Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0248/2022

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, que seja oficiado ao Sr. Prefeito Municipal, junto à Secretaria da Saúde, informações sobre a possibilidade de se criar uma “UBS Itinerante”, visando-se assegurar atendimento médico aos moradores de bairros que não estão aptos a serem contemplados com uma UBS ou PSF permanente, principalmente os da zona rural de Itapeva.

JUSTIFICATIVA

É de conhecimento público que bairros que não tenham um número mínimo de 3500 moradores não estão legalmente aptos, segundo o Ministério da Saúde, a receberem do poder público um Posto de Saúde permanente. Também é sabido que existem muitos bairros em Itapeva, principalmente na zona rural, que possuem um número de moradores inferior a esse mínimo e, por esse motivo, não possuem atendimento básico de saúde. Sendo Itapeva um município de grande extensão territorial, muitas famílias sofrem com a falta desse atendimento, justamente pela grande dificuldade de deslocamento até o posto mais próximo. Enfatizando-se que saúde deve ser a prioridade número 1 do Poder Público, nossa solicitação é para que estude a possibilidade e a viabilidade de se criar uma “UBS Itinerante”, que nada mais seria do que a aquisição de uma Van, minimamente equipada com uma aparelhagem que permita o atendimento básico de saúde e, obviamente, que sejam disponibilizados um médico e um profissional da enfermagem para tal atendimento, além do motorista dessa unidade móvel. Temos ciência de que uma “UBS Itinerante” talvez não seja suficiente para suprir todas as localidades que necessitam desse atendimento, até porque o número de bairros que não possuem a UBS permanente, é grande. Mas certamente já seria de imensa ajuda aos moradores desses bairros, inclusive no sentido de trazer um mínimo de tranqüilidade aos mesmos, por saberem que poderão contar com o atendimento médico em pré-determinados dias do mês. Temos a convicção de que, com um planejamento adequado de agenda, de forma que se possa atender 2 bairros por dia (um no período da manhã e outro no período da tarde), será perfeitamente possível cuidar da saúde de muitas pessoas, todos os meses. Os benefícios à população, com uma “UBS Itinerante” em pleno funcionamento serão, no mínimo, consideráveis. Pela ALTA RELEVÂNCIA do tema, na expectativa de poder dar uma pronta resposta à sociedade, e contando com a habitual competência e rapidez no atendimento prestado por Vossas Senhorias, subscrevo-me.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 6 de abril de 2022.

CHRISTIAN GALVÃO

VEREADOR - UNIÃO