Comissão aprova escola quilombola e maior vida útil para veículos do transporte escolar
Os dois projetos foram de autoria do vereador Celinho Engue (PDT) e seguem para votação no Plenário
Por Vítor Aguiar
Publicado em 23/09/2024 21:52
A Escola Municipal Prof. Juarez Costa fica em uma comunidade quilombola no Bairro do Jaó e, de acordo com o projeto, passa a ser uma escola quilombola, com um projeto educacional específico para os membros dessa comunidade. Com esse perfil, a escola passa a ter acesso a alguns benefícios, além de poder realizar um trabalho mais direcionado para o respeito à história e à cultura dessa população.
O projeto foi elogiado pela vereadora Áurea Rosa (PP): “É muito importante preservar a história e com essa escola tendo esse trabalho diferenciado, é bom para os jovens de hoje. Conhecemos a importância desse quilombo a nível de Brasil e mudando o trabalho da escola, eu tenho certeza que fará uma diferença grande, porque já foram até reconhecidas pelo Governo Federal essas novas normas para os quilombolas”.
O outro projeto que passou pela comissão amplia a vida útil das camionetas (vans, kombis e afins) que trabalham no transporte escolar no Município. Originalmente, esse prazo máximo era de 10 anos, sendo ampliado depois para 15. Agora, o projeto é para ampliar para 18 anos, igualando o prazo vigente para ônibus e micro-ônibus.
Laércio Lopes (PL) e Áurea Rosa (PP) acendeu um alerta sobre esse projeto, já que a idade dos veículos é um ponto importante de segurança para os alunos, mas votaram favorável à aprovação, garantindo que o debate aconteça entre todos os vereadores. Na sequência, os dois projetos também foram aprovados nas demais comissões e, assim, já seguem para a votação no Plenário.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.
A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.