Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

INDICAÇÃO 0458/2017

Indico ao Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, para que, junto ao setor competente, providencie a abertura de escolas municipais aos finais de semana, para que através de parcerias, possibilite a realização de ações de educação não-formal, como o desenvolvimento de atividades de arte, lazer, cultura, esporte, ensino complementar e formação inicial para o trabalho e para a geração de renda.

JUSTIFICATIVA

Sabendo que há poucos espaços de lazer em Itapeva e que temos muitas escolas que tem os seus portões fechados aos finais de semana, podemos propiciar esse espaço para a utilização da comunidade. Isso se tornaria possível com a Parceria ente a Secretaria de Desenvolvimento Social, Defesa Social e Esportes e a Secretaria de Educação e Cultura. A abertura de unidades escolares nos finais de semana é um meio para a realização de ações de educação não-formal, com o desenvolvimento de atividades de arte, lazer, cultura, esporte, ensino complementar e formação inicial para o trabalho e para a geração de renda. As escolas abertas aos finais de semana podem promover espaços para o exercício de cidadania, para a organização comunitária e para a aproximação entre comunidade e escola com o reconhecimento e respeito aos diferentes saberes. Essas atividades podem ser realizadas por pessoas e/ou instituições que atuam de forma voluntária, escolhidas de acordo com a demanda da comunidade, e também através de parcerias com as instituições de Ensino Superior da cidade, no qual os universitários, orientados por seus professores, podem praticar seus conhecimentos, colaborando assim com a comunidade e com o desenvolvimento de suas habilidades profissionais. A estratégia utilizada deve ser a de estreitar a parceria entre escola e comunidade ocupando criativamente o espaço escolar nos finais de semana com atividades educativas, culturais, esportivas, de formação inicial para o trabalho e geração de renda, oferecidas aos alunos e à população do entorno. Baseia-se na solidariedade e no diálogo, no respeito às diferenças e no voluntariado. A proposta vem a valorizar a cultura popular, as expressões juvenis e o protagonismo da comunidade, contribuindo para fortalecer o sentimento de identidade e pertencimento. Torna-se assim, um elo em que todos ganham. Os voluntários e estudantes porque colocam em prática suas habilidades e também o senso de responsabilidade social, o governo municipal porque estreita seu relacionamento com a população, e a comunidade porque tem a sua disposição um ambiente com atividades de lazer e de desenvolvimento humano. Pelo exposto, e a fim de propiciar a população atividades para o melhoramento da sua qualidade de vida, solicito que esta benfeitoria seja realizada com a maior urgência possível.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 7 de abril de 2017.

MARCIO SUPERVISOR

VEREADOR - PSDB