Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

REQUERIMENTO 0532/2019

Requeiro à Mesa, nos termos regimentais, que seja oficiado ao Senhor Prefeito, a informação de se instalar composteira nas escolas da mesma forma que no Município de São Paulo (Capital).

JUSTIFICATIVA

Pede-se a Vossa Excelência a possibilidade de instalar as composteiras nas Escolas Municipais. Conforme João Cury, Secretário Municipal da Educação de São Paulo: “ Mais um projeto que preparamos para o segundo semestre. Por iniciativa do Prefeito Bruno Covas, a AMLURB - Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, que faz a gestão dos resíduos urbanos na cidade de São Paulo, e a Secretaria da Educação vão instalar até o final de 2020, cerca de 300 composteiras nas nossas escolas, para que nossos alunos possam aprender mais sobre educação ambiental e conhecer na prática a importância de ações sustentáveis" A Compostagem é um sistema de reciclagem dos resíduos orgânicos onde minhocas e microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio que não produz cheiro nem atrai insetos e animais indesejados. Boa parte dos resíduos produzidos pelas cozinhas nas escolas são orgânicos. A maior parte disso que chamamos de “lixo orgânico” são restos de vegetais que alimentaram e nutriram nosso corpo. O processo linear (extração-produção-descarte) no manejo do alimento produz toneladas e toneladas de lixo, em grandes pilhas que ocupam espaço, geram mau cheiro e podem contaminar o solo. Compostar faz com que esse material não acabe inutilizado nos aterros sanitários, mas seja reciclado e se transforme em excelente adubo. Diante da importância para o meio ambiente, pede-se a verificação de se adotar essa medida nas escolas municipais. Aproveita o ensejo para reiterar protestos da mais elevada estima e consideração.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 31 de julho de 2019.

DÉBORA MARCONDES

VEREADORA - PSDB