Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Detalhamento

Busca de Proposituras
dias da entrada da propositura

INDICAÇÃO 624/2017
SUGESTÃO AOS PODERES COMPETENTES, DE MEDIDAS DE INTERESSE PÚBLICO

OZIEL PIRES DE MORAES
OZIEL PIRES DE MORAES

Ementa

Indica a inclusão de carne suína no cardápio de merenda escolar da rede municipal de ensino, ao menos uma vez por semana

Justificativa

A qualidade de vida e aprendizado dos estudantes certamente está ligada ao padrão de alimentação à que tem acesso. Diante disso se verifica a grande importância do programa de alimentação escolar. Há vários aspectos que influenciam a boa qualidade da merenda, dentre os quais a elaboração por profissionais capacitados, acompanhamento de todo o processo por nutricionistas, inclusão de legumes, vegetais, produtos in natura e variedade dos alimentos. No entanto, ainda que haja normas que cuidam da adequação do cardápio, entende-se que pode haver um aperfeiçoamento na nutrição, com a inclusão obrigatória de carne suína no cardápio da merenda escolar ao menos uma vez por semana. A carne suína possui uma grande riqueza nutritiva em razão do alto conteúdo de proteínas de alto valor biológico, ácidos graxos monoinsaturados, vitaminas do complexo B, ferro, selênio e potássio. Assim, apresenta benefícios indiscutíveis à saúde humana e deve ser mais uma opção adequada ao cardápio.
Importante destacar que a justificativa para esta inclusão vai desde a ingestão de proteína animal de qualidade, até a necessidade de políticas públicas para aumentar o consumo de carne suína no Brasil, já que a tecnologia na produção tornou o suíno brasileiro um produto de qualidade nutricional indiscutível. O consumo de carne suína em diversas partes do mundo é extremamente elevado, mas no Brasil, embora seja o quarto maior produtor mundial da iguaria, seu consumo ainda é muito baixo comparado à ingestão de frango e carne bovina.
Por isso a importância de iniciar esse processo nas crianças, que podem adquirir desde cedo bons hábitos alimentares, ingerindo carne saudável e com reduzido teor de gorduras, além de incentivar a economia regional, tendo em vista que a produção acontece mais perto dos locais de comercialização.
Deste modo, na medida em que houver a inclusão da carne suína na merenda escolar, todos serão atingidos de forma positiva: os alunos, os suinocultores, a sociedade, o município.

Tramitação

Status Comentário
Respondido Correspondência respondida
Encaminhado Encaminhamento de propositura para seu destino após aprovação
Aguardando encaminhamento Lida em plenário, aguardando encaminhamento
Leitura
Cadastrado Cadastramento de propositura

Documentos


Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos