Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

INDICAÇÃO 0079/2020

Indico ao Senhor Prefeito Municipal, nos termos regimentais, para que junto ao setor competente que a saúde invista em ações de conscientização, prevenção e tratamento, sobre Síndrome do Ovário Policístico (SOP).

JUSTIFICATIVA

A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.

Sua causa ainda não é totalmente esclarecida. A hipótese é que ela tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.

A falta crônica de ovulação ou a deficiência dela é o principal sinal da síndrome. Em casos mais graves, pode predispor o desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares, infertilidade e câncer do endométrio.

Diante disso, destaca-se a importância de ações do governo para que essa doença seja diagnosticada precocemente, para que possa ser tratada em tempo hábil e ações de prevenção da doença.

Palácio Vereador Euclides Modenezi, 5 de março de 2020.

VANESSA GUARI

VEREADORA - MDB