizar a denuncia deve permanecer no local até a chegada do socorro. Em se tratando de animais de grande e médio porte serão recolhidos equinos, bovinos, ovinos e animais de produção que permaneçam em ruas e calçadas, amarrados dentro do perímetro urbano, causando incomodo ou risco a população e animais que visivelmente sejam vitimas de maus tratos.
No caso de pequenos animais, o simples fato de o animal estar na rua não é critério para que seja recolhido, visto que possuímos uma população canina errante em nossa cidade, fato esse que deve ser controlado através de ações voltadas a controle populacional. Alguns bairros possuem acúmulo de animais nas ruas devido ao período de reprodução, nestes casos, são recolhidas as fêmeas no cio para posterior castração e doação.
Confira abaixo os critérios para recolha de animais de pequeno porte:
*Animais comprovadamente atropelados, em estado de desnutrição evidente, que estejam doentes e que sofrem abusos e maus tratos;
*Cadelas de rua prenhes prestes a parir;
* Cães e gatos que estejam oferecendo risco à população, como animais agressivos e casos de mordeduras comprovadas.
A apreensão tem como principal objetivo evitar acidentes; colisões com cavalo e gado podem provocar acidentes graves nas ruas e estradas, muitas vezes levando condutor e animais a óbito. Por isso faço um apelo para que os responsáveis pelos animais tenham consciência de que é preciso mantê-los em segurança e bem cuidados”, disse Jé.
Para prevenir acidentes, a Prefeitura realiza diariamente o trabalho de apreensão de animais de grande porte soltos nas vias da cidade. A população pode contribuir com a ação, ligando gratuitamente para os telefones 153 ou 199, que funcionam 24 horas.