Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Sessão
58ª Sessão Ordinária

segunda, 25 de setembro de 2017 às 20:00

Plenário da Câmara Municipal de Itapeva

Visualizar pauta

Proposituras

A relação abaixo não é válida como pauta formal, possuindo apenas as proposituras que provavelmente serão tratadas na sessão

Ordem do Dia

Somente Leitura

Lista de Presença

Nome Chamada
ALEXSANDER FRANSON PRESENTE
DÉBORA MARCONDES PRESENTE
EDIVALDO NEGÃO PRESENTE
JEFERSON MODESTO SILVA PRESENTE
TONI DO COFESA PRESENTE
LAERCIO LOPES PRESENTE
MARCIO SUPERVISOR PRESENTE
OZIEL PIRES DE MORAES PRESENTE
DR. PEDRO CORREA PRESENTE
RODRIGO TASSINARI PRESENTE
TIÃO DO TÁXI PRESENTE
SIDNEI LARA PRESENTE
VANESSA GUARI PRESENTE
WILIANA SOUZA PRESENTE
WILSON ROBERTO MARGARIDO PRESENTE

Tema Livre

RODRIGO TASSINARI (RODRIGO TASSINARI)

Com a palavra, Rodrigo Tassinari: fala sobre reunião da Comissão de Meio Ambiente, onde foi discutida a situação do Pedrão, que tem uma parte invadida e sofre também com queimadas. Comenta a respeito do Projeto de Lei 101/17, as emendas apresentadas e seus desdobramentos. Pede voto favorável à emenda 01, de sua autoria, a esse projeto.

WILSON ROBERTO MARGARIDO (WILSON ROBERTO MARGARIDO)

Com a palavra, Wilson Roberto Margarido: Fala da crise política em nível estadual e federal. Discorre sobre a questão da Reforma da Previdência, na qual os jovens trabalhadores da atualidade serão severamente penalizados, com a lei atual. Destaca que o ano que vem haverá eleições gerais, onde veremos muitos candidatos em todos os lugares pedindo o voto da população, no entanto, tão logo tomam posse de seus cargos viram as costas à população e só defendem os interesses políticos. Fala que será votado em breve um projeto de lei que aumenta o IPTU em Itapeva em torno de 30%. Explana que virão outros projetos impopulares para serem apreciados pela Câmara. Comenta sobre um projeto que versa a respeito de aumento de ISSQN que estará em votação em breve. Fala sobre o Projeto de Lei 101/17, sobre o transporte gratuito aos idosos, comenta de reunião que teve hoje na qual foi apresentado planilha contendo a quantidade de idosos transportados pela empresa Jundiá no mês de agosto.

OZIEL PIRES DE MORAES (OZIEL PIRES DE MORAES)

Com a palavra, Oziel Pires de Moraes: fala que o ISS não terá aumento, haverá uma adequação conforme lei federal.

VANESSA VALERIO DE ALMEIDA SILVA (VANESSA GUARI)

Com a palavra, Vanessa Guari: fala que foi contra o Projeto 101/17 desde o início. Destaca que o ver. Rodrigo apresentou uma emenda, visando garantir o uso gratuito pelos idosos, de forma que esse direito continue como funciona atualmente (gratuidade a partir dos 60 anos). Fala sobre reunião na qual o secretario Luciano apresentou o total de idosos transportados no mês de agosto.

DÉBORA MARCONDES SILVA FERRARESI (DÉBORA MARCONDES)

Com a palavra, Débora Marcondes: fala dos ofícios que ela expediu durante a semana, contendo pedidos de ronda da GM na São Camilo, instalação de redutor de velocidade próximo à sala verde, troca de lâmpadas entre outros. Fala da Adriana do PSDB que está sempre presente nas sessões e tem sua batalha enquanto candidata e consegue sua votação. Fala sobre os jovens que participaram de encontro do PSDB paulistano, com o João Dória e outras personalidades. Cita reunião sobre o caso dos salários das enfermeiras, na qual o Dr. Rossi explicou que enviará projeto de lei adequando a situação. Fala do encontro do PSDB Mulher na sexta-feira. Cita que apresentou voto de congratulação ao CREAS. Comenta sobre crianças que pedem esmolas, desde quando era conselheira atendia casos assim. Explana sobre a Caravana da Saúde, a qual leva atendimento médico principalmente para a Zona Rural. Diz que hoje o projeto foi apresentado ao COMASI e foi aprovado, portanto em breve será realizado esse atendimento especializado.

SEBASTIAO JOSE DE SOUZA (TIÃO DO TÁXI)

Com a palavra, Tião do Táxi: fala que a discussão hoje será em torno do transporte público, sobre a qual o Secretário Luciano esteve na reunião da Comissão esclarecendo muitas dúvidas. Destaca os serviços que o Executivo vem fazendo em prol da população. Sobre o ISS, diz que o município apenas pretende adequar a tributação conforme determina lei federal. Explana que será uma regulamentação de categorias de serviços tributados em conformidade com a legislação federal. Sobre o transporte, destaca ser importante que seja feito com qualidade. Sobre os serviços de manutenção e recuperação de pontes, tem vários pedidos da população atendidos de acordo com a possibilidade do governo, assim como outros serviços, entre eles o transporte de pacientes a outros centros, operações tapa buracos, implantação de galerias de águas pluviais entre outros; pagamento de funcionários e fornecedores em dia; manutenção de iluminação pública. Fala que o projeto de IPTU, o qual propõe estudo quanto aos bairros mais ricos da cidade. Diz que mesmo que o Governo Federal diminua seus repasses, o município terá de arcar com as responsabilidades.

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Com a palavra, Alexsander Franson: fala da reunião como o Secretário Marco André, onde discutiram a situação do Pedrão, o qual sofre com descarte de entulhos, invasões e outros. Diante disso, fala que o Secretário informou que estão fazendo um cadastro das pessoas que moram naquela localidade. Comenta também sobre o desmembramento de terrenos no município, que atualmente os lotes devem ter mínimo de 175m². Fala que deveria haver possibilidade, em caso de desmembramento, de áreas menores. Diz que há muitas solicitações sobre esse assunto, os desmembramentos de terrenos. Comenta sobre a atuação da fiscalização de obras. Destaca que o poder público deve facilitar a geração de empregos na área da Construção Civil. Destaca diversas áreas da cidade que se expandiram enormemente, graças ao trabalho dos construtores.

LAERCIO LOPES (LAERCIO LOPES)

Com a palavra, Laercio Lopes: Convida todos para audiência pública do quadrimestre na quinta-feira e na segunda-feira para audiência do Plano Plurianual. Destaca também audiência do Orçamento no Auditório da Cultura. Comenta sobre o projeto de lei 101/17, sobre a questão do transporte público, que não entendeu a necessidade de envio desse projeto, diante de algumas emendas que foram rejeitadas e aprovadas. Sobre a recessão, diz que atinge todos, o Poder Público, o comércio e serviços, na qual explica que o ISS será adequado conforme lei federal. APARTE de Wilson Roberto Margarido: diz que são dois projetos, o 94 e 104/17, que um deles está tributando algumas categorias que não eram tributadas. Continua Laercio Lopes: diz que os projetos estão sendo discutidos de forma muito rápida, que deveria haver Audiência Pública, se assim for entendido como necessário, em função da complexidade dos projetos. Destaca que são projetos de relevância que merecem ser amplamente debatidos.

JEFERSON MODESTO SILVA (JEFERSON MODESTO SILVA)

Com a palavra, Jeferson Modesto Silva: fala sobre o projeto 130/17, sobre a cobrança de taxa de licença, que entende que deve ser discutido com calma nas Comissões, pois trata-se de projeto de extremo interesse da sociedade. Destaca alguns valores propostos no projeto que altera a taxa de licença de diversas atividades, os quais teriam os valores aumentado de forma significativa. Diz que seria interessante chamar a ACIAI, o Sindicato do Comércio, que diante desses valores altos seria interessante ouvir as partes e entender os critérios para tal. Explana que há partes do projeto que ele achou plausível e outras partes não entendeu. Pede que o projeto seja discutido com cautela, tendo em vista que o comércio é a principal atividade que emprega no município.

Ordem do Dia

PROPOSITURA
EMENDA 1 AO PROJETO DE LEI 94/2017 - Altera artigos e acrescenta incisos. (d/v único)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
EMENDA 4 AO PROJETO DE LEI 101/2017 - Altera a redação do § 1º do artigo 4º, e acrescenta o inciso III ao artigo 5º. (d/v único)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 94/2017 - Altera a redação do caput do art. 10 da Lei Municipal nº 2272, de 10 de janeiro de 2005, que dispõe sobre as consignações em folha de pagamento dos servidores públicos e pensionistas municipais. (1ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 104/2017 - ALTERA dispositivos da Lei Municipal n.º 1.102, de 11 de dezembro de 1997, que “institui o Código Tributário do Município de Itapeva” e da Lei Municipal n.º 2.090, de 29 dezembro de 2003, que “estabelece alíquotas para o pagamento do ISSQN – Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza e dá outras providências”. (1ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 118/2017 - Institui o Setembro Dourado no calendário oficial de eventos no Município de Itapeva e dá outras providências. (2ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 122/2017 - ESTABELECE que em âmbito municipal, todos os produtos e subprodutos florestais de origem nativa da flora brasileira a serem utilizados na construção civil deverão possuir origem comprovadamente legal através do Documento de Origem Florestal - DOF. (1ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 123/2017 - DISCIPLINA a Arborização Urbana no Município de Itapeva. (1ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 124/2017 - DISPÕE sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, por meio da avaliação da emissão de fumaça preta de veículos e máquinas movidos a diesel, através da Inspeção Veicular. (1ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 126/2017 - AUTORIZA o Poder Executivo a repassar recurso por meio de Subvenção Social, à Associação dos Centros de Desenvolvimento da Criança, para o fim que especifica. (1ª d/v)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 535/2017 - Requer ao Comandante da 1ª CIA do 54º BPMI, para que informe a possibilidade de promover/intensificar a ronda da Polícia Militar em toda a extensão das Ruas Coronel Queiróz e Rui Barbosa, principalmente no período noturno. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
REQUERIMENTO 536/2017 - Requer à Concessionária CCR/SP vias, que informe a possibilidade de implantar iluminação Pública do trevo da Fait-Faculdade de Ciências Sociais e Agrárias de Itapeva. (Leitura, d/v únicos)

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
EMENDA 1 AO PROJETO DE LEI 101/2017 - Altera a redaçao do Inciso II e suprimi o paragrafo unico do art 5º e dá nova redação ao art 8º. (d/v único)

Discussão

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Fala que em 2005 esteve no gabinete do Prefeito Cavani, como membro da União dos Estudantes, cobrando desconto de 50% aos estudantes. Em 2014 foi diretor de transporte no município e apoiou a causa. Fala que hoje vem pedir voto favorável à emenda e ao projeto, com a permanência da gratuidade a todos os idosos do município de Itapeva. Explica que é uma forma de gratidão aos idosos, por tudo que fizeram por Itapeva. Diz que quer ser lembrado como alguém que fez sua parte em atenção aos idosos e estudantes.

PEDRO CORREA DOS SANTOS (DR. PEDRO CORREA)

Diz que qualquer lei, um ato administrativo, mexe com a vida das pessoas, em especial aos idosos, no caso em comento. Afirma que não há justificativa para a elevação da idade para 65 anos, sendo que já há lei federal regulamentando o tema.

JEFERSON MODESTO SILVA (JEFERSON MODESTO SILVA)

Diz ser contrário ao projeto, em seu teor original, elevando a idade dos idosos para 65 anos, para ter a gratuidade no transporte público, que deve ser mantido esse direito adquirido. Que votará contra o projeto se a emenda não for aprovada.

WILSON ROBERTO MARGARIDO (WILSON ROBERTO MARGARIDO)

Se posiciona a favor da emenda do ver. Rodrigo, mantendo o direito dos idosos. Cita dispositivos do contrato da Jundiá com o município, prevendo a gratuidade a partir de 60 anos. Diz que votará a favor da emenda, mas contra o projeto, sendo que o Prefeito pode vetar a emenda do Legislativo. Cita que é projeto antissocial.

SEBASTIAO JOSE DE SOUZA (TIÃO DO TÁXI)

Diz que o Executivo apresentou projeto que não tiraria direito dos idosos. Afirma que o Executivo, a princípio, sugeriu que as pessoas entre 60 e 65 anos não fariam jus ao benefício, mas não quer tirar o direito dos idosos. Afirma que o Executivo assumiu compromisso com o Legislativo e com a Comissão. Diz que eventualmente num futuro o Executivo poderá necessitar de algum meio para captar recursos para manter o transporte.

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Pede votação nominal. Aprovada a votação nominal.

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 101/2017 - Dispõe sobre a reorganização dos serviços de transporte público coletivo de passageiros do município e dá outras providências. (1ª d/v)

Discussão

VANESSA VALERIO DE ALMEIDA SILVA (VANESSA GUARI)

Diz que esperavam que a emenda fosse aprovada, e que a emenda não seja vetada pelo Executivo. E se for, que os vereadores continuem defendendo-a.

WILSON ROBERTO MARGARIDO (WILSON ROBERTO MARGARIDO)

Diz que queria que o projeto fosse discutido por inteiro, sendo que os atuais transportadores de alunos enfrentarão grande desafio na próxima concorrência pública. Lê parte do projeto onde fala sobre o transporte de alunos no município. Explica que os ônibus não atenderão a todos as localidades, deixando apenas os piores trechos do município para os perueiros. Afirma que é um projeto injusto, sendo que outras empresas de transportes poderão participar da licitação com mais possibilidades. Explana que o contrato com a Jundiá previa o passe gratuito aos idosos. Diz ser injusto pessoas prestes a completar 60 anos perderem o direito ao transporte gratuito. Comenta a respeito da tarifa técnica conforme o contrato, no qual o município teria de completar os valores de tarifa, em caso de não atingir a totalidade definida. Diz que os vereadores são eleitos para defender os interesses do povo, não como ocorre em Brasília.

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Parabeniza os vereadores que aprovaram a emeda do ver. Rodrigo. Fala que no art. 4º versa sobre todo o sistema de transporte público no município; que foi aprovado há pouco um projeto de gratuidade de transporte aos estudantes. Diz em sua linha de raciocínio, não faz sentido votar contra o projeto. Sobre o transporte de alunos, cabe ao Secretário de Educação, nos transportes, realizar editais para tal. Afirma que sempre foi possibilitado a livre concorrência nas licitações.

SEBASTIAO JOSE DE SOUZA (TIÃO DO TÁXI)

Diz que há os transportadores de alunos, mas agora há a lei que dá gratuidade ao transporte de estudantes. Alunos de zona rural terão transporte até a escola gratuitamente. Fala sobre a importância da emenda do Ver. Rodrigo.

WILSON ROBERTO MARGARIDO (WILSON ROBERTO MARGARIDO)

Pede votação nominal. Aprovada por todos a votação nominal.

Votação

Codinome Voto
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO NÃO
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI NÃO
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES SIM
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM

ADIAMENTO DE PROPOSITURA
PROJETO DE LEI 121/2017 - Institui a “Semana Municipal de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental” e dá outras providencias.

Votação

Codinome Voto
SIDNEI LARA SIM
WILIANA SOUZA SIM
ALEXSANDER FRANSON SIM
WILSON ROBERTO MARGARIDO SIM
TONI DO COFESA SIM
RODRIGO TASSINARI SIM
LAERCIO LOPES SIM
VANESSA GUARI SIM
MARCIO SUPERVISOR SIM
DÉBORA MARCONDES NÃO
TIÃO DO TÁXI SIM
EDIVALDO NEGÃO SIM
JEFERSON MODESTO SILVA SIM
DR. PEDRO CORREA SIM

Explicação Pessoal

DÉBORA MARCONDES SILVA FERRARESI (DÉBORA MARCONDES)

Com a palavra, Débora Marcondes: Fala sobre seu projeto apresentado hoje, que conta a presença da Eliane Andreia da Comissão da Mulher advogada. Lê a mensagem do projeto na íntegra. Explica sua experiência sobre o tema como conselheira tutelar. Apresenta um vídeo explicando o tema. Fala que houve projeto que passou com erro na mensagem. Comenta sobre os direitos dos idosos, destacando questões como transporte, saúde, planos de saúde, discriminação, violência, explicando sobre essas questões, bem como sobre os órgãos que devem fiscalizar. Aborda também habitação, descontos em atividades físicas.

VANESSA VALERIO DE ALMEIDA SILVA (VANESSA GUARI)

Com a palavra, Vanessa Guari: Diz que o tema proposto pela vereadora Débora é de suma importância, mas que estranha que sendo encaminhado pela Comissão da OAB esteja com o nome errado da Coordenadora Regional da Mulher Advogada. Diz estar admirada que após ser votado o projeto do transporte, falam na Tribuna sobre os direitos dos idosos. Comenta sobre a Comissão de Direitos Humanos, que não há falta de interesse dos vereadores, mas que saiu devido à Presidente da Comissão lançar todos os assuntos como se fossem seus apenas.

RODRIGO TASSINARI (RODRIGO TASSINARI)

Com a palavra, Rodrigo Tassinari: diz que nunca viu uma Comissão ser desconstituída por desinteresse dos membros, afirma que a luta pelos direitos humanos continua, cita o projeto setembro dourado aprovado hoje, talvez se houvesse outros nomes para compor a Comissão poderia haver uma outra animosidade na sua constituição, que em nenhuma outra Comissão teve problema. Fala que após aprovado o projeto sobre o transporte que beneficia os idosos, defendê-los é muito fácil. Destaca que hoje o assunto foi transporte.

ALEXSANDER SALDANHA FRANSON (ALEXSANDER FRANSON)

Com a palavra, Alexsander Franson: fala sobre a saída de membros da Comissão de Direitos Humanos, diz ser contra o posicionamento em algumas questões em relação aos menores. Cita um caso onde três menores atacaram um casal, assaltaram-nos, a moça de 15 anos, grávida, foi estuprada e o rapaz de 19 anos, foi degolado na frente dela e teve sua cabeça jogada num rio, diz entender que embora menores, são criminosos e deveriam ser presos como tal, que os Direitos Humanos nunca vão atrás das famílias das vítimas para prestar a assistência necessária e sempre defendem os agressores, em casos como esse. Explica que na época fez apelo aos Direitos Humanos do Brasil e que foi mal interpretado. Cita um caso aqui em Itapeva, onde um menor foi assaltar uma residência, o proprietário da casa deu uns tapas no menor invasor e acabou sendo detido, e o invasor foi liberado. Que hoje os cidadãos de bem estão presos dentro de suas casas e os marginais estão soltos. Diz que há uma corrente que quer modificar os valores da família e religiosos tradicionais, que ele é contra essa posição. Comenta que há uma inversão de valores. Diz ser a favor da maioridade penal a partir dos 15 anos e contra o Estatuto do Desarmamento, que a população deve ter o direito de defender.

Realizar o download do arquivo da Ata

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos