Resumo gerado com IA
Esta lei estabelece a Planta Genérica de Valores (PGV) do município. A PGV é um conjunto de tabelas que define os valores por metro quadrado de terrenos e de construções na área urbana, levando em conta sua localização e características. Esses valores são a base para o cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) que os cidadãos pagam anualmente.
O IPTU, calculado com base nesses valores e nas regras do Código Tributário Municipal, pode ser pago em até 8 parcelas mensais, a partir do mês de março. Cada parcela deve ter um valor mínimo e inclui também a Taxa de Serviços Urbanos. É importante notar que certas entidades e cidadãos podem ser isentos do pagamento do IPTU, conforme o que é determinado pelas leis tributárias federais e municipais, ou por decretos específicos.
CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa
LEI Nº 1.101/1997
Artigo 1º - Ficam estabelecidos, por meio desta lei, os valores de terrenos por metro quadrado da zona urbana de acordo com a sua localização, conforme Tabela I, e os valores por metro quadrado de edificações, de acordo com as suas características, conforme Tabela II, as quais constituem em conjunto a Planta Genérica de Valores, e fazem parte integrante desta lei, para efeito de lançamento do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, conforme disposto no Código Tributário do Município de Itapeva, Capítulo III, seção III, artigo 17.
§ 1º - Para o exercício de 1998 será aplicado um redutor de 35% (trinta e cinco por cento) sobre os valores constantes das tabelas I e II que constituem a Planta Genérica de Valores.
§ 2º - Segundo os valores estabelecidos nas tabelas, o lançamento far-se-á de acordo com as alíquotas constantes do CTMI, em até 8 (oito) parcelas mensais e consecutivas, a partir do mês de março, respeitado o limite mínimo de 15 (quinze) UFIRs (Unidades Fiscais de Referência) por parcela, somada à Taxa de Serviços Urbanos, a qual será lançada em conjunto.
Artigo 2º - Estão isentos do pagamento do IPTU, as entidades especificadas pelo Código Tributário Nacional e pelo Código Tributário do Município de Itapeva, capítulo I, seção II, artigo 4º, incisos e alíneas, e os contribuintes assim declarados, por Decreto do Executivo, fundamentado em lei específica.
Artigo 3º - Esta lei entrará em vigor após sua publicação, passando a valer seus efeitos pecuniários a partir de 1º de janeiro de 1998, revogando-se as disposições em contrário.
Prefeitura Municipal de Itapeva, 11 de dezembro de 1997.
WILMAR HAILTON DE MATTOS
Prefeito Municipal
ADEMIR PERANDRÉ
Secretário dos Negócios Jurídicos
Índice da Legislação
Alterações recebidas
Arquivos Relacionados
-
Lei 1.101-97 ESTABELECE a planta generica de valores.pdf
2,67 MB 18/08/2025 14:41

Câmara Municipal de Itapeva/SP