Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

MOÇÃO 0015/2023

Apresentamos à Mesa, observadas as formalidades regimentais, ouvido o Plenário, Moção de Aplausos à Paróquia São Roque, do Jardim Maringá, pela celebração de seus 40 anos de fundação.

JUSTIFICATIVA

É com muita alegria, honra e Louvor a Deus, que esta Casa de Leis, em nome de toda a sociedade itapevense, apresenta essa moção de aplausos mais que merecida para a Paróquia São Roque, do Jd. Maringá que completa em 01 de maio próximo 40 anos de sua fundação. A igreja de São Roque completará neste ano de 2023 seus 40 anos como paróquia. Mas o seu início é mais antigo do que se imagina. Em junho de 1955 já existiam relatos sobre a construção e inauguração extraoficial da antiga capela no bairro do Jardim Maringá, ou como era conhecida antigamente no Bairro Mata Fome (nome antigo associado aos tropeiros que aqui faziam parada para suas refeições).

Nesse tempo a capela de São Roque pertencia à Paróquia de Sant'ana, ao qual na antiga capela se celebravam as Santas Missas apenas uma vez por mês, mas os terços ocorriam diariamente graças aos sacristãos. Depois, em 15 de setembro de 1972 é criada a Paróquia Nossa Senhora da Piedade nos altos da Vila Nova. Sendo nomeado em 26 de janeiro de 1975 seu primeiro pároco, o padre Urbano Leme de Oliveira. Passando assim a pequena capela de São Roque a ser subordinada à Paróquia da Piedade. Nessa época, o padre Urbano começou a iniciativa da organização da catequese, nomeação dos primeiros ministros da Eucaristia e da Palavra, as festas dirigidas pelas comunidades e Santas Missas semanais. Assim a pequena comunidade de São Roque foi crescendo. Com a saída do Pe. Urbano e assumindo a Paróquia da Piedade em 6 maio de 1978 o Padre Nazareno Benacchio que, com sua coragem, renova as forças dos fiéis que, em mutirões, constroem as salas de catequese e uma cozinha, anexas à Capela. Com essa estrutura material e humana, a Comunidade de São Roque estava quase pronta para ser elevada à Paróquia, o que não foi fácil, pois, embora Dom Fernando incentivasse, ao mesmo tempo tinha medo, pois as dificuldades eram muitas.

Em novembro de 1.982, veio para preparar a Paróquia, Padre Sigardo Martins, que com a ajuda do povo e do movimento PLC, preparou o essencial para que pudesse morar na antiga Casa de Festa. Em 28/04/1983 começa o tríduo de preparação para a instalação da nova paróquia. Em 1º de maio de 1983, um domingo à noite, mais precisamente às 18h45 ocorre a Santa Missa, a leitura da ata, do decreto de criação e da provisão da nova paróquia de Itapeva.

Cerca de 3 mil fiéis acompanharam o grande momento. A capela tornou-se insuficiente para abrigar a todos. Sendo necessário ocorrer a missa de forma campal em frente a escadaria e porta principal. De forma solene o bispo Dom Fernando Legal colocou sobre o padre Sigardo a estola como símbolo de jurisdição, o bispo junto com demais concelebrantes percorreu o interior da capela sendo apresentado o Sacrário ao novo pároco, concluindo com a assinatura de posse.

Assim foi o início da história da Paróquia de São Roque! Desde então, a comunidade vem crescendo em número e Graça, realizando um belo trabalho de evangelização e apoio aos que mais necessitam. Hoje, a paróquia é composta por 17 comunidades urbanas e rurais.

Sem mais para o momento, renovo nossos protestos da mais elevada estima e distinta consideração.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 18 de abril de 2023.

AUREA ROSA

VEREADORA - PP

DÉBORA MARCONDES

VEREADORA - PSDB

GABRIEL MACIEL

VEREADOR - PTB

GESSÉ ALVES

VEREADOR - PP

JULIO ATAÍDE

VEREADOR - PP

LAERCIO LOPES

VEREADOR - MDB

LUCINHA WOOLCK

VEREADORA - MDB

MARINHO NISHIYAMA

VEREADOR - PP

MILTON NOGUEIRA

VEREADOR - PL

PRETO VASCO

VEREADOR - PDT

ROBERTO COMERON

VEREADOR - UNIÃO BRASIL

ROBSON LEITE

VEREADOR - UNIÃO BRASIL

RONALDO PINHEIRO

VEREADOR - PP

SAULO LEITEIRO

VEREADOR - PSD

TARZAN

VEREADOR - UNIÃO BRASIL