Câmara Municipal realiza reunião emergencial entre os vereadores, ACIAI e representante do comércio de Itapeva.

Por Edson Takao Inaba

Publicado em 26/01/2021 13:24
Hoje pela manhã, a Câmara Municipal realizou uma reunião emergencial entre o Poder Legislativo, ACIAI e um representante do comércio de Itapeva. Foi proposto na reunião unir forças e levar propostas conjuntas de flexibilização do Plano São Paulo para o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Sr. Marco Vinholi.

O Plano São Paulo é uma estratégia do Governo do Estado de São Paulo para vencer a COVID-19. Cada região poderá reabrir determinados setores de acordo com a fase em que se encontram. As regras são: média da taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivas para pacientes com coronavírus, número de novas internações no mesmo período e o número de óbitos.
O Plano São Paulo dá autonomia para que prefeitos diminuam ou aumentem as restrições de acordo com os limites estabelecidos pelo Estado, desde que apresentem os pré-requisitos embasados em definições técnicas e científicas. A região de Itapeva está sendo comparada com a região de Sorocaba.

As informações técnicas sobre a situação da COVID-19 em Itapeva será solicitada via ofício ao Secretário Municipal de Saúde de Itapeva, o Sr. Luiz Tassinari.

Também ficou acordado entre eles, uma reunião com o Sr. Leonardo Ferreira Rodrigues, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento juntamente com uma comissão de vereadores, com um representante da ACIAI e um representante do comércio local para retornar com segurança a economia do município durante a pandemia do coronavírus.
Além do Presidente da Câmara Roberto Comeron, participaram da reunião os vereadores, Andrei Muzel, Gessé Alves, Saulo Golob, Laércio Lopes, Débora Marcondes, Vanessa Guari, Lucinha Woolck, Júlio Ataíde, Ronaldo Pinheiro e Marinho Nishiyama, o corpo jurídico desta Casa de Leis, o advogado da ACIAI, o Sr.Gustavo Müzel Pires e representando o comércio de Itapeva, o Sr. Anderli Pitsch.

O próximo passo é agregar outras Câmaras da região para o movimento e criar uma frente parlamentar em prol da flexibilização do comércio em todas as cidades da região de Itapeva.