Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0282/2022

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, que seja oficiado ao Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, para que junto ao setor competente informe sobre: a criação de um Centro de Referência da Mulher, a Casa de Apoio a Mulher Gestante e puerpera a Secretaria da Mulher.

JUSTIFICATIVA

A Casa de Apoio à Gestante é de extrema necessidade no município de Itapeva/SP. Visto que temos uma extensão territorial imensa e as gestantes tem dificuldades de se deslocar ao setor da saúde. Já recebi diversas reclamações de mães que necessitam amamentar recém nascidos internados e não tem como se descolar 2 vezes ao dia ao hospital pela distância e não ter aonde ficar e nem condução, além de diversos outros relatos. Sugere que além do acolhimento esta Casa preste serviço de orientação, acompanhamento e aconselhamento profissional a mulheres grávidas, sendo também um importante centro de convivência, onde as gestantes poderiam trocar experiências pessoais e estabelecerem um forte elo entre si e com as profissionais que lhes prestariam assistência. Além da assistência socioafetiva, a entidade poderia fornecer gratuitamente às grávidas de baixa renda um kit maternidade, composto por fraldas, roupinhas de bebê e manta. Além de oficinas, como exemplo: bordados e confecções de roupinhas para os bebês e um lanche "especial" supervisionado por nutricionista. O Centro é necessário, tendo em vista o grande número de mulheres vítimas de violência em nossa cidade e região, sendo que até o momento tais vítimas não vêm recebendo a atenção devida por parte das autoridades públicas. Essas mulheres mesmo após serem vítimas de violência ficam vulneráveis aos agressores, que não raras vezes as humilham e as submetem aos seus caprichos. Em muitos municípios, já estão funcionando centros nesses moldes, apresentando excelentes resultados. A Casa de Apoio à Gestante é de extrema necessidade no município de Itapeva/SP. Visto que temos uma extensão territorial imensa e as gestantes tem dificuldades de se deslocar ao setor da saúde. Já recebi diversas reclamações de mães que necessitam amamentar recém nascidos internados e não tem como se descolar 2 vezes ao dia ao hospital pela distância e não ter aonde ficar e nem condução, além de diversos outros relatos. Sugere que além do acolhimento esta Casa preste serviço de orientação, acompanhamento e aconselhamento profissional a mulheres grávidas, sendo também um importante centro de convivência, onde as gestantes poderiam trocar experiências pessoais e estabelecerem um forte elo entre si e com as profissionais que lhes prestariam assistência. Além da assistência socioafetiva, a entidade poderia fornecer gratuitamente às grávidas de baixa renda um kit maternidade, composto por fraldas, roupinhas de bebê e manta. Além de oficinas, como exemplo: bordados e confecções de roupinhas para os bebês e um lanche "especial" supervisionado por nutricionista. Aguarda parecer dentro do prazo regimental.

Aproveita o ensejo para reiterar protestos da mais elevada estima e consideração.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 19 de abril de 2022.

DÉBORA MARCONDES

VEREADORA - PSDB