Itapeva fecha terceiro bloco de Audiências Públicas do Governo do Estado

Por Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo

Atualizado em 16/08/2018 13:13
A terceira semana de reuniões das Audiências Públicas - LOA 2019 terminou nesta quinta, 16, em Itapeva. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e contou com a presença de munícipes, autoridades e representantes de entidades regionais e coletivos. O diretor do Escritório Regional da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado, Luciano Peres, também prestigiou o encontro.
Com base nas leis de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes e Bases Orçamentárias, a iniciativa visa apresentar à população o processo de planejamento do Estado, suas receitas e despesas e identificar as demandas prioritárias de cada região, com o intuito de fomentar o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida dos paulistas.
Na oportunidade, o coordenador das audiências, Maurício Hoffmann, falou sobre arrecadação e gastos do governo e também de como funciona as audiências públicas. “Pertencemos ao mesmo estado, mas temos vida cultural e vida econômica totalmente diferente de uma cidade para a outra. Há regiões de São Paulo que prevalece o agronegócio, outras o pré-sal, e etc. Por isso a importância da regionalização dessas audiências, para falarmos dentro do contexto local”, explicou.
Hoffmann falou ainda sobre os impactos que a economia sofreu recentemente. “Para entendermos bem o processo de planejamento do Estado é importante termos noção do contexto nacional e internacional. Passamos por graves crises econômicas e algumas tempestades isoladas, como a greve dos caminhoneiros em maio. Com tudo isso, tivemos quedas significativas no orçamento, porém, São Paulo sempre cumpriu rigorosamente seus pagamentos, e assim deve continuar”, explicou.
O coordenador também fez um recorte sobre o cenário econômico da região de Itapeva. A região representa 0,60% do PIB paulista e sua economia está dividida entre: 24,1% para agropecuária, 14% para a indústria e 61,9% para o setor de serviços. Itapeva também apresenta índice superior ao Estado em escolaridade, segundo o IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social).
Após a apresentação, participantes puderam expor suas demandas. Alguns assuntos abordados pelos presentes: geração de emprego e criação de indústria de minério, ampliação das estradas vicinais e pavimentação asfáltica para escoar a produção e alavancar o turismo, investimentos na saúde, contrapartida de 2% do Governo para o IAMSPE, fortalecimento da agricultura na região, incentivo ao esporte, melhora no saneamento básico e fomento e incentivo à Cultura.
As Audiências Públicas acontecem por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SPG), e serão realizadas em 18 cidades estratégicas de São Paulo, denominadas Regiões Administrativas (RA), Aglomerados Urbanos (AU) e Regiões Metropolitanas (RM). O calendário segue até 31 de agosto.
Internet – Além das edições presenciais, a SPG também disponibiliza a participação popular on-line. De 31 de julho a 31 de agosto, a população terá disponível a “Audiência Pública Eletrônica” nos endereços www.saopaulo.sp.gov.br e www.planejamento.sp.gov.br