Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0125/2019

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, ouvido o Plenário, seja inserido em Ata Voto de Congratulações em comemoração pelos 139 anos do Corpo de Bombeiros no Estado de São Paulo.

JUSTIFICATIVA

Desde o surgimento do Corpo de Bombeiros, em 1880, a corporação passou por diversas mudanças. Inicialmente chamada de “Seção de Bombeiros”, atuava com apenas 20 homens. Porém, em 1888, o número já não era suficiente para atender a demanda. O governo provincial, então, elevou para 30 o número homem.

Na época, os avisos de incêndio eram dados pelos sinos das igrejas ou por pessoas que corriam até a porta do quartel para avisar sobre as ocorrências. Só em 1955 é que foi inaugurada a rede de rádio, que facilitou a comunicação entre a viatura e o quartel. Um ano depois, o telefone já não atendia às necessidades da população. Havia poucos aparelhos e o número não era fácil de decorar. Somente em 1979 foi adotado o número de emergência 193.

A primeira Companhia Escola surgiu em 1964, com o Curso de Bombeiros para Oficiais. Em 1967, a Estação Central, na Praça Clóvis Bevilácqua, foi demolida para a construção de uma nova, entregue em 1975.

A importação de autobombas, autoescadas, autoplataformas, veículos de comando e de apoio, o aperfeiçoamento das exigências legais para prevenção de incêndios e o uso do rádio em todas as viaturas aconteceu depois dos dois maiores incêndios de São Paulo: dos edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974).

Para melhorar o atendimento pré-hospitalar, em 1990, foi implantado o sistema de Resgate na Grande São Paulo e em outros 14 municípios, com apoio de efetivos e veículos especializados e helicópteros.

Atualmente, existem 21 Grupamentos de Bombeiros no Estado, sendo quatro na Capital, três na Grande São Paulo, treze no interior e um no litoral, exclusivo para Salvamento Marítimo. Além dos grupamentos do Corpo de Bombeiros que foram criados em diferentes cidades do interior e litoral.

Que do deliberado seja dada ciência ao Capitão Márcio de Lima Renó, Comandante do Corpo de Bombeiros de Itapeva.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 11 de março de 2019.

OZIEL PIRES DE MORAES

VEREADOR - PTB