Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

MENSAGEM

Excelentíssimos Senhores Presidentes das Comissões Permanentes,

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

Excelentíssimos Senhores Presidentes das Comissões Permanentes, Excelentíssimos Senhores Vereadores, Trata-se de uma justa homenagem as cidadãs e aos cidadãos que prestaram relevantes serviços à comunidade.

Em anexo as biografias.

Pelo exposto, peço o apoio dos nobres Vereadores dessa Egrégia Casa de Leis, para aprovação unânime deste projeto de lei.


PROJETO DE LEI 0227/2022

Autoria: Tarzan

Dispõem sobre denominação de vias públicas – Loteamento Residencial Ouroville Park.

A Câmara Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, APROVA o seguinte PROJETO DE LEI:

Art. 1º Ficam assim denominadas as vias públicas no Loteamento Residencial Ouroville Park.

Rua 1 - Prof. Pedro Carlos Quarentei;

Rua 2 - Waldomiro Oliveira Barbosa;

Rua 3 - Torquato Leandro Filho;

Rua 4 - Takeyuti Ykeuti;

Rua 5 - Milton de Moura Muzel;

Rua 6 - Vereadora Dolores Gonçalves Fernandes;

Rua 7 - José Sebastião dos Santos (Lampião);

Rua 8 - Antônio Alves de Oliveira (Marmo Servipex);

Rua 9 – Profª Maria Ottilia Abreu Cerdeira;

Rua 10 – Profª Marli Aparecida de Souza Verneque;

Rua 11 - Maria Benini Cardoso.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário, especialmente as Leis nº 3030/10 e 3388/12.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 9 de dezembro de 2022.

TARZAN

VEREADOR - UNIÃO BRASIL

Professor Pedro Carlos Quarentei, nasceu em Riversul no dia 12 de agosto de 1942. Muito cedo, aos nove anos de idade foi morar em Itaporanga para que pudesse dar continuidade aos estudos, já que em sua cidade natal a escola oferecia apenas o ciclo de alfabetização. Concluídos os anos básicos de estudo, Pedro Carlos mudou-se para Itapeva, onde cursou o científico e começou a desenhar sua história de vida pessoal e profissional na cidade. Casou-se com a Itapevense e professora de Geografia Maria José Vani Mariano Quarentei. Teve três filhos e fez tantos amigos na cidade, que era como se ali tivesse nascido e vivido desde sempre.

Foi uma pessoa dos estudos e apesar de ser um homem culto, nunca compactuou com a soberba, procurava conversas possíveis para ensinar e aprender coisas novas. Não estudava apenas a Matemática, mas se interessava por tudo e usou de todos os seus conhecimentos para encorajar as pessoas a estudar, a aprender coisas novas, seguir seus sonhos, tomar posicionamentos. Dedicou-se à filosofia, ética, astronomia, física e matemática até o fim da sua vida e gostava de estudar sozinho em casa na mesma intensidade que gostava de trocar dedos de prosa com todas as pessoas que cruzavam seu caminho. Seus círculos de amizade eram tão heterogêneos quanto os assuntos que trazia às rodas de conversa.

Era um homem sonhador, foi um professor rígido e rigoroso, o que não o impediu de iniciar amizade com muitos de seus alunos, o que levou por toda sua vida. Um cidadão da ética e da política. Embora não tenha optado por participar diretamente das atividades de governança do município, se dedicou a aconselhar seus conhecidos que eram ou queriam ocupar cargos eletivos. Buscava convergências e compatibilidades que permitissem alianças e projetos para o amadurecimento político e de gestão pública de Itapeva.

Amparado por sua bagagem de conhecimentos e pela confiança que tinha no Estado de Direito, se esforçou incansavelmente em defender o papel das pessoas na mediação entre o poder público e a sociedade. Por isto seu esforço, ao longo de toda sua vida, em incentivar as pessoas a amadurecerem enquanto cidadãs e participarem, mesmo que fosse como espectadores críticos, da dinâmica político-institucional. Não à toa que muitos nomes da história política itapevense beberam de sua fonte, trocaram conhecimentos e expectativas com ele, ouviram seus conselhos, críticas e encorajamentos.

A vida de Pedro Carlos Quarentei foi construída na base de estudo, dos sonhos e do amor universal. Quem teve o privilégio do seu convívio nunca vai esquecer do quanto ele era interessante, inteligente, divertido e muito correto e justo. Um homem das pessoas, das trocas e aprendizados que, sem dúvida, deixou boa parte de seu conhecimento e de sua conduta em cada um que passou por sua vida. Faleceu em 18/03/2016, deixando saudades aos familiares e amigos.

José Sebastião dos Santos, conhecido como Lampião. Nascido em 21/01/1939 na cidade de Salto do Itararé/PR, filho de Antenor Bento dos Santos e Amantina Marques dos Santos. Casado com Mariza Camargo Costa Santos, natural de Cruz Alta - Rio Grande do Sul, tiveram 3 filhos, sendo eles: Marcelo da Costa Santos, Sandro da Costa Santos e Marcos da Costa Santos, e 7 netos. Veio residir em Itapeva em 1954. Serviu o Exército no ano de 1959 e 1960 na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Formado em Técnico em Contabilidade em 12 de dezembro de 1964, pelo Colégio Comercial de Itapeva\SP. Trabalhou na Empresa Companhia de Cimento Portland Maringá em 24 de maio de 1960, como Auxiliar de Almoxarifado.

Recebeu título de Cidadão Itapevense em 26 de outubro de 1974, por indicação do Vereador José Diniz Barbosa (Ziza).

Ingressou no Sindicato da Construção Civil e do Mobiliário na cidade de Itapeva onde por vários Anos foi diretor Presidente.

Praticamente durante toda sua vida profissional foi um Sindicalista de Extrema importância para a Classe da Construção Civil.

Ingressou na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de São Paulo em 1972. Exerceu o cargo de Presidente por 4 mandatos.

Entre os anos de 1984 a 1986, foi Presidente da Federação Latina Americana da Construção e da Madeira.

Ingressou na Confederação Nacional dos Trabalhadores CNTI, com sede na cidade de Brasília - DF entre os anos de 1996-2008, exercendo os cargos de Secretário Geral e tesoureiro, onde contribuiu com vários setores do município de Itapeva junto aos Órgãos Federais de nosso país.

Foi representante da entidade no Ministério do Meio Ambiente CONAMA - entre - 2004/2006.

Em Londres, representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias - CNTI - da qual foi um dos diretores, na Conferência Internacional da Saúde, promovida pelo H.S.C. (Health And Safety Comission), órgão do Ministério da Saúde da Inglaterra.

Foi Juiz Classista pelo Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região de São Paulo. Assumindo a função de Juiz Suplente no ano de 1984. Sendo nomeado Juiz Classista Titular em dezembro de 1993, exercendo esta função até a sua aposentadoria .

Em dezembro de 2010 foi ordenado Comendador da Cruz "Ordem do Mérito do Cívico e Cultural, pela Sociedade de Heráldica e Humanística, Ecológica, Medalhista, Cultural, Beneficente e Educacional de São Paulo.

Foi membro e presidente do Rotari Club de Itapeva e Membro do Lions Club de Itapeva.

Sempre contribuiu com associações como:

- Mãe da Vida

- Grupo Renais Crônicos

- Luz da Visão

- Lar do Amor

- Lar Vicentino de Itapeva

Como Católico sempre atuante, contribuiu de várias maneiras com a Diocese de Itapeva.

Sua Participação na comunidade Itapevense é de intensa atividade Social no ramo de entretenimento e filantropia.

Diretor da Associação Atlética Maringa de 1964 e 1969.

Diretor Presidente do Clube Operário de Itapeva

Diretor do Clube 13 de maio

Diretor do Clube de Campo de Itapeva Conselheiro do Itapeva Clube

Em sua trajetória sindical, participou de Seminários e Reuniões em 36 países, representando sua categoria.

Em vida, serviu a todos, foi um esposo, pai, avô e um amigo sempre presente. Amou e honrou sua família. Deixa como legado a todos que o conheceram e tiveram o privilégio de conviver com ele, sua marca de seriedade, trabalho, um homem de fé e respeito que fez dele um exemplo a ser seguido.

Maria Benini Cardoso, brasileira, costureira, nascida aos 03 de Maio de 1930 na cidade de Avaré- SP, filha de italianos Domênico Benini e Zelinda Cavini Benini, mas Itapevense de coração, chegando em Itapeva no ano de 1971, casada com o saudoso Angelino Vicente Cardoso, comerciante, nascido aos 02 de Junho de 1926, sendo seus filhos , Neusa Maria Vicente, Claúdio Vicente Cardoso, Reinaldo Luiz Cardoso(in memorian), Ademir Vicente Cardoso, Cacilda Benini dos Santos, Airton Norberto Cardoso, Sandra Suzeli Cardoso da Silva, Helenice Cristina Cardoso, Karen Benini Cardoso e Fábio Rozaldo Cardoso.

A Sra. Maria Benini Cardoso, mãe de 10 filhos, em tempos de grandes dificuldades chegando em Itapeva no referido ano, vindo da cidade de Taquarituba- SP, adquiriu uma antiga pensão na Rua Mario Prandini, atual Padaria Belpan, onde desenvolveu suas atividades, por muitos anos, contribuindo e prestando amparo para pessoas necessitadas, ao passar dos anos, meados do ano de 1978, abriu seu comércio de vestuários e ateliê de costura no Bairro Vila Nova, com toda a sua dedicação e carinho sempre fez questão de participar como voluntária voltada aos trabalhos sociais de nossa cidade e ajudar o próximo.

Desenvolveu diversos trabalhos realizados por ela com o propósito de amparar os mais carentes desta comunidade, com doações de vestuários e calçados para aqueles que ali passavam necessitando de ajuda.

Foi membro ativa de trabalhos prestados na Paróquia Nossa Senhora da Piedade, situada á Vila Nova.

Maria Benini Cardoso, um ser humano grandioso, rica em potencialidade e cheio de amor aos filhos, netos e ao próximo onde sempre plantou em seu coração a semente da caridade, da humildade e justiça.

Uma pessoa que jamais será esquecida por suas características marcantes onde sempre foi admirada pela sua força, integridade, luta e superação diante de dificuldades.

Maria Benini Cardoso foi sepultada no dia 15 de janeiro de 1.997, no Cemitério Ecumênico de Itapeva, deixando eternas saudades.

A Sr. Maria Ottília Abreu Cerdeira, nasceu em Itapeva aos 23/11/1955, filha de Benedito Cerdeira e Alice de Abreu Cerdeira. Fez vários cursos com habilidade específica para o magistério de 1ª a 4ª série do antigo 1º grau. Foi professora em escolas rurais de Itapeva, professora (PEB II) nas disciplinas de Estudos Sociais, EMC, OSPB, História e Geografia. Foi a primeira professora de História no CEFAM. Foi professora também na extinta Escola Municipal Profª Maria Galvão em Itapeva. Professora na escola de 2º grau da Região dos Minérios de Itapeva. Professora no Centro Educacional do Sul Paulista, posteriormente Centro Educacional Metodista do Sul Paulista. Foi professora no Instituto Metodista de Ensino Superior, posteriormente Centro Wesleyano do Sul Paulista. Foi professora na FC e Letras do Sul Paulista, atual FFC e Letras Metodista de Itapeva. Foi vice-diretora na escola Cel. Acácio Piedade.

Dedicou sua vida às causas educacionais, desempenhando o cargo de Diretora de Escola, do Projeto Escola da Família de UE, com seriedade, responsabilidade, honestidade e muita ética profissional, até seus últimos dias, respeitando os educandos, professores, funcionários e vivendo para o seu trabalho e para sua querida escoa José Vasques Ferrari.

ANTONIO ALVES DE OLIVEIRA, nascido na cidade de Itapeva/SP em 30/05/1945, filho de Hortêncio de Oliveira Pio e Benedita Alves de Oliveira, mais conhecido como Marmo, apelido este que sua mãe colocou desde pequeno, e assim ficou sendo chamado carinhosamente, por familiares e amigos. Nasceu e cresceu em Itapeva SP, onde se estabilizou, sendo sócio, por anos, de seu irmão na loja de Peças que tinha, na Rua Dr. Pinheiro com o nome de “Servipex”. Também muito querido na área do esporte, era um corintiano que amava seu time e esteve envolvido em muitos campeonatos de futebol que aconteceram no Campo do Corintinha, onde por um período também foi Presidente; jogador de truco, contador de piadas, assim ficou conhecido. Casou-se com Rosa Maria da Silva Oliveira e teve com o fruto desta união três filhos, Elaine Cristina de Oliveira, Rafael de Oliveira e Luiz Henrique de Oliveira. Faleceu em 28/04/2008 aos 62 anos de idade, devido uma Insuficiência Cardíaca, problema que passou cerca de 12 anos. Infartou em sua residência, junto aos seus familiares.

Milton de Moura Muzel, nasceu em 16 de setembro de 1939 neste município.

Descendente de tradicionais famílias de procedências europeia Kirchner David Muzel, Momberg e também da grande família Antunes e Rolim de Moura.

Na trajetória de sua vida até o momento, (62) vem escrevendo uma bela e significativa história, aplaudida pelos itapevenses e por certo sempre lembrada com carinho pelos seus descendentes.

Primogênito (16/09/1939) do casal Ruy Antunes de Moura (Muzel) e Carolina Moura Muzel (Moraes – Momberg) desde cedo revelou-se um garoto inteligente; cursou com brilhantismo o curso primário anexo à Escola Normal de Itapeva (curso primário); cursou também com o mesmo brtilho e destaque o curso ginasial e colegial no tradicional Colégio Estadual Otávio Ferrari de Itapeva.

Logo a seguir transferiu sua residência para São Paulo a fim de frequentar o curso técnico de química industrial na tradicional Escola Técnica Osvaldo Cruz – Faculdade Osvaldo Cruz – São Paulo.

Não deixou de cumprir também seus compromissos militares, frequentando e concluindo com distinção o Tiro de Guerra Local.

De temperamento calado, observador por excelência, e muito reflexivo, não deixou, tanto nos tempos de estudante no Otávio Ferrari (presidente do Grêmio Estudantil Mestre Ribas) como no período que serviu no TG de ser um líder natural, dinamizando os grupos, e sendo o responsável por muitos projetos interessantes.

Ingressou na Cia de Mineração São Mateus no ano de 1961 como técnico de laboratório e devido a sua capacidade e competência logo galgou outros postos na empresa chegando à gerência da mesma no final da década de 60.

Foram trinta e quatro anos de total dedicação à AS Indústrias Votorantim, hoje Cida de Cimento Portland Itaú do mesmo Grupo Votorantim.

Nesse tempo, tendo o aeromodelismo como hobby, procurou habilitar-se tendo sido brevetado também com distinção em 1976.

Apoiou muitos empreendimentos tanto em Itapeva como na Região.

Como Gerente Geral da Ciam Votorantim hoje Cal Itaú não mediu esforços para que a Empresa desse o seu quinhão apoiando a reforma da Igreja Nossa Senhora da Piedade e a reforma geral da Cadeia Pública.

Durante a reforma de nossa Catedral de Santana, a empresa através do Sr. Milton deu uma substanciosa força financeira para que os trabalhos de restauração fossem concluídos.

De igual procedimento, levou a Cia a apoiar o término do altar da Igreja Presbiteriana Central de Itapeva, instalando ali um suntuoso e ao mesmo tempo despojado púlpito que merece ser conhecido.

Foi um dos batalhadores para a fundação tradicional Escola de Minas e Metalurgia.

Recebeu em 25/04/1991 da cidade de Itaberá a Comenda Pedra Brilhante, o que muito o honrou.

Por amor a Itapeva, aceitou o convite do então candidato a Prefeito Municipal eleito (1997) Sr. Wilmar Hailton de Mattos para ocupar o cargo de Secretário de Administração, Coordenação e Planejamento, ocupando hoje o cargo de Secretário de Coordenação e Planejamento.

Desde 1997 vem dando sua valiosa contribuição embasada nos seus dotes de inteligência tornando sua Secretaria presente e dinâmica.

Restabeleceu parceria da prefeitura com o Grupo Votorantim através da doação de toda a brita utilizada pelo município de Itapeva (desde 1997), somando alguns milhões de reais em economia aos cofres públicos.

Buscou junto à família Ermírio de Morais recursos para a Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.

Solicitou e intermediou o processo de doação, pelo grupo Votorantim, do terreno onde está sendo construída a lagoa de tratamento de esgoto.

Forneceu dados para a discussão, elaboração do projeto e acompanhamento da obra do Aeroporto Municipal Paulo Antunes Machado – Itapeva.

Negociou com um grupo junto ao governo estadual, a implantação do Campus da Unesp na área do DER – UBA.

Última missão que o Prefeito Wilmar lhe conferiu: recuperação do Recanto Bento Alves Natel (Pilão D’água) transformação em um Centro específico de estudos ambientais.

Devido a grande amizade com a família Moraes que mesmo depois de aposentado os uniu mais, conseguindo por intermédio de Dr. Ermírio Pereira de Morais muitos benefícios e auxílios à nossa querida Itapeva.

Seguindo os passos de seu pai deu continuidade ao hobby de seu pai, recebe o prefixo PY 2 BMD. Hoje Milton é PY 2 ASW.

Jovem ainda, Milton de Moura Muzel casou-se com a Prof.ª Elzita Moura, da família Soares Figueira Jorge. Dessa união nasceram: Milton Flávio Moura – Agrônomo pela Unesp de Botucatu e hoje diretor da Citrovia (Grupo Votorantim); casado com a Prof.ª Loide Eunice Leme Penteado de Moura. São netos de Milton, filhos de seu primogênito: Rebeca, Carolina e André. Prof.ª Déborah Moura Morales, casada com Prof. Dr. Omar Arturo Morales Rodrigues, sendo seus filhos: Ana Helena, Sarah Raquel e Marcos Felipe. Prof.ª Raquel de Moura Muzel Geraldini, tradutora, casada com o Tecnólogo João Antonio Geraldini Júnior. Polyana Moura – odontóloga cursando na USP Bauru pós em saúde pública.

Com sua bela família estruturada nos moldes do presbiterianismo, o Sr. Milton dedicava o seu tempo entre a família e os afazeres de sua posta junto à Prefeitura Municipal local.

Nas horas de folga brotava a herança deixada pelo seu bisavô João Antunes de Moura, ex-prefeito de Itapeva (1911 – 1913) o amor pela terra.

Na sua aprazível e bela Fazenda Campina dedicava com esmero à plantação de laranjas (excelente qualidade) para fins comerciais.

No crepúsculo da tarde, arranjava um tempinho para trabalhar seu torno confeccionando belíssima peças de madeira – uma tendência artística deixada pelo seu pai.

Não devemos esquecer que Milton Moura foi um dos articuladores da vinda da Faculdade de Garça – Implantação da FAIT e responsável pelas parcerias entre ADESAI e Prefeitura.

O Sr. Takeyuti Ykeuti nasceu em Kouchi, Japão em 26/12/1922. Veio para o Brasil

com 5 anos com os pais e dois irmãos (uma irmã) e se estabeleceram em São Miguel Arcanjo. Ali os irmãos se tornaram plantadores de batatas, e onde Takeyuti constituiu sua primeira família. Separou-se e conheceu a Sra Olivia que se tornou sua segunda esposa, companheira de todas as horas e juntos criaram uma nova família. Um dia após perder a plantação inteira devido a uma praga de gafanhotos, vendeu sua parte para seu irmão e mudou-se para Itapeva, onde trabalhou como encarregado da Votorantim em uma mina de quartzo no Bairro das Pedras. Isso nos meados dos anos 60, quando descobriu a primeira mina de filito. Após viagens para São Paulo levando o minério para testes na hoje inexistente Brilhoceramica, descobriu a primeira utilidade no minério para a indústria cerâmica de pisos e azulejos. Junto com a esposa Sra Olivia criaram então, a primeira empresa com o nome de Takeyuti Ykeuti, depois Itargila, Mineração Ykeuti é finalmente em 1975 Mineração Itapeva Ltda. Logo mudou-se com a família para Sorocaba, deixando como administrador seu enteado Sérgio, e de lá junto com a esposa tomava as decisões necessárias.

Na região de Sorocaba adquiriram mais duas áreas de mineração expandido os trabalhos da empresa.

Mas infelizmente em 1977 foi diagnosticado com leucemia, hepatite e diabetes, e após uma luta inglória contra as consequências da hepatite (cirrose hepática) veio a óbito em 12/10/1986, deixando muitas saudades a família e amigos.

O Sr. Torquato Leandro Filho, nasceu na cidade de Itapeva em 26 de abril de 1935, filho de Torquato Leandro Rodrigues e Dionósia Rezende, foi musicista cujo instrumento foi o violino, gostava de fotografia, artes e esportes, nadador exímio e lutador de Jiu Jitsu, seus batimentos cardíacos nunca passava de 60/min. Amigo pessoal de Juscelino Kubitscheck e Sr. Mindlin. Trabalhou na Metal Leve, voltou para Itapeva no início da Gestão do Sr. Dr. Jorge Assumpção Shimidt para assumir o Gabinete Oficial. Visionário fundador do Clube de Campo, Pilão D’Agua. Foi buscar uma iluminação Pública descente para a cidade, criador da Femai (Feira de Minérios, Agropecuária e Industria). Trouxe os Jogos Regionais para a cidade. Aposentou-se na segunda gestão do Sr. Antonio Guilherme Brugnaro e continuou dando consultoria de Administração Pública para prefeituras em toda a Região. Foi patriota, cidadão honrado, pai amoroso e marido fiel.

Dolores Gonçalves Fernandez nasceu em Itapeva no dia 29 de março de 1.929 sendo filha do Sr. José Lopez Fernandez e Sra Claudia Gonçalves Fernandez sendo seus irmãos: Manoel Gonçalves Fernandez chamado de Manolo, Fernando Gonçalves Fernandez chamado de Nando, Albino Gonçalves Fernandez chamado de Bino, Isabel Fernandez Lourenço chamada de Zabila, Tereza Fernandez Titarelli e Maria Aparecida Fernandez Mello.

De família tradicional, a Sra Dolores, onde o pai foi grande baluarte ao progresso de Itapeva, fazendeiro, pecuarista e agricultor e de labuta as causas do homem do campo. Foi um dos maiores criadores de sino da cidade de Itapeva, entre 1.960 a 1.970, e hoje o pai recebe merecidamente o nome da escola no Bairro da Vila Nova. E desta forma com a educação e aprendizado dos pais e irmãos, Dolores Gonçalves Fernandez se forma na mocidade professora e marcante vem a ser depois de anos lecionando e visto a seus dinamismo e capacidade e merecimento se torna delegada de ensino de Itapeva e região.

E no dia 15 de novembro de 1.968 a Sra Dolores é eleita vereadora e assumindo o cargo sendo escolhida pelos seus pares na Câmara Municipal a primeira mulher presidente da Câmara Municipal da cidade de Itapeva, é eleita pelo seu carisma e cordialidade.

A Vereadora e Professora, Sra Dolores Gonçalves Fernandez faleceu no dia 24 de janeiro de 2.013, deixando uma linda história de vida e amor a nossa querida cidade de Itapeva.

Waldomiro Oliveira Babosa

Senhor Waldomiro nasceu em 25 de julho de 2026, em Araçaíba, Município de Apiaí-SP. Foi casado por 33 anos com Zenaide Santos, com quem teve 7 filhos, todos criados à moda antiga, priorizando os estudos, porque ele sempre considerou que a melhor herança para os filhos, seria um diploma e uma boa educação.

Apesar de seus poucos estudos, foi um homem inteligente e com um grande tino comercial. Sabia o momento certo de investir e prosperou no ramo de bar e armazéns, tanto em Itapeva como em Apiaí e Araçaíba. Quando já era avô, continuou seus estudos, fazendo supletivo e se formou em Técnico em Contabilidade.

Gostava muito de política e se envolvia nas eleições de corpo e alma. Chegou a ser vereador e vice-prefeito de Apiaí, além de trabalhar para eleger vários deputados. Foi conhecido e respeitado em toda a região e a todos que encontrava, sempre nos apresentava assim: “Ele é meu amigo”, independentemente da classe social ou nível cultural.

Se envolveu em vários projetos sociais, como o SOS, no qual foi presidente por vários anos. Eram filas e mais filas de pessoas pedindo ajuda e perdemos a conta de quantos ele ajudou a aposentar. Depois, já bem idoso, foi um grande cooperador para a implantação da Clínica de Renais Crônicos, em Itapeva.

Nos últimos anos de sua vida morou com uma de suas filhas e seu genro que o assistiram até o fim. Ele tomou, com muita alegria a última Ceia do Senhor, ministrada pelo filho pastor, na quinta-feira e faleceu, em paz, no domingo, 15 de agosto de 2021.

Seu versículo preferido: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” Romanos 8:31