Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0107/2023

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, que seja inserido em ata, Votos de Congratulações a jornalista Gleyce Dornelas do Itapeva Alerta, pela cobertura das buscas da jovem Gleiciele Pereira da Costa, em local de mata fechada, após o seu desaparecimento por mais de 10 (dez) horas, tendo grande participação na localização da jovem.

JUSTIFICATIVA

'Dificuldades e alívio', relata jornalista que ajudou em buscas de jovem perdida em mata de Itapeva/SP.

Gleiciele Pereira da Costa havia sido vista pela última vez na tarde deste domingo (26), enquanto seguia uma pipa. Horas depois, durante madrugada de segunda-feira (27), a jovem foi encontrada após mobilização de moradores, parentes, a imprensa local e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar.

Uma jornalista da cidade, Gleyce Dornelas, conhecida como “A Repórter do Povo”, da empresa Itapeva Alerta acompanhou o momento em que a menina foi encontrada em um local de difícil acesso. Ela relata que um guarda civil chegou a se emocionar com a situação.

“Foi um momento emocionante. Um verdadeiro milagre! Quando a achamos, tentamos tranquilizar perguntando como ela havia entrado ali. A Gleiciele disse que estava com um amigo e que ele era uma luz. Ficamos até preocupados, mas ela explicou que ele estaria cuidando dela”, afirmou a jornalista.

Imediatamente, equipes policiais foram acionadas e os moradores auxiliaram nas buscas, a princípio pela vizinhança. No entanto, ao verificar a câmera de segurança de um bar, parentes constataram que a jovem havia caminhado para a mata.

“Soube que a Gleiciele poderia ter entrado na mata. Fui até o local com os meus equipamentos de filmagem e a mãe dela veio falar comigo, realizei uma reportagem ao vivo com a mãe da jovem, onde juntas choramos pedindo a toda população de Itapeva que nos ajudassem compartilhando a live para que pessoas voluntárias fossem até o local ajudar nas buscas e também procurassem por toda parte pois tudo poderia ter acontecido.

A câmera de uma igreja também poderia indicar se ela havia entrado ou não na mata, lembrou a jornalista.

Somente após a confirmação das imagens, as buscas começaram a ser realizadas na região de mata.

Apesar da persistência, Gleyce Dornelas revelou que a falta de equipamentos aéreos e lanternas tornou a missão mais difícil. Foi com a ajuda de um parceiro comercial, um cliente do Itapeva Alerta, Rodrigo que é conhecido como Neto, da loja Neto Acessórios que ela conseguiu emprestar um drone e um megafone e seu esposo Paulinho San foi até sua residência, pegou sua lanterna (a lanterna do casal foi a lanterna usada na busca e foi esta mesma lanterna que iluminou todo o trajeto até o ponto onde a jovem foi encontrada, ou seja nenhuma das corporações tinham equipamentos bons para a utilização nas buscas).

Os bombeiros, a maioria dos GCM’S e PM’s que estavam dentro da mata em busca, pausaram a missão de resgate por volta das 2:00 da madrugada, e sinalizaram aos familiares que retornariam quando amanhecesse o dia.

“O drone apontou os movimentos no meio da mata. Um deles, sem nenhum tipo de luz de lanterna ou celular. Gleyce, Paulinho, moradores e uma equipe da GCM decidiram então ir até a construção de uma escola que fica dentro do bairro Morada do Bosque, bem próximo a mata e procuraram a jovem com a lanterna e com o megafone, sem sucesso retornaram a mata, e foi neste exato momento em que receberam a ligação da irmã mais velha de Gleiciele que estava fora da mata, ao atender a ligação a irmã da jovem gritava e dizia implorando a repórter “PELO AMOR DE DEUS, VOLTEM POR FAVOR, ESTOU OUVINDO GRITOS DE SOCORRO”, e foi neste exato momento em que Gleyce Dornelas, seu esposo Paulinho, 2 PM, 2 GCM, 2 moradores e dois familiares decidiram entrar na mata. As buscas foram direcionadas, mas a bateria do drone acabou e fomos na fé, relata a repórter.

Gleyce Dornelas afima que logo quando entraram na mata ela disse a todos que estavam ao seu redor “ESSA SERÁ A EQUIPE QUE VAI RESGATAR ESSA JOVEM, VAMOS TIRAR ELA DAQUI EM NOSSOS BRAÇOS, DEUS PREPAROU E PERMITIU QUE FOSSEMOS NÓS, SE DEUS NOS ENVIOU VAMOS ENTRAR E ENCONTRAR ESSA MENINA”. A jornalista também relembra que além de muita procura, ela e a irmã de Gleiciele que é conhecida como “GRAÇA”, clamaram muito a Deus e fizeram muita oração por todo o trajeto pedindo direcionamento e sabedoria para encontrar a jovem.

Formaram uma equipe de busca e com muita garra só saíram do local com boas notícias e o ponto principal deste caso foi que a equipe de reportagem junto com familiares, moradores do bairro, policiais da GCM, Polícia Militar foram as 10 pessoas que não desistiram da busca pela jovem e na madrugada de segunda-feira encontraram Gleiciele com vida dentro da mata, com as pernas dentro d’água, descalça, com frio, fome, sede, ferida, assustada e correndo risco de perder sua vida, muita coisa poderia ter acontecido, como por exemplo ser atacada por algum animal peçonhento ou até mesmo sofrer uma queda e ter se machucado ao ponto de possivelmente ser encontrada sem vida, até porque no ponto em que a jovem foi encontrada além de ser mata fechada, no local existem diversos animais venenosos e perigosos, água e muitos buracos.

A repórter e um morador deram suas blusas para aquecer Gleiciele e um familiar deu seu sapato a jovem, pois estava descalça.

O desfecho desta história além de muito emocionante foi lindo e mágico, a jovem foi encontrada vestindo sua camiseta branca com a estampa da imagem de Jesus Cristo e ao ser encontrada as primeiras palavras de Gleiciele foram “EU ESTAVA O TEMPO TODO COM MEU AMIGO, A LUZ”.

Gleyce Dornelas, além de ajudar nas buscas, conseguiu, ao mesmo tempo filmar e reportar toda a situação através de seu veículo de comunicação, Itapeva Alerta, depois da live com a mãe da jovem, a Dona Ana, a repórter atualizou os seus seguidores instantes antes de entrar na mata e logo que saiu com a jovem já encontrada, por volta das 04:00 da manhã, entrou novamente ao vivo, momento em que mostrou com exclusividade a saída da jovem da mata, o resgate pela equipe médica, o reencontro com a família da jovem, mostrou a emoção dos policiais e também de uma forma muito dinâmica, a repórter ficou descalça ao lado da ambulância, tirou sua galocha e mostrou ao vivo a todos que acompanhavam as buscas, que ao entrar no local onde Gleiciele foi encontrava, caiu em um “buraco com água” e encheu sua bota de água, a repórter mostrou ao vivo que estava com os pés mergulhados em água e barro dentro de sua galocha, mas levou toda a situação de uma forma muito natural, mostrando que o que realmente importava naquele momento era a VIDA DE GLEICIELE.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 1 de março de 2023.

TARZAN

VEREADOR - UNIÃO BRASIL