Vereador Laércio Lopes ressalta a importância do aleitamento materno

Por Assessoria da Câmara e gabinete de Laércio Lopes

Atualizado em 04/08/2017 08:35

Na noite desta quinta-feira 03, durante a primeira sessão, após o recesso parlamentar,  o vereador Laércio Lopes (PMDB) ressaltou a importância do aleitamento materno e do incentivo que o Legislativo deve fazer a ações como estas.
É algo muito bonito. Toda vez que a gente vê uma mãe amamentando um filho, em qualquer momento ou lugar, é uma demonstração de amor, carinho e afetividade, reiterou o edil.
O mês de agosto é conhecido como Agosto Dourado, porque simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. É uma cor toda especial, que já percorre o mundo com o seu laço simbólico. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.
Há cerca de vinte anos, entre os dias 1º e 7 de agosto acontecem ações, no mundo todo, em prol da amamentação. São dias de intensas atividades que buscam promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais. A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) faz parte de uma história focada na sobrevivência, proteção e desenvolvimento da criança. Atualmente, é considerada um veículo que promove o aleitamento em 120 países.
Como surgiu?
A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”. Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação pró-Amamentação (WABA). Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno E, todos os anos, define o tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas. No Brasil, o Ministério da Saúde coordena a Semana Mundial de Aleitamento Materno desde 1999.