Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

MENSAGEM

Excelentíssimos Senhores Vereadores:

Marcelo Nunes de Castro nasceu em Santo Antonio da Platina, estado do Paraná, em setembro de 1974. Órfão de pai, aos três meses de idade, junto a mãe, mudou-se para Ourinhos (SP) onde permaneceu até os setes anos. A partir de então, passou a residir em Matão (SP). A infância não foi fácil. A mãe trabalhava como cozinheira num posto de gasolina. Para ajudar na renda da casa, dos 7 aos 12 anos, Marcelo vendia verduras de segunda a sexta, sorvete aos finais de semana pelas ruas da cidade e, no Dia de Finados, vela em frente ao cemitério. Em virtude de mudança da mãe e do padrasto, aos 12 anos passou a residir na residência da família Victure pais de um dos seus amigos do colégio e proprietários de um açougue, o primeiro a empregá-lo.

Após caminhar mais de 10k por dia, para ir e voltar da escola, Marcelo se dedicava a profissão. No local, permaneceu dos 12 aos 18 anos. Em seguida, trabalhou por dois anos como auxiliar de farmácia no hospital municipal. Com a chegada da filha Mayra, Marcelo deixou a casa da família Victure, passou a residir por conta própria e a trabalhar no açougue da Eva, onde permaneceu por um ano. Nos próximos 10 anos, exerceu sua função na rede de supermercados Palomax. Na oportunidade, conheceu o amigo e presidente do Sincomerciários de Matão, Ney. A partir de então, deu início a sua carreira na vida sindical. Através de um convite de Ney, Marcelo fez parte da diretoria do Sincomerciários de 1998 a 2006. Neste tempo se especializou em cursos trabalhistas e continuou a trabalhar no açougue. A procura de novos desafios, ouviu falar da região e de Itapeva. Veio conhece-la e se apaixonou pela receptividade e hospitalidade. Desde então, fixou residência. Na cidade, trabalhou no açougue do supermercado Codof, local em que conheceu sua esposa, Sandra, com quem está casado há 10 anos. Empregado, viu muitas deficiências no comércio local referentes a lei trabalhista. Dada sua experiência em Matão, entrou em contato junto a Fecomerciários para solucionar o caso. Não demorou muito, foi convidado a participar do sindicato. Entrou como vice-presidente em 12 de abril de 2007. Logo assumiu a presidência, em 25 de maio de 2007. Tempos depois, passou a fazer parte também da diretoria da Federação. Atualmente, faz parte da UGT nacional, já recebeu homenagens na Assembleia Legislativa e foi candidato a vereador, tendo obtido 500 votos. Durante todos estes anos à frente do Sincomerciários de Itapeva, Marcelo desenvolveu excelentes ações, obtendo ótimos resultados. A instituição cresceu, passando de 13 para 30 colaboradores; de sede alugada para própria em Itapeva, através de parceria com a Fecomerciários e em Itararé. Graças ainda ao trabalho dele e da equipe, o número de associados aumentou também; grandes eventos aos comerciários foram promovidos, tais como o Miss Comerciária e sorteios de prêmios, como motos 0km. A comunicação foi intensificada para melhor informar e aproximar os comerciários.

Atualmente, os associados podem usufruir de videolocadora, salão de beleza, refeitório, amplos convênios, realizar denúncias de diversas formas - anônimas ou não, interagir com o sindicato através das redes sociais, ter assessoria jurídica gratuita, garantir os seus direitos, entre outros.

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO 0018/2017

Autoria: Vereadora Wiliana Souza

Concede titulo de Cidadania Itapevense ao Senhor Marcelo Nunes de Castro.

A Câmara Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, APROVA o seguinte DECRETO LEGISLATIVO:

Art. Fica concedido o Título de Cidadão Itapevense ao Senhor Marcelo Nunes de Castro.

Art. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 10 de novembro de 2017.

WILIANA SOUZA

VEREADORA – PR