Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

MOÇÃO 0012/2019

Apresentamos à Mesa, observadas as formalidades regimentais, ouvido o Plenário, Moção de Apelo ao Srº João Dória, DD. Governador do Estado de São Paulo; Srº Cauê Macris, DD. Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo; Srº Sandro Roberto Valentini, DD. Reitor da Universidade Julio de Mesquita Filho - UNESP, para que envidem esforços para manter o curso de Engenharia Industrial Madeireira no Campus Experimental de Itapeva, bem como para envidarem esforços para transferir o curso de Engenharia Florestal do campus da UNESP de Botucatu para o Campus de Itapeva.

JUSTIFICATIVA

No início do corrente ano, houve interesse de outros campus da UNESP em absorver os Cursos de Engenharia Industrial Madeira e de Engenharia de Produção do Campus de Itapeva, mas isso não se concretizou. No dia 27/09/2019, às 10 horas, na Sala de Reuniões da Diretoria da FCA (Campus de Botucatu), aconteceu a 715ª reunião da Congregação da Faculdade de Ciências Agronômicas, em sessão extraordinária, tendo como pauta a proposta do Departamento de Ciência Florestal de transferência do Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus Experimental de Itapeva para a Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP (Campus de Botucatu), fundamentando que a Resolução UNESP 63, de 12/09/2019, dispõe sobre a regulamentação de Unidades Universitárias com departamentos com número de docentes inferior a 10. Ocorre que o Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus de Itapeva conta com 16 (dezesseis) professores e o curso de Engenharia Florestal do Campus de Botucatu conta com 05 (cinco) professores, dentre eles 02 (dois) na iminência de aposentadoria. Há de mencionar que o Curso de Engenharia Industrial Madeireira foi o primeiro curso oferecido no Campus da UNESP de Itapeva, onde foi realizado estudo de viabilidade e após aprovado, foi implantado. Consignamos que um dos objetivos da UNESP é descentralizar o Ensino Superior, levando-o para as diversas cidades do Interior do Estado, objetivando a universalização do ensino superior. Não podemos deixar de mencionar que a transferência do Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus de Itapeva para o Campus de Botucatu será o início do fim do Campus da UNESP de Itapeva, uma vez que por consequência, algum outro Campus irá absorver o Curso de Engenharia de Produção. Outrossim, a UNESP é a única Universidade Pública da Região devendo a Reitoria manter os cursos, ora oferecidos e aumenta-los gradativamente. Além disso, o laboratório do Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus da UNESP de Itapeva é um dos mais modernos do Brasil, sendo compartilhado com o Curso de Engenharia Florestal. Levando-se em consideração o número de professores do Curso de Engenharia Florestal do Campus de Botucatu e o número de professores do Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Campus de Itapeva, é sem dúvida, mais viável o Campus de Itapeva receber o Curso de Engenharia Florestal, do que o contrário. Nesse sentido, os objetivos da UNESP, quanto a universalização do ensino superior estará mantido. Sem mais para o momento, renovo nossos protestos da mais elevada estima e distinta consideração.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 30 de setembro de 2019.

DÉBORA MARCONDES

VEREADORA - PSDB

DR. PEDRO CORREA

VEREADOR - PSD

EDIVALDO NEGÃO

VEREADOR - PSD

JEFERSON MODESTO SILVA

VEREADOR - MDB

LAERCIO LOPES

VEREADOR - MDB

MARCIO SUPERVISOR

VEREADOR - PSDB

MARINHO NISHIYAMA

VEREADOR - MDB

OZIEL PIRES DE MORAES

VEREADOR - PTB

RODRIGO TASSINARI

VEREADOR - DEM

SIDNEI LARA

VEREADOR - PP

TIÃO DO TÁXI

VEREADOR - PR

TONI DO COFESA

VEREADOR - PSDB

VANESSA GUARI

VEREADORA - MDB

WILIANA SOUZA

VEREADORA - PR

WILSON ROBERTO MARGARIDO

VEREADOR - PP