Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0374/2021

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, que seja oficiado ao Senhor Prefeito, nos termos regimentais, que junto ao setor competente, implante um Programa ou Projeto para Atendimento de Reabilitação dos pacientes que foram internados com COVID-19 (tratamento pós COVID) e receberam alta, através de uma assistência humanizada multidisciplinar, com psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

JUSTIFICATIVA

Esta parlamentar vem através deste requerimento, pedir a Vossa Senhoria, que além de gestor do Município é também médico, a possibilidade de se implantar um Programa ou Projeto para Atendimento de Reabilitação dos pacientes que foram internados com COVID-19 (tratamento pós COVID) e receberam alta, através de uma assistência humanizada multidisciplinar, com psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Sabe-se que os pacientes recuperados da Covid-19, muitas vezes, não retornam à vida normal após a alta hospitalar ou após vencerem a fase aguda da doença. Surgem as chamadas sequelas da Covid-19, que já estão sendo pesquisadas por diferentes profissionais em todo o mundo. Uma pesquisa publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA) mostrou que, mesmo meses após estarem curados da Covid-19, 87% disseram ter um ou mais sintomas da doença, como cansaço e problemas respiratórios. Entre as 143 pessoas que participaram do estudo, apenas 12,6% haviam sido internadas em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Além de atingir o pulmão, considerado "marco zero" para o vírus, outros órgãos também podem ser afetados, como coração, rins, intestino, sistema vascular e até mesmo o cérebro. É necessário também atuar no dia a dia com os recuperados, que precisam lidar com as sequelas da Covid-19. Vários estabelecimentos de saúde no país têm atuado para dar essa assistência no pós-alta, ofertando serviços específicos para este público. Temos também alguns municípios do Estado de SP que já implantou esse atendimento de reabilitação como exemplo Cruzeiro. Pede-se parecer sobre esse assunto no prazo regimental de 15 dias, aproveita o ensejo para reiterar protestos da mais elevada estima e consideração.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 23 de abril de 2021.

DÉBORA MARCONDES

VEREADORA - PSDB