Câmara Municipal promove sustentabilidade e economia investindo em sistema de energia solar

Por Câmara

Publicado em 22/12/2020 14:12
A Câmara Municipal de Itapeva, através de seu Presidente Oziel Pires, promoverá a instalação de sistema de energia solar fotovoltaica, visando a geração de energia para o prédio público.
A ação, voltada as práticas sustentáveis, resulta na preservação do meio ambiente, na sustentabilidade e na economia do dinheiro público.
O sistema permite que se use a luz solar para gerar sua própria energia elétrica, deixando de utilizar a energia da concessionária. Além disso, se a Casa de Leis não consumir toda a energia gerada, o sistema passa a injetar o excedente na rede elétrica, gerando créditos energéticos. Assim, faz-se o bem para a rede elétrica e para o planeta, já que a energia solar é uma fonte de energia limpa, renovável, inesgotável.
O investimento gera energia limpa e sem custos e se paga em aproximadamente 48 (quarenta e oito) meses, a partir da própria economia proporcionada na conta de luz.
Com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico, a Câmara Municipal promoverá enorme economia nos custos de energia elétrica. Estima-se que o gasto médio anual, que gira em torno de R$ 40.000,00, passe a aproximadamente R$ 7.000,00.
O gráfico comparativo abaixo demonstra o consumo e os custos com energia elétrica antes e o previsto depois da instalação do sistema:
Além da economia, o investimento é de grande importância para o meio ambiente e um avanço da Câmara Municipal na concretização de práticas sustentáveis.