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Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

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CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

Itapeva, 27 de setembro de 2019.

MENSAGEM N.º 64/ 2019

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Excelentíssimos Senhores Presidentes das Comissões Permanentes,

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

Venho pelo presente encaminhar a Vossas Excelências, para apreciação dessa Colenda Edilidade, o Projeto de Lei que “ESTIMA a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2020”.

Por meio da presente propositura, pretende o Poder Executivo estimar a receita e fixar a despesa do Município para o exercício de 2020, compreendendo a Administração Direta e a Indireta.

A elaboração do Projeto obedeceu às normas constitucionais em vigor e à legislação pertinente, particularmente a Lei Federal n.º 4.320, de 17 de março de 1964, a Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000 (LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal) e a Lei Municipal n.º 4.267, de 17 de julho de 2019 (Lei de Diretrizes Orçamentárias), bem como as Instruções e Portarias reguladoras editadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Ministério da Fazenda.

Os programas e ações constantes do Projeto estão perfeitamente compatíveis com os demais instrumentos da sistemática de planejamento orçamentário, consoante dispõe o art. 165 da Constituição Federal.

O Projeto de Lei ora encaminhado à apreciação desta Casa Legislativa observa os Programas concebidos no Plano Plurianual para o período 2018/2021, elaborado nos termos do art. 165, § 1º, da Magna Carta, e classificações definidas pelas normas editadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Ministério da Fazenda.

Este Projeto de Lei foi elaborado num ambiente em que as condições econômico-financeiras não são favoráveis à expansão de ações governamentais visto que foi necessário canalizar recursos na ordem de:

I – R$ 3.280.159,56 (Três milhões duzentos e oitenta mil cento e cinquenta e nove reais e cinquenta e seis centavos) serviço da dívida pública interna;

II – R$ 4.304.606,71 (Quatro milhões trezentos e quatro mil seiscentos e seis reais e setenta e um centavos), colocados à disposição da justiça para pagamento de precatórios;

III –R$ 3.798.544,60 (Três milhões setecentos e noventa e oito mil quinhentos e quarenta e quatro reais e sessenta centavos), destinados às diversas subvenções/auxílios sociais;

IV – R$ 2.752.155,17 (Dois milhões setecentos e cinquenta e dois mil cento e cinquenta e cinco reais e dezessete centavos), destinados à transferência para a União a título de PASEP.

Adicionalmente, aos comentários anteriores e atendendo ao solicitado pelo art. 22, I, da Lei Federal nº 4.320, de 1964, apresento, abaixo, demonstrativos referentes às dívidas consolidada e flutuante do município; os saldos de créditos adicionais especiais ainda não utilizados e a restos apagar inscritos e ainda não pagos, bem como a outros compromissos financeiros exigíveis:

DIVIDA CONSOLIDADA

POSIÇÃO EM 31.08.2019 Em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

SALDO DEVEDOR

Divida contratado

Administração Direta

R$ 0,00

Administração Indireta

R$ 0,00

Subtotal

R$ 0,00

INSS

R$ 25.164.538,41

FGTS

R$ 334.737,57

Outras Dívidas-Acordos

R$ 2.814.400,60

Precatórios

R$ 14.325.992,56

Operação de credito-Pró-transporte

R$ 2.308.008,40

TOTAL DA DIVIDA CONSOLIDADA

R$ 44.947.677,54

DIVIDA FLUTUANTE

POSIÇÃO EM 31.08.2019 EM R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

VALOR

Restos a Pagar

R$ 3.458.274,50

Empenhos a pagar exercício

R$ 41.380.459,88

Administração Direta

R$ 0,00

Administração Indireta

R$ 0,00

Subtotal

R$ 44.838.734,38

Depósitos

R$ 767.049,16

Consignações

R$ 678.774,04

Credores diversos

R$ 29.629,57

Subtotal

R$ 1.475.452,77

TOTAL DA DIVIDA FLUTUANTE

R$ 46.314.187,15

As receitas estimadas para 2020, incluídas na proposta ora apresentada, podem ser sintetizadas na forma do quadro abaixo:

DESCRICAO

VALOR ORÇADO

METODOLOGIA CÁLCULO

Imposto renda Retidos nas fontes

4.844.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3, 90%

IRRF retido na fonte capital

36.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3, 90%

Retido nas fontes - outros rendimentos

558.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3, 90%

Imp. s/ a propriedade predial e territorial urbana

9.260.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3, 90%

Multas e juros de mora do iptu

96.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita da divida ativa - iptu - valor principal

1.756.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

mult.jur.mora da divida ativa do iptu

344.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária divida ativa do iptu

36.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Imp./tr.inter vivos-bens imov.e dir.reais s/imov.

2.320.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita da divida ativa - itbi valor principal

500

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa e juros div.ativa itbi

1.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Imposto sobre serviços de qualquer natureza-issqn

12.490.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa.e juros de mora do imp.s/serv.qualq.natureza

180.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita da divida ativa - iss - valor principal

191.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multas e juros de mora da divida ativa do issqn

44.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária divida ativa iss/issqn

3.500,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de fiscalização de vigilância sanitária

84.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de publicidade comercial

126.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de licença para execução obras

276.200,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de utilização de área domínio publico

40.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de aprovação projeto construção civil

132.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de lice.func.estab.ind e prest.servicos

2.322.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa e juros mora de outros tributos

27.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Rec. divida ativa log. publico

1.500,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita divida ativa taxa de publicidade comercial

3.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita divida ativa execução de obras

7.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita divida ativa taxa de licença

288.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Receita divida ativa ocupação de área

4.300,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Rec. divida ativa outras taxas pelo poder de políc.

1.400,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa .e juros mora div. ativa taxa licença inicial

1.037,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa e jur.mora div.ativa txa de licença

70.300,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa e juros d.ativa execução obras

2.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa jur.mora outras taxas

780

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa e jur.mora dívida ativa taxas pelo poder pol

325

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária d.ativa taxa de publicidade

600

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária d.ativa execução de obras

125

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária d.ativa ocupacao de área

50

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária d.ativa taxa de licença

5.200,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária d.ativa taxa conserv.logr.

20

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária d.ativa taxas pelo poder polici

60

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de limpeza

1.390.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Taxa de expediente

180.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Habite-se

5.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Rec. divida ativa taxa de limpeza

325.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Rec. divida ativa taxa de expediente

800

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Rec. divida ativa taxa sinistros

165.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa/juros divida ativa taxa limpeza

56.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa/juros d.a.taxa de expediente

500

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Multa/juros d.a.taxa sinistro

28.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Corr. Monetária d.a.taxa de limpeza

5.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

correc.monteraria d.a.taxa de expediente

10

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

correc.monetaria d.a.taxa sinistro

2.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

contr.melh. p/pavimentacao e obras complementares

8.500,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Rec. divida ativa contr.mel.p/pavim.e obras complem

13.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

mult.juros da div ativa contr.mel.p/pavim.e obras

5.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Correção monetária div ativa contr.mel.p/pavim.e o

200

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Total Tributária

37.740.107,00

 

 

 

 

Contri. para custeio serv iluminação publ-desvincul

7.745.000,00

Conforme Previsão Despesa

 

 

 

remuneracao dep. bancario - recursos do fundeb.

152.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.estruturacao de servico de saude

600

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc req.ubs jd grajau construcao

6.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.conv. sorria sao paulo

3.300,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.conv.controle de glicemia

500

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc conv dose certa

4.700,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc conv pab estadual

3.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.banc.convenio qualis mais

2.250,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banco convenio fussesp proc 82/2012

18

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.educacao - recursos proprios.

600

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.ep.banc prog nacional de merenda escolar

6.600,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.merenda escolar - dse.

5.600,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc pnate prog nacional transp escolar

1.200,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc pnaq-quilombola

75

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc transporte aluno ensino medio

4.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

nrend.dep.banc conv.estrut.esport.escolares

230

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.ban. recursos vinculados a qse

35.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc construcao creche emei zelina guimar

2.100,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.recursos proprios dest. a saude

1.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.recursos vinculados - cide

300

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.banc.igdbf bolsa familia

7.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc construcao creche parque vista alegr

7.200,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc pnac-prog.nac.de alimentacao escola

2.600,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc fumcad - fundo mun.da crianca

18.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc protecao social basica estadua

800

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc prot social especial media/alta comp

100

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc protecao social media complexi

4.500,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc protecao social basica - repas

7.200,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc protecao social alta complexidade-fe

3.200,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc prog primeira infancia no suas-crian

1.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc. recursos - cfem

1.300,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc. cip-contrib para iluminacao publica

7.700,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc recursos - fep

1.700,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc multas de transito

15.600,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc fumbom

1.300,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.reforma/ampl.mercado produtor

600

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc requal.perimetral mario covas

780

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc constr.centro even. municipais

8.800,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc construcao de dois portais

13.600,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc recapeamento diversas ruas

3.300,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc festividades municipais

1

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc.recursos nao vinculados.

153.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc honorarios advocaticios

1.900,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

rend.dep.banc complexo turistico pilao d' agua

1.400,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

fussesp -costurando p/futuro

45

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

pav em lajotas siconv837928/16

250

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

out.rec.concessoes e permissoes-serv.transporte

156.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

concessao sabesp-companhia saneamento basico 1,01%

290.000,00

Reestimativa 2019 +IPCA3,90%

Patrimonial

941.149,00

 

 

 

 

outras receitas agropecuárias

14.000,00

 

 

 

 

outros serviços administrativos

6.000,00

 

 

 

 

cota-parte fundo de participacao dos municipios

43.420.000,00

Conforme Previsão Tesouro

cota parte fdo partic.dos municipios 1% dezembro

1.840.000,00

Conforme Previsão Tesouro

cota parte fdo.de partic.dos municipios - 1% julho

1.850.000,00

Conforme Previsão Tesouro

cota-parte do imposto s/a prop.territorial rural

1.635.000,00

Reestimativa 2019 + PIB 2,10%

cota parte comp.exp.minerais cfem

475.000,00

Reestimativa 2019 + PIB 2,10%

cota-parte do fundo especial do petroleo - fep

656.000,00

Reestimativa 2019 + PIB 2,10%

transf.recurso do sus-atencao basica

6.660.000,00

Conforme Plano Trabalho

transf.recursos sus-atencao de media e alta compl.

39.300.000,00

Conforme Plano Trabalho

transf de recursos do sus vigilancia em saude

432.000,00

Conforme Plano Trabalho

transf.recursos do sus-assistencia farmaceutica

520.000,00

Conforme Plano Trabalho

transf.de recurso do sus-gestao sus

27.000,00

Conforme Plano Trabalho

transferencias do salario-educacao

9.190.000,00

Reestimativa 2019 + PIB 2,10%

pnaef - fundamental - merenda escolar - pnae

950.000,00

Reestimativa 2019 + repetição

pnac - pnae - creches

540.564,00

Reestimativa 2019 + repetição

pnaq - pnae - quilombola

15.622,00

Reestimativa 2019 + repetição

pnap-prog.nac.alimentacao escolar - pre-escola.

258.524,00

Reestimativa 2019 + repetição

pnaem-prog.nac.alimentacao -ensino medio

449.474,00

Reestimativa 2019 + repetição

pnae - eja - merenda escolar - jovens e adultos

25.900,00

Reestimativa 2019 + repetição

programa educacao especial-aee

24.910,00

Reestimativa 2019 + repetição

transporte escolar - pnate - ensino infantil.

55.000,00

Reestimativa 2019 + repetição

programa nac.de apoio ao transp.escolar - pnate

301.000,00

Reestimativa 2019 + repetição

transporte escolar - pnate - ensino medio

142.000,00

Reestimativa 2019 + repetição

protecao social basica repasse federal

420.000,00

Conforme Plano Trabalho

protecao social media complexidade

185.520,00

Conforme Plano Trabalho

protecao social alta complexidade

300.000,00

Conforme Plano Trabalho

programa primeira infancia no suas-crianca feliz

156.000,00

Conforme Plano Trabalho

igd-bolsa familia

242.200,00

Conforme Plano Trabalho

igd-suas

54.000,00

Conforme Plano Trabalho

cota-parte do icms

61.000.000,00

Reestimativa 2019+ PIB 2,10%

cota-parte do ipva

15.520.000,00

Reestimativa 2019+ PIB 2,10%

cota-parte do ipi sobre exportacao

438.600,00

Reestimativa 2019+ PIB 2,10%

cota-parte da contr.interv.no dominio publico-cide

82.000,00

Reestimativa 2019+ PIB 2,10%

royalties petroleo - cota municipal - lei 7.990/89

305.000,00

Reestimativa 2019+ PIB 2,10%

protecao social especial

168.816,00

Conforme Plano Trabalho

protecao social basica

334.000,00

Conforme Plano Trabalho

apoio a entidades media complexidade

201.000,00

Conforme Plano Trabalho

convenio - controle de glicemia - diabete

58.000,00

Conforme Plano Trabalho

convenio - qualis mais

592.000,00

Conforme Plano Trabalho

dose certa-descentralizacao

172.000,00

Conforme Plano Trabalho

convenio pab estadual

348.000,00

Conforme Plano Trabalho

comissoes intra-hospitalares

115.000,00

Conforme Plano Trabalho

Transporte escolar - ensino medio

4.742.407,27

Conforme Plano Trabalho

alimentacao escolar estado

1.218.000,00

Conforme Plano Trabalho

transf.instituicao privada p/fumcad

32.000,00

Conforme previsão Doação

transf. de recursos do fundeb

73.400.000,00

Reestimativa 2019 + PIB 2,10%

Transferências correntes

268.852.537,27

 

 

 

 

Multas previstas na legis transito-desvinculação

1.870.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

infração imobiliária

53.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Ressarcimento plano de saúde

1.838.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Ressarcimento desc.multas transito

15.300,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Ressarcimento auxilio alimentação

3.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

outras restituições

600

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Eventuais

650.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Feiras

11.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Receita honorário advogados

316.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

rec.div.ativa nao trib.outras receita-vl.principal

643.000,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Out.mult. jur.de mora da div.ativa de out.receitas

142.500,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Correção monetária divida ativa preço publico

8.300,00

Reestimativa 2019 + IPCA 3,90%

Outras Transferências correntes

5.550.700,00

 

 

 

 

impl.regularizacao fundiaria siconv 847188

98.200,00

Conforme Termo de Convênio

pavimentacao lajotas,recap-siconv 837928/16

556.475,28

Conforme Termo de Convênio

requalificacao perimetral mario covas

110.780,00

Conforme Termo de Convênio

infr.urbana rec.ruas santa maria/bonfil ct 873342

651.428,57

Conforme Termo de Convênio

infr.estr.dren.e recap.ruas grajau/cimen.ct 866888

460.952,38

Conforme Termo de Convênio

infr.estr.rec.ruas taq./marin/s.francisco ct866875

222.857,14

Conforme Termo de Convênio

reforma/ampli mercado produtor

60.000,00

Conforme Termo de Convênio

aquisicao tratores e impl.agricolas 840087/16

120.103,00

Conforme Termo de Convênio

aquisicao maquinas e equip.tc.859033/17

67.525,00

Conforme Termo de Convênio

infra.turistica portais de itapeva

250.000,00

Conforme Termo de Convênio

construcao de centro eventos mun.

1.250.000,00

Conforme Termo de Convênio

modernizacao centro esportivo-ref.e ampl.

1.000.000,00

Conforme Termo de Convênio

recap.asfaltico diversas ruas vila nova

100.000,00

Conforme Termo de Convênio

recap.asfaltico ruas jd.europa(esp.ingl.fran)

150.000,00

Conforme Termo de Convênio

recap.asfaltico ruas jd.europa(ser.maz/italia)

153.970,00

Conforme Termo de Convênio

recap.asfaltico rua jd nova itapeva

250.000,00

Conforme Termo de Convênio

Transferências de Capital

5.502.291,37

 

 

 

 

deducoes de receitas p/o fundeb - fpm

-8.684.000,00

Conforme dedução 20%

deducoes de receitas p/o fundeb - icms

-12.200.000,00

Conforme dedução 20%

deducoes de receitas p/o fundeb - ipi exportacao

-87.720,00

Conforme dedução 20%

deducoes de receitas p/o fundeb - ipva

-3.104.000,00

Conforme dedução 20%

Deduções de receitas p/o fundeb - itr

-327.000,00

Conforme dedução 20%

Dedução Fundeb

-24.402.720,00

Conforme dedução 20%

Total receita Prefeitura

301.949.064,64

 

 

 

 

DESCRICAO

VALOR ORÇADO

IPMI

 

 

Contribuição do servidor-prefeitura

10.096.004,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do servidor-câmara

186.354,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do servidor-ipmi

24.235,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do servidor-prefeitura 13 salario

815.528,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição servidor-câmara 13 salario

15.779,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do servidor-ipmi 13 salario

1.854,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do inativo-prefeitura

2.356,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do inativo-ipmi

42.136,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do inativo-prefeitura 13 salario

190

Conforme previsão contribuição

Contribuição do inativo-ipmi 13 salario

3.177,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do pensionista-prefeitura

19.331,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do pensionista-ipmi

1.807,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do pensionista-prefeitura 13 salario

1.558,00

Conforme previsão contribuição

Contribuição do pensionista-ipmi 13 salario

146

Conforme previsão contribuição

Contribuição do Servidor

11.210.455,00

 

 

 

 

Remuneração dos investimentos do rpps renda fixa

3.271.848,00

Conforme cálculo de mercado IPMI

Remuneração dos inves-fundo.inv.em titulos tesouro

19.445.721,00

Conforme cálculo de mercado IPMI

Remuneração dos inves.-fundos de inv referenciados

3.278.254,00

Conforme cálculo de mercado IPMI

Remuneração dos inv-aplicacoes taxa administração

811.347,00

Conforme cálculo de mercado IPMI

Remuneração dos investimentos do rpps renda variav

300.864,00

Conforme cálculo de mercado IPMI

Patrimonial

27.108.034,00

 

 

 

 

Ressarcimento-plano de saúde

71.000,00

Previsão ressarcimento servidores

Compensação financeira entre rgps e rpps

50.000,00

Previsão compensação

Outras Transferências correntes

121.000,00

 

 

 

 

contribuicao patronal ativo-prefeitura

17.625.445,04

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao patronal ativo-camara

273.025,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao patronal ativo-ipmi

35.251,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao patronal ativo-prefeitura 13 salario

1.192.543,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao patronal ativo-camara 13 salario

22.951,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao patronal ativo-ipmi 13 salario

2.696,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

Intraorçamentária

19.151.911,04

 

 

 

 

contribuicao amortizacao deficit-prefeitura

7.342.534,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao amortizacao deficit-camara

136.513,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao amortizacao deficit-ipmi

17.626,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao amortizacao deficit-prefeitura 13 sal

596.271,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao amortizacao deficit-camara 13 salario

11.476,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

contribuicao amortizacao deficit-ipmi 13 salario

1.348,00

Conforme Previsão Contr.Pref.

Amortização Déficit

8.105.768,00

 

 

Total receita IPMI

65.697.168,04

 

Total receita Prefeitura + IPMI

367.646.232,68

 

Na proposta que estamos apresentando, o mandamento constitucional que determina a aplicação de, pelo menos, 25% das receitas resultantes de impostos na manutenção e no desenvolvimento do ensino está sendo observado, conforme demonstrativos abaixo, que mostram, também, as demais vinculações legais existentes em favor do ensino:

DESCRIÇÃO

RECEITA BRUTA

%

VALOR A APLICAR

RETIDOS NAS FONTES

4.844.000,00

25%

1.211.000,00

IRRF RETIDO NA FONTE CAPITAL

36.000,00

25%

9.000,00

RETIDO NAS FONTES - OUTROS RENDIMENTOS

558.000,00

25%

139.500,00

IMP. S/ A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA

9.260.000,00

25%

2.315.000,00

MULTAS E JUROS DE MORA DO IPTU

96.000,00

25%

24.000,00

RECEITA DA DIVIDA ATIVA - IPTU - VALOR PRINCIPAL

1.756.000,00

25%

439.000,00

MULT.JUR.MORA DA DIVIDA ATIVA DO IPTU

344.000,00

25%

86.000,00

CORRECAO MONETARIA DIVIDA ATIVA DO IPTU

36.000,00

25%

9.000,00

IMP.S/TR.INTER VIVOS-BENS IMOV.E DIR.REAIS S/IMOV.

2.320.000,00

25%

580.000,00

RECEITA DA DIVIDA ATIVA - ITBI VALOR PRINCIPAL

500,00

25%

125,00

MULTA E JUROS DIV.ATIVA ITBI

1.000,00

25%

250,00

IMPOSTO SOBRE SERVICOS DE QUALQUER NATUREZA-ISSQN

12.490.000,00

25%

3.122.500,00

MULT.E JUROS DE MORA DO IMP.S/SERV.QUALQ.NATUREZA

180.000,00

25%

45.000,00

RECEITA DA DIVIDA ATIVA - ISS - VALOR PRINCIPAL

191.000,00

25%

47.750,00

MULTAS E JUROS DE MORA DA DIVIDA ATIVA DO ISSQN

44.000,00

25%

11.000,00

CORRECAO MONETARIA DIVIDA ATIVA ISS/ISSQN

3.500,00

25%

875,00

COTA-PARTE FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

43.420.000,00

25%

10.855.000,00

COTA PARTE FDO PARTIC.DOS MUNICIPIOS 1% DEZEMBRO

1.840.000,00

25%

460.000,00

COTA PARTE FDO.DE PARTIC.DOS MUNICIPIOS - 1% JULHO

1.850.000,00

25%

462.500,00

COTA-PARTE DO IMPOSTO S/A PROP.TERRITORIAL RURAL

1.635.000,00

25%

408.750,00

COTA-PARTE DO ICMS

61.000.000,00

25%

15.250.000,00

COTA-PARTE DO IPVA

15.520.000,00

25%

3.880.000,00

COTA-PARTE DO IPI SOBRE EXPORTACAO

438.600,00

25%

109.650,00

COTA-PARTE FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

 

 

-8.684.000,00

COTA-PARTE DO IMPOSTO S/A PROP.TERRITORIAL RURAL

 

 

-327.000,00

COTA-PARTE DO ICMS

 

 

-12.200.000,00

COTA-PARTE DO IPVA

 

 

-3.104.000,00

COTA-PARTE DO IPI SOBRE EXPORTACAO

 

 

-87.720,00

15.063.180,00

OUTRAS RECEITAS VINCULADAS AO ENSINO

Outras transferências da União vinculadas ao ensino

11.952.994,00

100

11.952.994,00

Outras transferências do Estado vinculadas ao ensino

5.960.407,27

100

5.960.407,27

Rendimento outras receitas

64.605,00

100

64.605,00

Rendimento de aplicação financeira das contas decendiais

600

100

600

Receita recebida FUNDEB

73.400.000,00

100

73.400.000,00

Rendimento de aplicação financeira do FUNDEB

152.000,00

100

152.000,00

Subtotal a ser aplicado (outros vinculados)

91.530.606,27

 

91.530.606,27

Total mínimo a ser aplicado no ensino 

106.593.786,27

DESPESAS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

VALOR

Aplicações, conforme art. 212 da CF.

 

SUBTOTAL

R$ 22.778.000,00

Aplicação dos recursos do FUNBEB

R$ 73.552.000,00

Aplicação dos recursos do CSE (Salário Educação)

R$ 9.190.000,00

Aplicações de outras Transferências da União-Ensino

R$ 2.827.599,00

Aplicações de outras Transferências do Estado-Ensino

R$ 5.960.407,27

Total aplicado no ensino

R$ 114.308.006,27

APLICAÇÃO MINIMA OBRIGATÓRIA

R$ 106.593.786,27

NOTA: Nas aplicações acima, estão inclusas as despesas orçamentárias de todas as entidades do Município.

Ao preparar sua proposta, o Poder Executivo obedeceu ao dispositivo constitucional constante da Emenda Constitucional n.º 53/2006, vinculando os recursos do FUNDEB na manutenção e no desenvolvimento do ensino fundamental e da educação infantil, assim como as demais vinculações legais existentes.

No que respeita às ações e aos serviços públicos de saúde, o município tem por obrigação destinar, em 2020, pelo menos 15% das receitas de impostos, conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 141/2012, regulamentada pelo Decreto n.º 7.827/2012. Os demonstrativos abaixo comprovam o atendimento a esse mandamento legal:

DESCRIÇÃO

%

VALOR ORÇADO

RETIDOS NAS FONTES

4.844.000,00

15%

726.600,00

IRRF RETIDO NA FONTE CAPITAL

36.000,00

15%

5.400,00

RETIDO NAS FONTES - OUTROS RENDIMENTOS

558.000,00

15%

83.700,00

IMP. S/ A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIAL URBANA

9.260.000,00

15%

1.389.000,00

MULTAS E JUROS DE MORA DO IPTU

96.000,00

15%

14.400,00

RECEITA DA DIVIDA ATIVA - IPTU - VALOR PRINCIPAL

1.756.000,00

15%

263.400,00

MULT.JUR.MORA DA DIVIDA ATIVA DO IPTU

344.000,00

15%

51.600,00

CORRECAO MONETARIA DIVIDA ATIVA DO IPTU

36.000,00

15%

5.400,00

IMP.S/TR.INTER VIVOS-BENS IMOV.E DIR.REAIS S/IMOV.

2.320.000,00

15%

348.000,00

RECEITA DA DIVIDA ATIVA - ITBI VALOR PRINCIPAL

500,00

15%

75

MULTA E JUROS DIV.ATIVA ITBI

1.000,00

15%

150

IMPOSTO SOBRE SERVICOS DE QUALQUER NATUREZA-ISSQN

12.490.000,00

15%

1.873.500,00

MULT.E JUROS DE MORA DO IMP.S/SERV.QUALQ.NATUREZA

180.000,00

15%

27.000,00

RECEITA DA DIVIDA ATIVA - ISS - VALOR PRINCIPAL

191.000,00

15%

28.650,00

MULTAS E JUROS DE MORA DA DIVIDA ATIVA DO ISSQN

44.000,00

15%

6.600,00

CORRECAO MONETARIA DIVIDA ATIVA ISS/ISSQN

3.500,00

15%

525

COTA-PARTE FUNDO DE PARTICIPACAO DOS MUNICIPIOS

43.420.000,00

15%

6.513.000,00

COTA-PARTE DO IMPOSTO S/A PROP.TERRITORIAL RURAL

1.635.000,00

15%

245.250,00

COTA-PARTE DO ICMS

61.000.000,00

15%

9.150.000,00

COTA-PARTE DO IPVA

15.520.000,00

15%

2.328.000,00

COTA-PARTE DO IPI SOBRE EXPORTACAO

438.600,00

15%

65.790,00

154.173.600,00

15%

23.126.040,00

OUTRAS RECEITAS VINCULADAS A SAÚDE

 

 

 

OUTRAS RECEITAS VINCULADAS A SAÚDE rendimentos

22.196,19

100

22.196,19

Outras transferências da União vinculadas a SAÚDE

46.939.000,00

100

46.939.000,00

Outras transferências do Estado vinculadas a saúde

1.285.000,00

100

1.285.000,00

Subtotal a ser aplicado (outros vinculados)

48.246.196,19

100%

48.246.196,19

Total mínimo a ser aplicado na Saúde

 

 

71.372.236,19

Despesas com Ações e serviços público de Saúde

Valor

 

 

Aplicações conforme LC 141/2012

 

Subtotal

42.812.970,00

TRANSFERÊNCIAS DO SUS

 

APLICAÇÕES DE OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO Saúde

46.946.400,00

APLICAÇÕES DE OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DO ESTADO Saúde

1.299.550,00

TOTAL APLICADO NA SAÚDE

91.058.920,00

APLICAÇÃO MÍNIMA OBRIGATÓRIA (Total da Tabela 7)

71.372.236,19

NOTA: Nas aplicações acima, estão inclusas as despesas orçamentárias de todas as entidades do Município.

O orçamento municipal compreende a Administração Direta e a Indireta, neste incluso o orçamento de investimento das empresas nas quais o Município detém a maioria das ações com direito a voto. O orçamento da seguridade social é representado por todas as ações das áreas de saúde, previdência e assistência social constantes dos orçamentos da administração direta, das autarquias e das fundações.

Os recursos orçamentários do Município serão aplicados segundo os quadros abaixo, que mostram a sua distribuição por órgão e por função de governo:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEGURIDADE SOCIAL

TOTAL

1 - ADMINISTRACAO DIRETA

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL

11.031.768,72

0

11.031.768,72

SECRETARIA DE GOVERNO E NEGÓCIOS JURÍDICOS

3.753.494,28

104.200,55

3.857.694,83

SECRETARIA DE REC.HID. E MEIO AMBIENTE

909.109,92

0

909.109,92

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO

353.149,26

0

353.149,26

SECRETARIA DE ADMINISTRACAO E REC. HUMANO.

5.703.508,27

0

5.703.508,27

SECRETARIA DE FINANÇAS

13.971.734,58

0

13.971.734,58

SECRETARIA DE SAÚDE

0

91.058.920,00

91.058.920,00

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

0

7.781.426,20

7.781.426,20

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

114.308.006,27

0

114.308.006,27

SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO

886.974,53

0

886.974,53

SECRETARIA DA JUVENTUDE, ESPORTES, LAZER E

1.574.330,99

0

1.574.330,99

SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

2.496.556,69

0

2.496.556,69

SECRETARIA DE TRANSPORTES E SERVICOS RURAIS

5.728.990,00

0

5.728.990,00

SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS

12.264.521,21

0

12.264.521,21

SECRETARIA DA IND. COMERC. E DESENVOLVIM.

425.674,41

0

425.674,41

SECRETARIA DAS ADMINISTRACOES REGIONAIS

12.197.036,52

0

12.197.036,52

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL

13.527.662,24

0

13.527.662,24

Total da Administração Direta

199.132.517,89

98.944.546,75

298.077.064,64

 

 

 

 

2 - ADMINISTRACAO INDIRETA

 

 

 

03 - INSTITUTO DE PREVIDENCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA-IPMI

0

18.057.000,00

18.057.000,00

Total da Administração Indireta

0,00

18.057.000,00

18.057.000,00

 

 

 

 

3 - RESERVA DE CONTINGÊNCIA

 

 

 

Reserva de Contingência

2.135.000,00

0

2.135.000,00

Total do Município

201.267.517,89

117.001.546,75

318.269.064,64

II- Por função:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEGURIDADE SOCIAL

TOTAL

 

 

 

 

01 - LEGISLATIVA

11.031.768,72

0

11.031.768,72

03 - ESSENCIAL A JUSTIÇA

1.000,00

0

1.000,00

04 - ADMINISTRAÇÃO

15.889.214,94

0

15.889.214,94

06 - SEGURANÇA PÚBLICA

11.873.249,35

0

11.873.249,35

08 - ASSISTENCIA SOCIAL

0

7.885.626,75

7.885.626,75

09 - PREVIDÊNCIA SOCIAL

0

18.057.000,00

18.057.000,00

10 - SAÚDE

0

91.058.920,00

91.058.920,00

12 - EDUCAÇÃO

114.308.006,27

0

114.308.006,27

13 - CULTURA

886.974,53

0

886.974,53

15 - URBANISMO

27.441.507,84

0

27.441.507,84

16 - HABITAÇÃO

71.000,00

0

71.000,00

17 - SANEAMENTO

28.833,00

0

28.833,00

18 - GESTAO AMBIENTAL

909.109,92

0

909.109,92

20 - AGRICULTURA

2.496.556,69

0

2.496.556,69

22 - INDÚSTRIA

425.674,41

0

425.674,41

26 - TRANSPORTE

4.610.524,96

0

4.610.524,96

27 - DESPORTO E LAZER

1.574.330,99

0

1.574.330,99

28 - ENCARGOS ESPECIAIS

7.584.766,27

0

7.584.766,27

99 - RESERVA DE CONTINGÊNCIA

2.135.000,00

0

2.135.000,00

Total do Município

201.267.517,89

117.001.546,75

318.269.064,64

Na definição das despesas a serem incluídas no orçamento, apresentadas de forma agregada nas duas tabelas anteriores, o primeiro critério adotado por meu governo foi o de cumprir as exigências contidas na legislação pertinente, em especial a Lei de Responsabilidade Fiscal, como a limitação dos gastos com pessoal do Executivo e do Legislativo, obedecidos, neste caso, também, os limites fixados pelo artigo 29-A da Constituição Federal; a destinação de recursos para o pagamento do serviço da dívida de modo a obedecer aos limites legais constantes de Resolução do Senado Federal e o cumprimento de sentenças judiciais e pagamento de outras despesas de caráter obrigatório.

O segundo critério foi o de destinar recursos para manutenção de todos os serviços atualmente prestados à comunidade e realização de investimentos que possibilitem a ampliação e melhoria dos mesmos. Quanto aos projetos, a prioridade foi a de garantir recursos para o prosseguimento daqueles já iniciados e a manutenção do patrimônio público municipal para, depois, destinar recursos a novos projetos.

Com relação aos fundos especiais para os efeitos do art. 2º, § 2º, inciso I, da Lei nº 4.320/64, a discriminação de suas receitas faz parte do quadro geral de receitas integrante do presente projeto. Os planos de aplicação estão definidos segundo unidades orçamentárias criadas para cada fundo existente no Município.

O Projeto de Lei contempla dotação consignada como Reserva de Contingência, nos termos do art. 8º da Portaria Interministerial STN/SOF n.º 163/2001, para ser usada no atendimento do disposto no art. 5º, inciso III da Lei de Responsabilidade Fiscal (riscos imprevistos e passivos contingentes), bem como para fonte de recursos para abertura de créditos adicionais. Além, do valor de R$ 80.000,00 para atendimento ao artigo 5º da Lei de Diretrizes Orçamentárias n.º 4.267/2019 foi inserido também o valor de R$ 2.055.000,00, correspondente 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Tributária Ampliada estimada para 2020 destinada a dar amparo a emendas individuais parlamentares, importância esta que pode ser anulada para efeitos do disposto no art. 166, §3º, II da Constituição Federal.

Em complemento ao já exposto e atendendo ao disposto no art. 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal, são apresentados anexos a esta Mensagem, a saber:

Anexo I - Demonstrativo das Transferências Financeiras;

Anexo II - Demonstrativo do Efeito sobre Receitas e Despesas Decorrentes de Concessão de Benefícios Tributários, Creditícios e Financeiros;

Anexo III - Demonstrativo do Cálculo da Receita Corrente Líquida e das Correspondentes Despesas com Pessoal de Competência do Poder Executivo.

Anexo IV - Demonstrativo das Medidas de Compensação a Renúncias de Receitas;

MUNICÍPIO DE ITAPEVA

MENSAGEM- ANEXO I

DEMONSTRATIVO DAS TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS

ENTIDADE DE ORIGEM

ENTIDADE DE DESTINO

FINALIDADE

FT

C.APL

VALOR

PREVISTO

Prefeitura Municipal de Itapeva

Câmara Municipal de Itapeva

Transferência Duodécimo Câmara Municipal

01

110.0000

11.031.768,72

Prefeitura Municipal de Itapeva

Instituto de Previdência Municipal- IPMI

Transferência Financeira Pagamento Inativos do Tesouro

01

110.0000

1.789.000,00

VALOR TOTAL

01

110.0000

12.820.768,72

MUNICÍPIO DE ITAPEVA

Mensagem - Anexo II

DEMONSTRATIVO DO EFEITO SOBRE RECEITAS E DESPESAS DECORRENTES DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS TRIBUTÁRIOS,

CREDITÍCIOS E FINANCEIROS

(Art. 165, § 6º Constituição) (Art. 5º, II, 1º parte LRF)

BENEFÍCIOS

ESTIMATIVA

R$

EFEITO SOBRE RECEITA/ DESPESA ORÇAMENTÁRIA

% sobre

Receita

Despesa

1. Creditícios

2. Financeiros

2.1.Subvenções Sociais

2.798.245,60

0,93

0,97

3. Fiscais

133.000,00

0,04

0,05

Mensagem - Anexo III

DEMONSTRATIVO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA E DAS DESPESAS COM PESSOAL

ESPECIFICAÇÃO

VALOR ESTIMADO PARA 2020

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

 

Subtotal das Receitas da Administração Direta

R$ 301.949.064,64

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

 

Subtotal das Receitas da Administração Indireta

R$ 65.697.168,04

TOTAL DA RECEITAS DO MUNICIPIO

R$ 367.646.232,68

DEDUÇÕES

R$ 71.128.459,41

(-) Contribuição dos servidores Para custeio do regime próprio

R$ 11.210.455,00

(-) Receita das compensações financeiras entre regimes de Previdência

R$ 50.000,00

(-) Receitas de capital

R$ 5.502.291,37

Receita Patrimonial RPPS

R$ 27.108.034,00

Receitas Intra-orçamentária

R$ 27.257.679,04

RECEITA CORRENTE LIQUIDA

R$ 296.517.773,27

DESPESAS TOTAIS COM PESSOAL

VALOR ORÇADO

ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

R$ 149.428.995,80

TOTAL DAS DESPESAS COM PESSOAL

R$ 149.428.995,80

PERCENTUAL DO TOTAL DA DESPESA COM PESSOAL EM RELAÇÃO À RECEITA CORRENTE LÍQUIDA

50,39%

Mensagem - ANEXO IV

(Arts. 5º, II, e 14 da LRF)

Demonstrativo das medidas de

Compensação a renúncias de receitas

Setores/ Programas/

Beneficiários

Tributos/

Contribuição

Compensação

Valor

R$ 1,00

1. Isenção (Lei 2274/2005)

IPTU

Considerado na

Estimativa

Orçamentária

133.000,00

Com esta exposição espero ter oferecido aos Senhores Vereadores todas as informações de que necessitam para bem compreender o conteúdo da proposta ora submetida à apreciação dessa Egrégia Câmara Municipal.

Por outro lado, permaneço à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários e reafirmo a certeza de que os Senhores Edis saberão dar a este Projeto de Lei a atenção a que faz jus, por ser o mais importante instrumento de implementação das ações que o Município realiza para bem servir à população.

Isto posto, acredito ter apresentado aos Nobres Vereadores os esclarecimentos devidos, a fim de que todos possam ter plena compreensão da propositura ora apresentada.

Resta-me apelar para o bom senso de todos os ilustres componentes do Poder Legislativo concedendo o seu beneplácito a esta propositura, pelo que antecipo os meus melhores agradecimentos.

Na oportunidade, renovo a Vossa Excelência e aos ilustres Senhores Vereadores os meus protestos da mais alta consideração.

Atenciosamente,

LUIZ ANTONIO HUSSNE CAVANI

Prefeito Municipal

PROJETO DE LEI Nº 150 / 2019

ESTIMA a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2020.

O Prefeito Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o art. 66, VI, da LOM,

Faço saber que a Câmara Municipal aprova e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta Lei estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício financeiro de 2020, compreendendo:

I - orçamento fiscal referente aos Poderes do Município, seus fundos especiais, órgãos e entidades da administração direta e indireta;

II - orçamento da seguridade social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Art. 2º A receita orçamentária é estimada na forma dos quadros I, I-A, II, III, e IV, que fazem parte integrante desta Lei, em R$. 367.646.232,68 (Trezentos e sessenta e sete milhões seiscentos e quarenta e seis mil duzentos e trinta e dois reais e sessenta e oito centavos) e se desdobra em:

I - R$ 251.570.823,64 (Duzentos e cinquenta e um milhões quinhentos e setenta mil oitocentos e vinte e três reais e sessenta e quatro centavos) do orçamento fiscal; e

II - R$ 116.075.409,04 (Cento e dezesseis milhões setenta e cinco mil quatrocentos e nove reais e quatro centavos) do orçamento da seguridade social.

Art.3º A receita será arrecadada na forma da legislação em vigor com a estimativa constante do seguinte desdobramento:

CAPÍTULO II

DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

Seção I

Da estimativa da receita

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEGURIDADE SOCIAL

TOTAL

 

 

 

 

1 - ADMINISTRACAO DIRETA

 

 

 

RECEITAS CORRENTES

 

 

 

Receita Tributária

37.740.097,00

10,00

37.740.107,00

Receita de Contribuição

7.745.000,00

0

7.745.000,00

Receita Patrimonial

880.454,00

60.695,00

941.149,00

Receitas Agropecuárias

14.000,00

0

14.000,00

Receita de serviços

6.000,00

0

6.000,00

Receita transferência corrente

218.535.001,27

50.317.536,00

268.852.537,27

Outras receitas correntes

5.550.700,00

0

5.550.700,00

Dedução Formação do FUNDEB

-24.402.720,00

0

-24.402.720,00

 

 

 

0,00

Total das Receitas Correntes

246.068.532,27

50.378.241,00

296.446.773,27

 

 

 

0,00

RECEITAS DE CAPITAL

 

 

0,00

 

5.502.291,37

0,00

5.502.291,37

 

 

 

 

Total das Receitas de Capital

5.502.291,37

 

5.502.291,37

 

 

 

 

Total da Administração Direta

251.570.823,64

50.378.241,00

301.949.064,64

 

 

 

 

2 - ADMINISTRACAO INDIRETA

 

 

 

 

 

 

 

Instituto de Previdência-IPMI

 

 

 

RECEITAS CORRENTES

 

 

 

Receita de Contribuição

0

11.210.455,00

11.210.455,00

Receita Patrimonial

0

27.108.034,00

27.108.034,00

Outras Receitas correntes

0,00

121.000,00

121.000,00

Receita Intraorçamentária

0

27.257.679,04

27.257.679,04

 

 

 

 

Total das Receitas Correntes

 

65.697.168,04

65.697.168,04

 

 

 

 

Total Instituto de Previdência-PMI

 

 

 

 

 

 

 

3 - ADMINISTRACAO DIRETA E INDIRETA

 

 

 

RECEITAS CORRENTES

 

 

 

 

37.740.097,00

10,00

37.740.107,00

 

7.745.000,00

11.210.455,00

18.955.455,00

 

880.454,00

27.168.729,00

28.049.183,00

 

14.000,00

0

14.000,00

 

6.000,00

0

6.000,00

 

218.535.001,27

50.317.536,00

268.852.537,27

 

5.550.700,00

121.000,00

5.671.700,00

 

0

27.257.679,04

27.257.679,04

 

-24.402.720,00

0

-24.402.720,00

Total das

Receitas Correntes

246.068.532,27

116.075.409,04

362.143.941,31

 

 

 

 

RECEITAS DE CAPITAL

 

 

 

 

5.502.291,37

0,00

5.502.291,37

 

 

 

 

Total das

Receitas de Capital

5.502.291,37

0,00

5.502.291,37

 

 

 

 

Total da Administração

Direta e Indireta

251.570.823,64

116.075.409,04

367.646.232,68

Seção II

Da fixação da despesa

Art. 4º A despesa é fixada na forma dos quadros I, I-B, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI e XII que fazem parte integrante desta Lei, em R$318.269.064,64 (Trezentos e dezoito milhões duzentos e sessenta e nove mil sessenta e quatro reais e sessenta e quatro centavos), na seguinte conformidade:

I - R$ 201.267.517,89 (Duzentos e um milhões duzentos e sessenta e sete mil quinhentos e dezessete reais e oitenta e nove centavos) do orçamento fiscal; e

II - R$ 117.001.546,75 (Cento e dezessete milhões um mil reais quinhentos e quarenta e seis reais e setenta e cinco centavos) do orçamento da seguridade social.

Art. 5º A despesa fixada está assim desdobrada:

I - por categoria econômica:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEGURIDADE

SOCIAL

TOTAL

1 - ADMINISTRACAO DIRETA

 

 

 

DESPESAS CORRENTES

182.206.245,56

97.665.146,75

279.871.392,31

DESPESAS DE CAPITAL

16.926.272,33

1.279.400,00

18.205.672,33

RESERVA DE CONTINGENCIA OU RESERVA DO RPPS

2.083.000,00

0

2.083.000,00

Total da Administração Direta

201.215.517,89

98.944.546,75

300.160.064,64

 

 

 

 

2 - ADMINISTRACAO INDIRETA

 

 

 

DESPESAS CORRENTES

0

17.992.000,00

17.992.000,00

DESPESAS DE CAPITAL

0

65.000,00

65.000,00

RESERVA DE CONTINGENCIA OU RESERVA DO RPPS

52.000,00

0

52.000,00

Total da Administração Indireta

52.000,00

18.057.000,00

18.109.000,00

 

 

 

 

3 - ADMINISTRACAO DIRETA E INDIRETA

 

 

 

DESPESAS CORRENTES

182.206.245,56

115.657.146,75

297.863.392,31

DESPESAS DE CAPITAL

16.926.272,33

1.344.400,00

18.270.672,33

RESERVA DE CONTINGENCIA OU RESERVA DO RPPS

2.135.000,00

0

2.135.000,00

Total da Administração Direta e Indireta

201.267.517,89

117.001.546,75

318.269.064,64

II- por órgão de governo:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEGURIDADE SOCIAL

TOTAL

1 - ADMINISTRACAO DIRETA

 

 

 

CÂMARA MUNICIPAL

11.031.768,72

0

11.031.768,72

SECRETARIA DE GOVERNO E NEGÓCIOS JURÍDICOS

3.753.494,28

104.200,55

3.857.694,83

SECRETARIA DE REC.HID.E MEIO AMBIENTE

909.109,92

0

909.109,92

SECRETARIA DE COORDENAÇÃO E PLANEJAMENTO

353.149,26

0

353.149,26

SECRETARIA DE ADMINISTRACAO E REC.HUMANO

5.703.508,27

0

5.703.508,27

SECRETARIA DE FINANÇAS

13.971.734,58

0

13.971.734,58

SECRETARIA DE SAÚDE

0

91.058.920,00

91.058.920,00

SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

0

7.781.426,20

7.781.426,20

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

114.308.006,27

0

114.308.006,27

SECRETARIA DA CULTURA E TURISMO

886.974,53

0

886.974,53

SECRETARIA DA JUVENTUDE, ESPORTES, LAZER E

1.574.330,99

0

1.574.330,99

SECRETARIA DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

2.496.556,69

0

2.496.556,69

SECRETARIA DE TRANSPORTES E SERVICOS RURAIS

5.728.990,00

0

5.728.990,00

SECRETARIA DE OBRAS E SERVIÇOS

12.264.521,21

0

12.264.521,21

SECRETARIA DA IND. COMERC. E DESENVOLVIM.

425.674,41

0

425.674,41

SECRETARIA DAS ADMINISTRACOES REGIONAIS

12.197.036,52

0

12.197.036,52

SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL

13.527.662,24

0

13.527.662,24

Total da Administração Direta

199.132.517,89

98.944.546,75

298.077.064,64

 

 

 

 

2 - ADMINISTRACAO INDIRETA

 

 

 

03 - INSTITUTO DE PREVIDENCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA-IPMI

0

18.057.000,00

18.057.000,00

Total da Administração Indireta

0,00

18.057.000,00

18.057.000,00

 

 

 

 

3 - RESERVA DE CONTINGÊNCIA

 

 

 

Reserva de Contingência

2.135.000,00

0

2.135.000,00

Total do Município

201.267.517,89

117.001.546,75

318.269.064,64

III- Por função:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEGURIDADE SOCIAL

TOTAL

 

 

 

 

01 - LEGISLATIVA

11.031.768,72

0

11.031.768,72

03 - ESSENCIAL A JUSTIÇA

1.000,00

0

1.000,00

04 - ADMINISTRAÇÃO

15.889.214,94

0

15.889.214,94

06 - SEGURANÇA PÚBLICA

11.873.249,35

0

11.873.249,35

08 - ASSISTENCIA SOCIAL

0

7.885.626,75

7.885.626,75

09 - PREVIDÊNCIA SOCIAL

0

18.057.000,00

18.057.000,00

10 - SAÚDE

0

91.058.920,00

91.058.920,00

12 - EDUCAÇÃO

114.308.006,27

0

114.308.006,27

13 - CULTURA

886.974,53

0

886.974,53

15 - URBANISMO

27.441.507,84

0

27.441.507,84

16 - HABITAÇÃO

71.000,00

0

71.000,00

17 - SANEAMENTO

28.833,00

0

28.833,00

18 - GESTAO AMBIENTAL

909.109,92

0

909.109,92

20 - AGRICULTURA

2.496.556,69

0

2.496.556,69

22 - INDÚSTRIA

425.674,41

0

425.674,41

26 - TRANSPORTE

4.610.524,96

0

4.610.524,96

27 - DESPORTO E LAZER

1.574.330,99

0

1.574.330,99

28 - ENCARGOS ESPECIAIS

7.584.766,27

0

7.584.766,27

99 - RESERVA DE CONTINGÊNCIA

2.135.000,00

0

2.135.000,00

Total do Município

201.267.517,89

117.001.546,75

318.269.064,64

CAPÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art. 6º Fica o Executivo autorizado a abrir créditos suplementares em reforço às dotações orçamentárias mediante o uso dos recursos previstos no artigo 43, da Lei Federal n.º 4.320, de 17 de março de 1964, observados os limites:

I - de 5% (cinco por cento) do total da despesa fixada, constante do artigo 4º desta Lei; e.

II - do valor da dotação consignada como Reserva de Contingência, para cumprir as determinações do art. 5º, III, “b” da Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 91 do Decreto-Lei n.º 200/1967 e art. 8º da Portaria Interministerial STN/SOF n.º 163/2001.

Parágrafo único. A dotação consignada como Reserva de Contingência servirá igualmente para cobrir a abertura de Créditos Adicionais Especiais autorizadas em Lei.

Art. 7º Além do disposto no artigo anterior fica o Executivo igualmente autorizado a abrir créditos suplementares:

I - necessários ao cumprimento de vinculações constitucionais, legais e de convênios ou congêneres, até o limite das sobras de exercícios anteriores desses recursos e do seu excesso de arrecadação em 2019, nos termos do art. 43, § 1º, incisos I e II, da Lei n.º 4.320, de 1964;

II - vinculados a operações de crédito até o limite dos valores contratados desde que não incluídos na estimativa de receita constante desta Lei;

III - destinados a cobrir insuficiências nas dotações orçamentárias dos grupos de natureza de despesa “Pessoal e Encargos Sociais”, “Juros e Encargos da Dívida” e “Amortização da Dívida” até o limite da soma dos valores atribuídos a esses grupos e, quando para atender ao pagamento de sentenças judiciais nas condições e formas determinadas pela Constituição, até o limite de 20% (vinte por cento) da soma dos valores dos grupos de despesas;

IV - destinados ao reforço de dotações de ações mediante a anulação de outras dotações, nos termos do art. 43, §1º, III, da Lei Federal n.º 4.320, de 1964, até o limite de 1/5 (um quinto) da receita prevista para o exercício;

V - destinados à cobertura de despesas de entidades da Administração Indireta até o limite dos respectivos superávits financeiros do exercício anterior, bem como do excesso de arrecadação das suas receitas próprias somado ao excesso de transferências financeiras a elas efetuadas durante o exercício;

VI - destinados a cobrir insuficiências no âmbito do programa de previdência municipal até o limite de 20% (vinte por cento) de cada uma de suas ações.

Art. 8º Na abertura os créditos adicionais de que tratam os artigos 6º e 7º desta Lei, bem como nas transposições, remanejamentos e transferências de que trata o art. 167, VI da Constituição, fica vedada a anulação parcial ou total de dotações provenientes de emendas individuais, efetuadas na forma e condições prescritas nos §§ 9º, 10 e 11 do art. 166 da Constituição.

§ 1º Não se aplica a proibição contida no caput em relação à parte excedente se as emendas individuais parlamentares ultrapassarem o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Tributária Ampliada do exercício de 2019 ou não observarem a divisão do limite estipulado no § 9º, do art. 166 da Constituição.

§ 2º Até 30 (trinta) dias após a publicação desta lei, o Poder Executivo informará ao Poder Legislativo, quando for o caso, que a Receita Tributária Ampliada de 2019 ficou menor do que a receita tributária ampliada estimada para 2020 e quais os valores totais a serem considerados como de execução obrigatória e não obrigatória.

§ 3º Recebido o informe de que trata o § 2º deste artigo, o Poder Legislativo indicará ao Executivo, no prazo de 15 (quinze) dias, como deverão ser consideradas as emendas para efeito do art. 142-A da LOM.

§ 4º Não recebendo a indicação prevista no parágrafo anterior, o Executivo reduzirá as dotações decorrentes das emendas individuais de maneira proporcional à variação para menos da Receita Tributária Ampliada estimada para 2020 e a efetivamente ocorrida em 2019, salvo quando isso inviabilizar tecnicamente a realização da despesa no exercício, hipótese em que a solução deverá ser dada na forma do artigo seguinte.

Art. 9º Os créditos orçamentários com dotações inseridas ou aumentadas por emendas parlamentares individuais são de execução obrigatória no exercício até o limite de 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento) da Receita Tributária Ampliada efetivamente ocorrida em 2019, observada a meação determinada no §9º do art.166 da Constituição e salvo quando houver impedimentos de ordem técnica.

§ 1º Na ocorrência de impedimento de ordem técnica, serão adotadas as medidas previstas no § 14 do art. 166 da Constituição.

§ 2º No caso de a Câmara Municipal não deliberar sobre o projeto referido no inciso III do § 14 do art. 166 da Constituição, o Poder Executivo remanejará as dotações com impedimentos justificados para outros créditos, mediante suplementações ou transposições, conforme o caso, que deixarão de ser de execução obrigatória, mas tendo sempre a menção de que os recursos são provenientes de emendas parlamentares.

§ 3º Se for verificado pelo Executivo que o comportamento da receita e da despesa durante o exercício poderá levar ao descumprimento das metas de resultado fiscal, o montante de execução obrigatória das emendas parlamentares previstas no § 11 do art. 166 da Constituição poderá ser reduzido na mesma proporção da limitação de empenhos que vier a ser imposta na forma da Lei de Responsabilidade Fiscal (art.8º).

Art. 10. Fica o Executivo autorizado a realizar, no curso da execução orçamentária, operações de crédito nas espécies, limites e condições estabelecidos em Resolução do Senado Federal e na legislação federal pertinente, especialmente na Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 11. As metas fiscais de receita e de despesa e os resultados primário e nominal apurados segundo esta Lei, constantes do Demonstrativo da Compatibilidade da Programação do Orçamento com as Metas de Resultados Fiscais, atualizam as metas fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2020.

Art. 12. As leis do Plano Plurianual e das Diretrizes Orçamentárias consideram-se modificadas por leis posteriores, inclusive pelas que criem ou modifiquem, de qualquer modo, programas, ações e valores, ou que autorizem esses procedimentos.

Art. 13. As transferências financeiras da Administração Direta para a Indireta, incluídas as efetuadas para a Câmara Municipal, e vice-versa, obedecerão ao que estiver estruturado pelos créditos orçamentários e adicionais.

Art. 14. Esta Lei entrará em vigor em 1º de janeiro de 2020.

Palácio Prefeito Cícero Marques, 27 de setembro de 2019.

LUIZ ANTONIO HUSSNE CAVANI

Prefeito Municipal