Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Atividade Legislativa - Proposituras - Íntegra

Obter Propositura em formato PDF

CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPEVA
Palácio Vereador Euclides Modenezi
Avenida Vaticano, 1135 – Jardim Pilar – Itapeva – São Paulo – 18406-380
Secretaria Administrativa

Itapeva, 30 de setembro de 2013.

MENSAGEM Nº 075 / 2013

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal,

Excelentíssimos Senhores Presidentes das Comissões Permanentes,

Excelentíssimos Senhores Vereadores,

Tenho o prazer de encaminhar a Vossas Excelências, para apreciação dessa Colenda Edilidade, o Projeto de Lei ora anexo que: “ESTIMA a receita e FIXA a despesa do Município para o exercício financeiro de 2014”.

Através do presente Projeto de Lei pretende o Executivo Municipal dispor sobre o Orçamento do Município para o exercício de 2014, compreendendo a Administração Direta e a Indireta.

A elaboração da presente propositura obedeceu às normas constitucionais em vigor e à legislação pertinente, particularmente a Lei Federal n.º 4.320, de 17 de março de 1964; a Lei Complementar n.º 101, de 4 a de maio de 2000 (LRF - Lei de Responsabilidade Fiscal); e a Lei Municipal n.º 3.553, de 15 de julho de 2013 (LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias do Município para 2014), bem como as Instruções e Portarias reguladoras editadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Ministério da Fazenda.

Os programas e ações constantes do Projeto estão perfeitamente compatíveis com os demais instrumentos da sistemática de planejamento orçamentário, consoante o que dispõe o art. 165 da Constituição Federal, tendo sido modificados, com base na faculdade contida na lei instituidora do Plano Plurianual, algumas ações, de acordo como especificado no Anexo I desta Mensagem.

O Projeto de Lei Orçamentária ora encaminhado à apreciação desta Casa Legislativa, observa os Programas concebidos no Projeto de Lei do Plano Plurianual para o período 2014/2017, em tramitação nessa Casa de Leis, elaborado nos termos do art. 165, § 1º, da Carta Magna, e classificações definidas pelas normas editadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e pelo Ministério da Fazenda.

Este projeto foi elaborado num ambiente em que as condições econômico-financeiras não são favoráveis à expansão de ações governamentais visto que foi necessário canalizar recursos na ordem de:

I – R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) destinados a amortização da dívida/serviço da dívida pública interna com o Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS;

II – R$ 597.000,00 (quinhentos e noventa e sete mil reais) destinados a amortização da dívida/serviço da dívida pública interna com o Fundo de Garantia por Tempo de Serviços – FGTS;

III – R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) destinados a pagamento do principal e juros da Operação de Crédito Contraída – Provias;

IV – R$ 551.000,00 (quinhentos e cinquenta e um mil reais) destinados a pagamento de parcelamento de dívida junto a Sabesp;

V – R$ 159.000,00 (cento e cinquenta e nove mil reais) destinados a pagamento de parcelamento junto ao CETESB;

VI – R$ 2.697.000,00 (dois milhões, seiscentos e noventa e sete mil reais) colocados à disposição da justiça para pagamento de precatórios;

VII – R$ 2.085.812,00 (dois milhões, oitenta e cinco mil, oitocentos e doze reais) destinados às diversas subvenções/auxílios sociais

VIII – R$ 2.512.000,00 (dois milhões, quinhentos e doze mil reais) destinados à transferência para a União a título de Pasep.

Adicionalmente aos comentários anteriores e atendendo ao solicitado pelo art. 22, I, da Lei Federal n.º 4.320, de 1964, apresenta-se, abaixo, demonstrativos referentes às dívidas consolidada e flutuante do município; os saldos de créditos adicionais especiais ainda não utilizados; e os restos a pagar inscritos e ainda não pagos, bem como a outros compromissos financeiros exigíveis:

Tabela 1

DÍVIDA CONSOLIDADA

Posição em 31.08.2012 – Em R$ 1,00

Especificação

Saldo Devedor (*)

Mês de Vencimento do Contrato ou Ajuste

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

(*)Parcelamento de Dívidas:

 

Previdenciárias

29.715.535,10

não consta

FGTS

216.152,86

não consta

CETESB

262.301,41

FEV/2014

Precatórios – Inscritos P.P posteriores a 05/05/2000)

10.043.286,71

não consta

Operações de Crédito

1.375.000,02

JUN/2015

SUBTOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

41.612.276,10

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

NÃO CONSTA

SUBTOTAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

0,00

TOTAL DA DÍVIDA CONSOLIDADA

41.612.276,10

(*) exclui valores inscritos em restos a pagar

Tabela 2

DÍVIDA FLUTUANTE

Posição em 31.08.2012 – Em R$ 1,00

Especificação

Valor

ADMINISTRAÇÃO DIRETA

Restos a Pagar (inclusive serviço da dívida)

5.256.297,30

Precatórios (anteriores a 05/05/2000)

18.072.303,54

Consignações

1.551.918,12

Depósitos de Diversas Origens

71.253,52

SUBOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

24.951.772,48

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

NÃO CONSTA

SUBOTAL DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

0,00

TOTAL DA DÍVIDA FLUTUANTE

24.951.772,48

Tabela 3

SALDOS DE CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS

Posição em 31/08/2012 – Em R$ 1,00

ESPECIFICAÇÃO

VALOR DECRETO

SALDO EM 31/08/2012

TOTAL DOS SALDOS DE CRÉDITOS ADICIONAIS ESPECIAIS

NADA CONSTA

NADA CONSTA

As receitas estimadas para 2014 incluídas na proposta ora apresentadas podem ser sintetizadas na forma da tabela a seguir:

Tabela 4

Receita

Valor

Administração Direta

imp. s/ a propriedade predial e territorial urbana

6.036.000,00

retidos nas fontes

2.270.000,00

retido nas fontes - outros rendimentos

397.000,00

imp.s/tr.inter vivos-bens imov.e dir.reais s/imov.

1.904.000,00

imposto sobre servicos de qualquer natureza-issqn

7.173.000,00

taxa de fiscalizacao de vigilancia sanitaria

79.000,00

tx.lic.p/func.estab.com.,ind.e prest.servicos

1.275.000,00

taxa de publicidade comercial

39.000,00

taxa de licenca para execucao de obras

110.000,00

taxa de utilizacao de area de dominio publico

25.000,00

taxa de aprovacao de projeto de construcao civil

96.000,00

emolumentos e custas processuais administrativas

1.000,00

emolumentos e custas extrajudiciais

1.000,00

taxa de limpeza publica

950.000,00

taxa de expediente

141.000,00

habite-se

2.000,00

taxa combate de incendios e sinistros

499.000,00

taxa de licenca de ambulante

1.000,00

outras taxas pela prestacao de servicos

1.000,00

contr.melh. p/pavimentacao e obras complementares

50.000,00

contrib.p.custeio do servico iluminacao publica

1.458.000,00

alugueis de imoveis urbanos

1.000,00

aluguel de ocup.de area de lazer e desporto

1.000,00

remuneracao dep. bancario - recursos do fundeb.

133.000,00

rendimento dep.bancario convenio qualis mais.

26.000,00

rend.dep.banc.bloco assist.farmac.comp.bas.-blafb

9.000,00

rend.dep.banc. bloco at.med.alta compl.amb.(blmac)

33.000,00

rend.dep.bancario - bloco da atencao basica-blatb

57.000,00

rend.dep.bancario-bloco vig.em saude (blvgs)

18.000,00

rend.dep.banc.educacao - recursos proprios.

7.000,00

rend.dep.banc.merenda escolar - dse.

11.000,00

rend.dep.banc.rec.vinc.pnaef-fund.mer.esc.pnae.

16.000,00

rend.dep.ban. recursos vinculados a qse

43.000,00

rend.dep.banc.igdbf - bolsa familia.

3.000,00

rend.dep.banc.cras - prog.atendimento esp.familia

2.000,00

rend.dep.banc. creas - prog.atendimento a familia

4.000,00

rend.dep.banc.recursos nao vinculados.

135.000,00

out.rec.concessoes e permissoes-serv.transporte

109.000,00

rec.conces.de direito real de uso de area publica

155.000,00

outras receitas agropecuarias

26.000,00

outros servicos administrativos

2.000,00

cota-parte fundo de participacao dos municipios

30.777.000,00

deducoes de receitas para o fundeb - fpm

-6.155.400,00

cota-parte do imposto s/a prop.territorial rural

532.000,00

deducoes de receitas para o fundeb - itr

-106.400,00

1% do fpm - ec 55/2007

1.366.000,00

cota-parte da compens.finan.recursos minerais-cfem

309.000,00

cota-parte do fundo especial do petroleo - fep

407.000,00

bloco da assist.farmaceutica - comp.basico-blafb.

906.000,00

bloco da atencao do mac ambul.e hospitalar-blmac

23.309.000,00

bloco da atencao basica (blatb)

5.912.008,00

bloco da vigilancia em saude (blvgs)

493.000,00

programa saude da familia

1.326.000,00

vigilancia sanitaria

79.000,00

transferencias do salario-educacao

8.120.000,00

pnaef - fundamental - merenda escolar - pnae

816.000,00

pnac - pnae - creches

458.000,00

pnaq - pnae - quilombola

9.000,00

pnap-prog.nac.alimentacao escolar - pre-escola.

247.000,00

pnaem-prog.nac.alimentacao -ensino medio

356.000,00

pnae - eja - merenda escolar - jovens e adultos

34.000,00

programa mais educacao fundamental

361.000,00

programa mais educacao quilombolas

4.000,00

programa educacao especial-aee

67.000,00

transporte escolar - pnate - ensino infantil.

39.000,00

programa nac.de apoio ao transp.escolar - pnate

377.000,00

transporte escolar - pnate - ensino medio

140.000,00

trans.financeira do icms-desoneracao-l.c. n.87/96

213.000,00

deducoes de receitas para o fundeb - l.c. 87/96

-42.600,00

cota-parte do icms

42.415.000,00

deducoes de receitas para o fundeb - icms

-8.483.000,00

cota-parte do ipva

10.253.000,00

deducoes de receitas para o fundeb - ipva

-2.050.600,00

cota-parte do ipi sobre exportacao

294.000,00

deducoes de receitas p/o fundeb - ipi exportacao

-58.800,00

royalties petroleo - cota municipal - lei 7.990/89

34.000,00

transf. de recursos do fundeb

61.754.000,00

outras restituicoes fundeb

65.000,00

transferencias financeiras-festividades municipais

700.000,00

protecao social basica - repasse federal

50.616,00

protecao social especial - repasse federal

86.860,00

reordenamento

350.000,00

igdbf - bolsa familia.

314.000,00

cras - programa atendimento integral a familia

106.000,00

creas - programa atendimento especial a familia

117.400,00

convenio - controle de glicemia - diabete

80.000,00

convenio - qualis mais

180.000,00

programa sorria sao paulo

26.000,00

dose certa-descentralizacao

167.000,00

convenio pab estadual

66.000,00

transporte escolar - ensino medio

1.802.000,00

merenda escolar - dse

1.623.000,00

convenio - fundacao casa

62.400,00

projeto forca jovem

30.000,00

projeto encontro produtivos

54.000,00

projeto atencao basica - repasse estadual

215.000,00

protecao social especial - repasse estadual

136.860,00

projeto quero vida, vida sempre

48.000,00

projeto condominio melhor viver

12.000,00

sao paulo solidario

639.000,00

mult.jur.mora tx.de fisc.e vigilancia sanitaria

1.000,00

multas e juros de mora do iptu

29.000,00

multas e juros de mora do itbi

1.000,00

mult.e juros de mora do imp.s/serv.qualq.natureza

21.000,00

multas e juros de mora das contrib. de melhoria

1.000,00

multas e juros de mora de outros tributos

17.000,00

mult.jur.mora da divida ativa do iptu

257.000,00

mult.jur.mora da div.ativa do itbi

1.000,00

multas e juros de mora da divida ativa do issqn

29.000,00

mult.jur.mora da div.ativa tx.fisc.e vig.sanitaria

1.000,00

mult.jur.mora da div.ativa das contr.de melhoria

12.000,00

mult.e juros de mora da div.ativa de out.tributos

188.000,00

multa/juros m.d.ativa contrib.serv.ilum.publica

1.000,00

multas previstas na legislacao de transito

376.000,00

multas por danos ao meio ambiente

2.000,00

infracao imobiliaria

2.000,00

infracao mobiliaria

77.000,00

outras restituicoes

23.000,00

restituicoes- cesta basica

885.000,00

restituicoes- plano saude

1.213.000,00

restituicoes desc.folha multas transito

1.000,00

receita da divida ativa - itpu - valor principal

1.833.000,00

receita divida ativa do itbi - valor principal

1.000,00

receita da divida ativa - iss - valor principal

171.000,00

rec.div.ativa - tx. fisc. vig. sanit.vl.principal

2.000,00

rec.divida ativa-contrib.melhoria-valor principal

64.000,00

rec.divida ativa conserv.log.publico-vl.principal.

13.000,00

rec.divida ativa-tx.limp.publica-valor principal

301.000,00

receita da divida ativa - taxa de combate a incend

143.000,00

rec divida ativa-tx execucao obras-valor principal

20.000,00

rec.divida ativa - tx.de licenca - valor principal

218.000,00

receita div.ativa.tx.lic.ambulante-valor principal

2.000,00

receita div.ativa-ocup. areas-valor principal

3.000,00

rec.divida ativa-taxa publicidade-valor principal

2.000,00

rec. divida ativa - outras txs.pelo poder policia

2.000,00

rec divida - tx de expediente - valor principal

7.000,00

rec.divida ativa - tx alvara de funcionamento

1.000,00

receita divida ativa ilum.publica-valor principal

2.000,00

rec.div.ativa nao trib.outras receita-vl.principal

321.000,00

eventuais

12.382.000,00

feiras

75.000,00

alienacao de sucatas

1.000,00

receita honorario advogados

170.000,00

servicos de cemiterio

4.000,00

correcao monetaria - divida ativa outras receitas

5.000,00

deposito conta judicial - casa transitoria

25.000,00

correcao monetaria da divida ativa do iptu

5.000,00

correcao monetaria divida ativa - issqn

5.000,00

correcao monetaria divida ativa - itbi

1.000,00

correcao monetaria divida ativa de impostos

5.000,00

licenca especifica para extracao mineral

5.000,00

receitas a classificar

5.000,00

cor.mon.d.a. nao tributaria outras receitas

5.000,00

ampliacao e reforma ubs bairro pacova

162.000,00

ampliacao e reforma ubs bairro alto da brancal

192.000,00

construcao ubs bom jesus

200.000,00

construcao ubs vila taquari

408.000,00

asfalto jardim bonfiglioli

250.000,00

praca da saude - requalificacao de vias urbanas

250.000,00

requalificao de vias urbanas - jd bela vista

250.000,00

construcao de portais

730.000,00

centro de inovacao tecnologica

150.000,00

aquisicao de trator agricola

90.000,00

aquisicao de caminhao

200.000,00

aquisicao de trator agricola

50.000,00

apl celeiro sudoeste paulista

1.478.708,00

reforma modernizacao centro esportivo municipal

1.000.000,00

Sub Total Administração Direta

229.088.052,00

Administração Indireta

Contribuições Sociais

7.744.000,00

Receitas de Valores Mobiliários

3.933.000,00

Receita de Serviços

3.000,00

Indenizações e Restituições

34.000,00

Contribuições Sociais Intraorçamentárias

12.757.000,00

Multas e Juros de Mora Intraorçamentárias

10.000,00

Sub Total Administração Indireta

24.481.000,00

Total da Receita Municipal

253.569.052,00

Tabela 5

Na realização das estimativas da receita foram observadas as normas constantes do art. 12 da Lei de Responsabilidades Fiscal, conforme anexo específico integrante do presente projeto de lei, tudo com base na metodologia de cálculo e premissas utilizadas a seguir descritas:

ESPECIFICAÇÃO

MEMÓRIA DE CÁLCULO

RECEITAS CORRENTES

RECEITA TRIBUTÁRIA

IMPOSTOS

IMPOSTOS S/ PATRIMONIO E A RENDA

imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana

considerando que a arrecadação no período de jan a jul/2011 representou 67,57% do total da arrecadação daquele exercício; considerando a hipotse da arrecadação no período de jan a jul/2012 representar o mesmo percentual e acrescendo 0,549% (crescimento vegetativo) +4,70% (ipca-2012) projetado para a atualização da planta genérica para 2013, + R$ 70.575,17, estima-se a receita para 2013.

IMPOSTO SOBRE A RENDA E PROVENTOS DE QUALQUER NATUREZA

retido nas fontes - trabalho

média da arrecadação de jan a jul/12 X 13 meses.

retido nas fontes - outros rendimentos

média da arrecadação de jan a jul/12 X 12 meses.

IMPOSTO SOBRE TRANSMISSÃO "INTER VIVOS" DE BENS IMÓVEIS E DE DIREITOS REAIS SOBRE IMÓVEIS

imposto sobre transmissão " inter vivos" de bens imóveis e de direitors reais sobre imóveis

(média da arrecadação de de jan a jul/12) x 12 meses x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca-2012) projetado para a atualização da planta genérica de 2013.

IMPOSTO SOBRE A PRODUÇÃO E A CIRCULAÇÃO

imposto sobre serviços de qualquer natureza - issqn

(média da arrecadação de de jan a jul/12) x 12 meses x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,50% (crescimento do pib em 2013 X 4,50% referente ao ipca para 2013).

TAXAS 

TAXAS PELO EXERCÍCIO DO PODER DE POLÍCIA

TAXA DE FISCALIZAÇÃO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA 

taxa fiscalização vigilância sanitária

(média da arrecadação de jan a jul/12 x12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

taxa de licença para funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais e prestação de serviços

(arrecadação ocorrida no período de ago/11 a jul/12, acrescida de 0,549% (crescimneto vegetativo do município) + 4,70% (ipca 2013).

TAXA DE PUBLICIDADE COMERCIAL 

taxa de publicidade comercial

(média da arrecadação de jan a jul/12 x12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

TAXA DE LICENÇA PARA EXECUÇÃO DE OBRAS 

taxa de licença para execução de obras

(média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

TAXA PELA UTILIZAÇÃO DE ÁREA DE DOMÍNIO PÚBLICO 

taxa de utilização de áreas de domínio público

(média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

TAXA APROVAÇÃO DE PROJETO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 

taxa de aprovação de projeto construção civil

(média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

TAXAS PELA PRESTAÇÃO SERVIÇOS 

emolumentos e custas processuais administrativas

estimativa sem memória de cálculo.

emolumentos e custas extrajudiciais

estimativa sem memória de cálculo.

taxa de limpeza pública

considerando que a arrecadação no período de jan a jul/2011 representou 70,327% do total da arrecadação daquele exercício; considerando a hipotse da arrecadação no período de jan a jul/2012 representar o mesmo percentual e acrescendo 0,549% (crescimento vegetativo) +4,70% (ipca-2012) projetado para a atualização da planta genérica para 2013, estima-se a receita para 2013.

OUTRAS TAXAS PRESTAÇÃO SERVIÇOS 

taxa de expediente

(média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

habite-se

(média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses) x 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca 2013).

taxa combate incendio e sinistro

considerando que a arrecadação no período de jan a jul/2011 representou 69,16% do total da arrecadação daquele exercício; considerando a hipotse da arrecadação no período de jan a jul/2012 representar o mesmo percentual e acrescendo 0,549% (crescimento vegetativo) +4,70% (ipca-2012) projetado para a atualização da planta genérica para 2013, estima-se a receita para 2013.

taxa licença de ambulante

estimativa sem memória de cálculo.

CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA 

contribuição de melhoria para pavimentação e obras complementares

equivalmente a arrecadação ocorrida no perício de ago/11 a jul/12.

RECEITAS DE CONTRIBUIÇÕES 

CONTRIBUIÇÃO PARFA O CUSTEIO DO SERVIÇO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 

contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública

(média da arrecadação de jan a jul/12 x12 meses) x 0,5490% (crescimento vegetativo do município ) x 4,70% (ipca 2013).

RECEITA PATRIMONIAL 

RECEITAS IMOBILIÁRIAS 

ALUGUÉIS 

aluguéis de imóveis urbanos

estimativa sem memória de cálculo.

OUTRAS RECEITAS DE ALUGUEIS 

aluguel de ocupação de área de lazer e desporto

estimativa sem memória de cálculo.

RECEITA DE VALORES MOBILIÁRIOS 

JUROS DE TÍTULOS DE RENDA 

JUROS DE TÍTULOS DE RENDA - RECURSOS NÃO VINCULADOS

JUROS DE TÍTULOS DE RENDA - RECURSOS VINCULADOS 

REMUNERAÇÃO DEPÓSITOS BANCÁRIOS 

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS DE RECURSOS VINCULADOS 

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS VINCULADOS - FUNDEB 

remuneração de depósitos bancários recursos do fundeb

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSISTOS BANCÁRIOS - RECEITAS VINCULADAS FUNDO DE SAÚDE 

rendimento de depósito bancário - convênio glicemia

estimativa sem memória de cálculo

rendimento de depósito bancário - convênio qualis mais.

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - bloco da assistência farmacêutica - componente básico (blafb)

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - bloco da atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (blmac)

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - bloco da atenção básica (blatb)

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - bloco da vigilância em saúde (blvgs)

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - bloco da assistência farmacêutica - componente de medicamentos de dispensação excepcional (blmex)

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - bloco de gestão do sus (blges)

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - upa - unidade de pronto atendimento

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário -saúde mental

estimativa sem memória de cálculo.

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS - RECEITAS VINCULADA A MANAUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO - MDE 

rendimento de depósitos bancários - educação - recursos próprios

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário -merenda escolar - dse

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósitos bancários - recursos vinculados ao pnaef - fundamental - merenda escolar - pnae

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósitos bancários - recursos vinculados ao pnac - pnae - creches

estimativa sem memória de cálculo

rendimento de depósito bancário - pnaq - pnae - quilombola

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - pnaem - programa nacional de alimentação - ensino médio

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - pnae - eja - merenda escolar - jovens e adultos

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - transporte escolar - pnate - ensino infantil

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósitos bancários - recursos vinculados ao peja

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósitos bancários - recursos vinculados ao pnate

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - brasil alfabetizado

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósitos bancários - recursos vinculados ao cse

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITO BANCÁRIO - RECEITA VINCULADA A AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

rendimento de depósitos bancários recursos próprios destinados à saúde

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - vig. sanitária

estimativa sem memória de cálculo.

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS - RECURSOS VINCULADOS A CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO - CIDE

rendimento de depósito bancário - recursos vinculados a cide

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS - RECEITA VINCULADA AO FUNDO NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - FNAS

rendimento de depósito bancário - apae - recursos federal

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - creches - recursos federal

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - peti

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - igdbf - bolsa família

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - cras - programa de atendimento especial a família

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - creas - programa de atendimento a família

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - creas - medida sócio-educativa

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS BANCÁRIOS DE OUTROS RECURSOS VINCULADOS 

rendimento de depósito bancário cipi - contribuição para iluminação pública

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - festividades municipais

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - ativos patrimoniais

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - multas de trânsito

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - casa transitória

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósitos bancários - recursos vinculados ao convênio transporte de alunos - ensino médio

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - creches /entidades.

estimativa sem memória de cálculo

rendimento de depósito bancário - convênio - projeto atenção a família - renda cidadã

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - fundação casa

estimativa sem memória de cálculo.

rendimento de depósito bancário - fumbom - fundo municipal de bombeiros

estimativa sem memória de cálculo

rendimento de depósito bancário - fumcad - fundo municipal da criança e adolescentes

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - recursos -fep

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - recursos -cfem

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - convênio diversos bairros - cef

estimativa sem memória de cálculo

rendimento de depósito bancário - transportes escolar - pnate, ensino médio

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

rendimento de depósito bancário - construção de sala plilão d'água

estimativa sem memória de cálculo.

REMUNERAÇÃO DE DEPÓSITOS DE RECURSOS NÃO VINCULADOS 

rendimento de outros depósitos bancários de recursos não vinculados

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

RECEITA DE CONCESSÃO E PERMISSÕES 

RECEITA DE CONCESSÃO E PERMISSÕES - SERVIÇOS 

outras receitas de concessões e permissões - serviços de transporte

12 parcelas de R$ 9.060,00, acrescido de 4,70% (ipca 2013)

RECEITA DE CONCESSÃO E PERMISSÕES - PELA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS 

OUTRAS RECEITAS DE CONCESSÃO E PERMISSÕES - RECURSOS NATURAIS 

RECEITA DE CONCESSÕES E PERMISSÕES - DIREITO DE USO DE BENS PÚBLICOS 

RECEITA DE CONCESSÃO DE DIREITO REAL DE USO DE ÁREA PÚBLICA 

receita de concessão de direito real de uso de área pública.

a mesma arrecadação ocorrida em 2011

RECEITA AGROPECUÁRIA 

OUTRAS RECEITAS AGROPECUÁRIA 

outras receitas agropecuária

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

RECEITA DE SERVIÇOS 

SERVIÇOS DE SAÚDE 

OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE 

outros serviços de saúde

estimativa sem memória de cálculo.

SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS 

SERVIÇOS DE VENDA DE EDITAIS 

serviços de venda de editais

estimativa sem memória de cálculo.

OUTROS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS 

outros serviços administrativos

(média da arrecadação de jan a jul/12) x 12 meses x 4,50% (ipca de 2013).

TRANSFERÊNCIAS CORRENTES 

TRANSF. INTERGOVERNAMENTAIS 

TRANSFERÊNCIA DA UNIÃO 

PARTICIPAÇÃO RECEITA DA UNIÃO 

cota-parte - fundo de particição dos município

(média da arrecadação de jan a jul/12 x12 meses) x 4,45% (ec. 55/2007) x 4,5% (crescimento do pib (2013) x 4,70% (ipca 2013)); Previsão CONAN =R$ 30.692.205,00.

cota-parte do imposto sobre a propriedade territorial rural

arrecadação ocorrida no período de ago/11 a jul/12 acrescido de 4,70% (ipca previsto para 2012).

TRANSFERÊNCIA DA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA EXPLORAÇÃO DE RECURSOS NATURAIS 

cota-parte da compensação financeira de recursos minerais - cfem

média da arrecadação ocorrida no período e jan a jul/12 X 12 meses acrescido do pib nacional projetado para 2013 (4,50%).

cota-parte do fundo especial do petróleo - fep

média da arrecadação ocorrida no período e jan a jul/12 X 12 meses acrescido do pib nacional projetado para 2013 (4,50%).

TRANSFERÊNCIA DE RECURSOS DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS - REPASSE FUNDO A FUNDO 

bloco da assistência farmacêutica - componente básico (blafb)

12 parcelas de R$ 48.151,40 X 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca projetado para 2012).

bloco da atenção de média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar (blmac)

média da arrecadação ocorrida no período de mai a jul/2012 X 12 meses acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca projetado para 2012.

bloco da atenção básica (blatb)

arrecadação verificada em jul/2012 X 12 meses acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) x 4,70% (ipca projetado para 2012)

bloco da vigilância em saúde (blvgs)

média da arrecadação ocorrida no período e jan a jul/12 X 12 meses acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) + 4,70% (ipca projetado para 2012.)

bloco da assistência farmacêutica - componente de medicamentos de dispensação excepcional (blmex)

estimativa sem memória de cálculo.

bloco de gestão do sus (blges)

estimativa sem memória de cálculo.

TRANSFERÊNCIAS DE RECURSOS DO FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO - FNDE 

transferência do salário-educação

estimativa da receita previista pelo mec para 2012 acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município + 4,70% (ipca previsto para 2012).

TRANSFERÊNCIAS DIRETAS DO FNDE REFERENTES AO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR - PNAE 

pnaef - fundamental - merenda escolar - pnae

(13.267 aluno, R$ 0,30 por aluno, 200 dias letivos) + 2.848 alunos do programa mais educação a (R$ 0,90 - R$ 0,30) por aluno x 200 dias letivos, acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) e 4,70% (ipca projetado para 2012).

pnac - pnae - creches

1.954 aluno, R$ 1,00 por aluno, 200 dias letivos acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) e 4,70% (ipca projetado para 2012).

pnaq - pnae - quilombola

77 alunos a R$ 0,60 per capita + 1 aluno a R$ 1,00 per capita durante 200 dias letivos + 64 alunos a R$ 0,30 per capita durante 200 dias letivos, sobre o resultato aplica-se 0,549% (crescimento vegetativo do município) e 4,70% (ipca projetado para 2012).

pnap - pré-escola-programa nacional de alimentação escolar

2.482 alunos, R$ 0,50 por aluno, 200 dias letivos acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) e 4,70% (ipca projetado para 2012).

pnaem - programa nacional de alimentação - ensino médio

5.949 alunos, R$ 0,30 por aluno, 200 dias letivos acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) e 4,70% (ipca projetado para 2012).

pnae - eja - merenda escolar - jovens e adultos

223+309 alunos, R$ 0,30 por aluno, 200 dias letivos acrecido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) e 4,70% (ipca projetado para 2012).

TRANSFERÊNCIAS DIRETAS DO FNDE REFERENTES AO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE DO ESCOLAR - PNATE 

transporte escolar - pnate - ensino infantil

10 parcelas de R$ 2.285,98 X 0,549% (crescimento vegetativo do município) X 5,70% (ipca projetado para 2012).

transferência diretas do fnde referentes ao programa nacional de apoio ao transporte do escolar - pnate, transporte escolar fundamental.

10 parcelas de R$ 33.946,75 X 0,549% (crescimento vegetativo do município) X 5,70% (ipca projetado para 2012).

transporte escolar - pnate - ensino médio

10 parcelas de R$ 11.672,77 X 0,549% (crescimento vegetativo do município) X 5,70% (ipca projetado para 2011).

OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DIRETAS DO FNDE 

peja - programa de alfabetização de jovens e adultos

estimativa sem memória de cálculo

brasil alfabetizado

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIA FINANCEIRA DO ICMS - DESONERAÇÃO - L.C Nº 08/96 

transferências financeiras do icms-desoneração - lc. 87/96

12 parcelas de R$ 16.399,64 X 4,50% (crescimento do pib (2013) X 4,70% (ipca projetado para 2012).

OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO 

TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS 

PARTICIPAÇÃO NA RECEITA DOS ESTADOS 

cota-parte do icms

média da arrecadação verificada no período de jan a jul/12 X 12 meses acrescido de 2,55% (elevação do índice de participação), 4,50% (crescimento do pib em 2013 e 4,70% do ipca projetado para 2012.(projeção conam = R$ 38.631.555,00)

cota-parte do ipva

considerando que a arrecadação no período de jan a jul/2012 representou 75,36% do total da arrecadação daquele exercício; considerando que a arrecadação verificada no período de jan a jul/2012 represente o mesmo percentual para o exercício de 2.012, e que acrescido de 4,50% referente ao pib de 2013 + 5,70% referente ao ipca projetado para 2012, estima-se a receita para 2013.

cota-parte do ipi sobre exportação

média da arrecadação verificada no período de jan a jul/12 X 12 meses acrescido de 2,55% (elevação do índice de participação), 4,50% (crescimento do pib em 2013 e 4,70% do ipca projetado para 2012.(projeção conam = R$ 344.254,00).

cota-parte da contribuição de intervenção no domiício econômico - cide

04 parcelas de R$ 35.792,87 X 4,50% (crescimento do pib (2013) X 4,70% (ipca projetado para 2012).

TRANSFERÊNCIA - COTA PARTE DA COMPENSAÇÃO FINANCEIRA 

COTA-PARTE ROYALTIES COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PELA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO - LEI 7.990/89 - ART. 9º 

royalties petróleo - cota municipal - lei 7.990/89-Art.9º

média da arrecadação verificada no período de jan a jul/12 X 12 meses acrescido de 4,50% (crescimento do pib (2013) X 4,70% (ipca 2013).

TRANSFER. MULTIGOVERNAMENTAIS 

transferência de recursos do fundo de manutenção e desenvolvimento da educação básica e de valorização dos profissionais da educação - fundeb

arrecadação prevista para 2.012 - estimativa mec (R$ 60.906.670,18) acrescida pelo inpc estimado para 2012 95,00%) + crescimento vegetativo do município (0,549%).

restituições - fundeb

mesma arrecadação ocorrida no período de ago/11 a jul/12

TRANSFERÊNCIAS DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS 

transferências de instituições privadas

estimativa sem memória de cálculo

transferências financeiras - festividades municipais

equivalente a arrecadação verificada no período de set/11 a ago/12 acrescido pelo ipca projetado para 2012 (5,70%)

transferência de instituição privada fundo municipal de esportes

média da arrecadação ocorrida no período de jan a jul/12 X 12 meses

transferência de instituição privadas para o fundo municipal do turismo - fumtur

estimativa sem memória de cálculo

transferência de instituição privadas para o fundo municipal da cultura

estimativa sem memória de cálculo

transferência de instituição privadas para o fundo municipal de proteção do patrimônio, histórico, arquitetônico, artístico e turístico de itapeva

estimativa sem memória de cálculo

transferência de instituição privadas para o fumcad

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIAS DE PESSOAS

 

transferências de pessoa

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS 

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIO DA UNIÃO E SUAS ENTIDADES 

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIO DA UNIÃO DESTINADOS A PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 

apae - repasse federal (serviço de proteção social especial - paif/creas)

valor do convênio (36.720,00)

creches - repasse federal (serviço de proteção social básica para criança e idoso

valor dos convênios = soma(25.308,00 + 25.308,00)

peti - programa de erradicação do trabalho infantil

12 parcelas de R$ 13.500,00

igdbf - bolsa família

média da arrecadação ocorrida no período de jan a jul/12 X 12 meses.

cras - programa atendimento integral a família

12 parcelas de R$ 9.000,00

creas - programa atendimento especial a família

média da arrecadação ocorrida no período de jan a jul/12 X 12 meses.

creas - medida sócio-educativa

12 parcelas de R$ 2.200,00

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIO DA UNIÃO DESTINADOS A PROGRAMAS DE COMBATE A FOME 

OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIO DA UNIÃO 

TRANSFERÊNCIAS DOS ESTADOS E DE SUAS ENTIDADES 

TRANSFERÊNCIAS CONVÊNIO DO ESTADO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 

controle de glicemia - diabete

estimativa sem memória de cálculo

programa sorria são paulo

valor do convênio

convênio - qualis mais

receita equivalente a arrecadação ocorrida no período de ago/11 a jul/12

dose certa - descentralização

equivalente a arrecadação verificada no período de set/11 a ago/12

TRANSFERÊNCIAS CONVÊNIOS DOS ESTADOS - EDUCAÇÃO DESTINADAS A PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 

transporte escolar - ensino médio

10 parcelas de R$ 98.504,90

merenda escolar - d.s.e

a mesma arrecadação ocorrida em 2011.

OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS DO ESTADO  

convênio - esporte social

não fazer previsão

creches/entidades - repasse estadual

valor dos convênios = soma(57.000,00+82.860,00+39.600,000

projeto atenção a família - espaço amigo

12 parcelas de R$ 2.500,00

convênio fundação casa

12 parcelas de R$ 5.200,00

convênio fussesp - processo 82/2012

ver convênio

OUTRAS RECEITAS CORRENTES 

MULTAS E JUROS DE MORA 

MULTAS/JUROS DE MORA TRIBUTOS 

multas e juros de mora de taxa de fiscalização e vigilância sanitária

estimativa sem memória de cálculo

multas e juros de mora do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - iptu

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

multas e juros de mora do imposto sobre a transmissão inter-vivos de bens imóveis - itbi

estimativa sem memória de cálculo

multa e juros de mora do imposto sobre serviços de qualquer natureza - iss

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

multas e juros de mora das contribuições de melhoria

estimativa sem memória de cálculo

MULTAS E JUROS DE MORA DE OUTROS TRIBUTOS 

MULTAS E JUROS DE MORA DE OUTROS TRIBUTOS 

multas juros de mora de outros tributos

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

MULTAS E JUROS DE MORA DA DÍVIDA ATIVA DOS TRIBUTOS 

multas e juros de mora da dívida ativa do imposto sobre a propriedade predial e territorial - iptu

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4.70% (ipca projetado para 2012).

multas e juros de mora da dívida ativa do imposto sobre a transmissão inter-vivos de bens imóveis - itbi

estimativa sem memória de cálculo

multas e juros de mora da dívida ativa do imposto sobre serviços de qualquer natureza - issqn

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

multas e juros de mora da dívida ativa da taxa de fiscalização e vigilância sanitária

estimativa sem memória de cálculo

multas e juros de mora da dívida ativa das constribuições de melhoria

estimativa sem memória de cálculo

MULTAS E JUROS DE MORA DA DÍVIDA ATIVA DE OUTROS TRIBUTOS 

multa/juros de mora da dívida ativa de outros tributos

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

MULTAS E JUROS DE MORA DA DÍVIDA ATIVA DAS CONTRIBUIÇÕES 

MULTAS E JUROS DE MORA DA DÍVIDA ATIVA DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES 

MULTAS E JUROS DE MORA DA DÍVIDA ATIVA DE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES 

multas e juros de mora da dívida ativa da contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública

estimativa sem memória de cálculo

MULTAS DE OUTRAS ORIGENS 

multas previstas na legislação de trânsito

média da arrecadação verificada no período de jan a jul/12 X 12 meses acrescido de 0,549% (crescimento vegetativo do município) + 4,70% (ipca projetado para 2012).

MULTA POR DANOS AO MEIO AMBIENTE 

multas por danos ao meio ambiente

estimativa sem memória de cálculo

MULTA POR INFRAÇÃO A LEGISLAÇÃO DE LICITAÇÃO 

multa por infração a legislação de licitação

estimativa sem memória de cálculo

OUTRAS MULTAS 

infração imobiliária

estimativa sem memória de cálculo

infração mobiliária

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

INDENIZAÇÕES E RESTITUIÇÕES 

RESTITUIÇÕES 

OUTRAS RESTITUIÇÕES 

outras restituições

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA 

RECEITA DIVIDA ATIVA TRIBUTÁRIA 

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DO IMPOSTO SOBRE A PROPRIEDADE PREDIAL E TERRITORIA URBANA - IPTU 

receita da dívida ativa do imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - iptu - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X4,70% (ipca projetado para 2012).

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DO IMPOSTO SOBRE A TRANSMISSÃO INTER-VIVOS DE BENS IMÓVEIS - ITBI 

receita da dívida ativa do imposto sobre a tansmissão inter-vivos de bens imóveis - itbi - valor principal

estimativa sem memória de cálculo

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DO IMPOSTO SOBRE SERVIÇOS DE QUALQUER NATUREZA - ISS 

receita da dívida ativa do imposto sobre serviços de qualquer natureza - iss - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DA TAXA DE FICALIZAÇÃO E VIGILÂNCIA SANITÁRIA 

receita da dívida ativa - taxa de fiscalização e vigilância sanitária - valor principal

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária da dívida ativa - taxa de fiscalização e vigilância sanitária

estimativa sem memória de cálculo

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DAS CONTRIBUIÇÕES DE MELHORIA 

receita da dívida ativa - contribuição de melhoria - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - contribuição de melhoria

estimativa sem memória de cálculo

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DE OUTROS TRIBUTOS 

RECEITA DA DÍVIDA ATIVA DE OUTROS TRIBUTOS 

receita da dívida ativa - conservação de logradouro público - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - conservação de logradouro público

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa - taxa de limpeza pública - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - taxa de limpeza pública

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa - taxa de combate à incêndios e sinistros - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - taxa de combate à incêndios e sinistros

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa - taxa de execução de obras - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - taxa de execução de obras

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa - taxa de licença - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - taxa de licença

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa - taxa de licença ambulante - valor principal

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária da dívida ativa - taxa de licença ambulante

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa - ocupação de áreas - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - ocupação de áreas

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa taxa de publicidade - valor principal

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária da dívida ativa taxa de publicidade

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa de outras taxas pelo poder de polícia

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa da taxa de expediente - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa - taxa de expediente

estimativa sem memória de cálculo

receita da dívida ativa da taxa de alvará de funcionamento

estimativa sem memória de cálculo

RECEITA DIVIDA ATIVA NÃO TRIBUTÁRIA 

RECEITA DIV. ATIVA OUTRAS CONTRIBUIÇÕES 

receita da dívida ativa - iluminação pública - valor principal

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária da dívida ativa - iluminação pública

estimativa sem memória de cálculo

RECEITA DIVIDA ATIVA NÃO TRIBUTÁRIA DE OUTRAS RECEITAS 

receita da dívida ativa não tributária de outras receitas - valor principal

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses X 4,70% (ipca projetado para 2012).

correção monetária da dívida ativa não tributária de outras receitas

estimativa sem memória de cálculo

RECEITAS CORRENTES DIVERSAS 

OUTRAS RECEITAS 

eventuais

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses

feiras

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses

alienação de sucatas

estimativa sem memória de cálculo

receita honorário advogados

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses

fundo social de solidariedade

estimativa sem memória de cálculo

serviços de cemitério

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária dívida ativa de outras receitas

estimativa sem memória de cálculo

depósito conta judicial - casa transitória

média da arrecadação de jan a jul/12 x 12 meses

correção monetária da dívida ativa do iptu

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária da dívida ativa do issqn

estimativa sem memória de cálculo

correção monetária da dívida ativa do itbi

estimativa sem memória de cálculo

licença específica para extração mineral

estimativa sem memória de cálculo

RECEITAS DE CAPITAL 

ALIENAÇÃO DE BENS 

ALIENAÇÃO DE BENS MÓVEIS 

ALIENAÇÃO DE OUTROS BENS MÓVEIS 

alienação de outros bens móveis

estimativa sem memória de cálculo

ALIENAÇÃO DE BENS IMÓVEIS 

ALIENAÇÃO DE OUTROS BENS IMÓVEIS 

alienação de outros bens imóveis

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIAS DE CAPITAL 

TRANSFERÊNCIA DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS 

transferências de instituições privadas

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS 

TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DA UNIÃO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 

TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DA UNIÃO E DE SUAS ENTIDADES 

upa - unidade de pronto atendimento

estimativa sem memória de cálculo

construção de ambulatório médico saúde mental e caps II

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DA UNIÃO DESTINADAS A PROGRAMA DE EDUCAÇÃO 

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS DA UNIÃO DESTINADOS A PROGRAMAS DE SANEAMENTO BÁSICO 

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS DA UNIÃO DESTINADOS A PROGRAMAS DE INFRA-ESTRUTURA EM TRANSPORTE 

convênio infra-estrutura diversos bairros

estimativa sem memória de cálculo

OUTRAS TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS DA UNIÃO  

pilão d'água - construção de centro de eventos e benfeitorias de apoio

estimativa sem memória de cálculo

construção do teatro municipal

estimativa sem memória de cálculo

TRANSFERÊNCIAS DE CONVÊNIOS DOS ESTADOS E DE SUAS ENTIDADES 

TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DO ESTADO UNIÃO PARA O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS 

TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DOS ESTADOS DESTINADOS A PROGRAMA DE MEIO AMBIENTE 

TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DOS ESTADOS DESTINADOS A PROGRAMA DE INFRA-ESTUTURA DE TRANSPORTES 

convênio - recapeamento asfáltico - convênio 57/12 2.000.000.

estimativa sem memória de cálculo

OUTRAS TRANSFERÊNCIA DE CONVÊNIO DOS ESTADOS  

construção do teatro municipal

estimativa sem memória de cálculo

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

contribuição patronal ativo – prefeitura

16,00% dos vencimentos base de cálculo

contribuição patronal ativo – câmara

16,00% dos vencimentos base de cálculo

contribuição patronal – ipmi

16,00% dos vencimentos base de cálculo

contribuição do servidor – prefeitura

11,00% dos vencimentos base de cáluclo

contribuição do servidor – câmara

11,00% dos vencimentos base de cáluclo

contribuição do servidor – ipmi

11,00% dos vencimentos base de cáluclo

contribuição dos inativos – prefeitura

11,00% do que exceder do teto do rgps

contribuição dos pensionistas – prefeitura

11,00% do que exceder do teto do rgps

remuneração dos investimentos do rpps renda fixa

aplicação em renda fixa das contribuições patronal e do servidor, da prefeitura, da câmara e do ipmi (taxa de 11,79%) ao ano.

remuneração dos investimentos do rpps renda variável

estimativa sem memória de cálculo

outros serviços administrativos

estimativa sem memória de cáluclo

compensação entre rgps e rpps

estimativa sem memória de cálculo

multas/juros contribuição patronal

estimativa sem memória de cálculo

DEDUÇÃO DE RECEITAS 

DESCONTOS CONCEDIDOS 

descontos concedidos, iptu - pagamento à vista

5,00% de desconto por pagamento à vista

RECEITAS CORRENTES 

FUNDEB 

RECEITAS CORRENTES 

dedução de receita do fpm - fundeb e redutor financeiro

20,00% da receita base

dedução da receita para formação do fundeb - itr

20,00% da receita base

dedução de receita para a formação do fundeb - icms desoneração - lei complementar 87/96

20,00% da receita base

dedução de receita para formação do fundeb - icms

20,00% da receita base

dedução de receita para formação do fundeb - ipva

20,00% da receita base

dedução de receita para a formação do fundeb - ipi – exportação

20,00% da receita base

Na proposta ora apresentada, o mandamento constitucional que determina a aplicação de, pelo menos, 25% (vinte e cinco por cento) das receitas resultantes de impostos na manutenção e desenvolvimento do ensino está sendo observado.

Ao preparar sua proposta orçamentária para 2014, o Executivo obedeceu ao dispositivo constitucional constante da Emenda Constitucional n.º 53, de 19 de dezembro de 2006, destinando pelo menos 25% (vinte e cinco por cento) da receita oriunda de impostos próprios e transferidos, nos termos do que dispõe o artigo 212 da Constituição Federal, na educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação especial, identificados nos programas e ações a que correspondem essas destinações. Da mesma forma, as vinculações dos recursos a serem recebidos do FUNDEB estão sendo obedecidos, assim como todas as demais vinculações legais existentes, conforme demonstram tabelas (6 e 7) abaixo, mostrando, também, as demais vinculações legais existentes em favor do ensino:

Tabela 6

ESPECIFICAÇÃO DAS RECEITAS

RECEITA BRUTA

%

VALOR A APLICAR

 

Receitas Resultantes de Impostos (CF, art. 212):

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana

6.036.000,00

25

1.509.000,00

Imposto sobre a Transmissão Inter–Vivos de Bens Imóveis

1.904.000,00

25

476.000,00

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza

7.173.000,00

25

1.793.250,00

Imposto de Renda Retido na Fonte

2.667.000,00

25

666.750,00

Dívida Ativa de Impostos

2.016.000,00

25

504.000,00

Multas e Juros de Mora de Impostos

338.000,00

25

84.500,00

Quota–Parte do Fundo de Participação dos Municípios

30.777.000,00

25

7.694.250,00

Quota Parte do Imposto Territorial Rural

532.000,00

25

133.000,00

Quota–Parte do Fundo de Participação dos Municípios – Emenda 55

1.366.000,00

25

341.500,00

Quota–Parte do IPI–Exportações

294.000,00

25

73.500,00

Compensação Financeira LC 87/96 (Lei Kandir)

213.000,00

25

53.250,00

Quota Parte do Imposto s/ Cir. de Mercadorias e Serviços

42.415.000,00

25

10.603.750,00

Quota–Parte do Imposto s/ a Prop. de Veículos Automotores

10.253.000,00

25

2.563.250,00

Subtotal a ser Aplicado (CF era 212)

26.496.000,00

Outras Receitas Vinculadas ao Ensino:

Outras Transferências da União vinculadas ao ensino

11.028.000,00

100

11.028.000,00

Outras Transferências do Estado vinculadas ao ensino

3.425.000,00

100

3.425.000,00

Rendimento de Aplicação Financeira das Contas Decendiais

7.000,00

100

7.000,00

Receita recebida do FUNDEB (retorno)

61.754.000,00

100

61.754.000,00

Rendimento de Aplicação Financeira do FUNDEB

133.000,00

100

133.000,00

Subtotal a ser Aplicado (Outros Vinculados)

76.347.000,00

Total Mínimo a ser Aplicado no Ensino

102.843.000,00

Tabela 7

DESPESAS COM MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO

VALOR

Dedução de Receita para Formação do FUNDEB

17.170.000,00

Programa Educação de Qualidade: Desenvolvimento Regional

87.000.000,00

Total Aplicado no Ensino

Total Mínimo a ser Aplicado no Ensino

104.170.000,00

No que respeita às ações e serviços públicos de saúde, o município tem por obrigação destinar-lhes, em 2014, pelo menos 15% (quinze por cento) das receitas de impostos, conforme estabelecido pela Lei Complementar n.º 141, de 13 de janeiro de 2012. Os demonstrativos abaixo comprovam o atendimento a esse mandamento legal:

Tabela 8

ESPECIFICAÇÃO DAS RECEITAS

RECEITA BRUTA

%

VALOR A APLICAR

 

Receitas Resultantes de Impostos (CF, art. 212):

Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana

6.036.000,00

15

905.400,00

Imposto sobre a Transmissão Inter–Vivos de Bens Imóveis

1.904.000,00

15

285.600,00

Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza

7.173.000,00

15

1.075.950,00

Imposto de Renda Retido na Fonte

2.667.000,00

15

400.050,00

Dívida Ativa de Impostos

2.016.000,00

15

302.400,00

Multas e Juros de Mora de Impostos

338.000,00

15

50.700,00

Quota–Parte do Fundo de Participação dos Municípios

30.777.000,00

15

4.616.550,00

Quota Parte do Imposto Territorial Rural

532.000,00

15

79.800,00

Quota–Parte do IPI–Exportações

294.000,00

15

44.100,00

Compensação Financeira LC 87/96 (Lei Kandir)

213.000,00

15

31.950,00

Quota Parte do Imposto s/ Cir. de Mercadorias e Serviços

42.415.000,00

15

6.362.250,00

Quota–Parte do Imposto s/ a Prop. de Veículos Automotores

10.253.000,00

15

1.537.950,00

Subtotal a ser Aplicado

15.692.700,00

Outras Receitas Vinculadas a Saude

Outras Transferências da União vinculadas a Saude

32.987.008,00

100

32.987.008,00

Outras Transferências do Estado vinculadas a Saude

519.000,00

100

519.000,00

Subtotal a ser Aplicado (Outros Vinculados)

33.506.008,00

Total Mínimo a ser Aplicado na Saúde

49.108.708,00

Tabela 9

DESPESAS COM AÇÕES E SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE

VALOR

Programa Saude Humanizada e Referencia do Sudoeste Paulista

56.643.158,00

Total Aplicado na Saúde

56.643.158,00

Total Mínimo a ser Aplicado na Saúde

49.108.708,00

O orçamento municipal compreende a administração direta. onde o orçamento da seguridade social é representado por todas as ações das áreas de saúde, previdência e assistência social constantes dos orçamentos da administração direta.

Os recursos orçamentários do Município serão aplicados segundo o Projeto de Lei do Orçamento Anual, estimando as receitas, segundo os artigos 2º e 3º e fixando as despesas, segundo os artigos 4º e 5º.

Na definição das despesas a serem incluídas no orçamento, o primeiro critério adotado por meu governo foi o de cumprir as exigências contidas na legislação pertinente, em especial a Lei de Responsabilidade Fiscal, como a limitação dos gastos com pessoal do Executivo e do Legislativo, obedecido, neste caso, também, os limites fixados pelo artigo 29-A da Constiuição Federal; destinação de recursos para o pagamento do serviço da dívida de modo a obedecer aos limites legais constantes de Resolução do Senado Federal; cumprimento de sentenças judiciais e pagamento de outras despesas de caráter obrigatório. O segundo critério foi o de destinar recursos para a manutenção de todos os serviços atualmente prestados à comunidade e realização de investimentos que possibilitem a ampliação e melhoria dos mesmos.

Quanto aos projetos, a prioridade foi a de garantir recursos para o prosseguimento daqueles já iniciados e para a manutenção do patrimônio público municipal para, depois, destinar recursos para novos projetos.

Com relação aos fundos especiais, para os efeitos do art. 2º, § 2º, inciso I, da Lei n.º 4.320, de 1964, a discriminação de suas receitas faz parte do quadro geral de receitas integrantes do presente projeto. Os planos de aplicação estão definidos segundo unidades orçamentárias criadas para cada fundo existente no município.

  

A propositura prevê os instrumentos de ajuste do orçamento, por meio do mecanismo correspondente, ou seja, a abertura de créditos adicionais suplementares, cujo pedido de autorização foi incluído neste projeto.

O projeto contempla reserva de contingência nos montantes definidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias para atender passivos contingentes e outros riscos e eventos fiscais imprevistos, nos termos em que dispões artigo 5°, inciso III, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Em complemento ao que já foi exposto e atendendo ao disposto no artigo 5º da Lei de Responsabilidade Fiscal, são apresentados 5 (cinco) anexos a esta mensagem, a saber:

Anexo I – Demonstrativo das Transferências Financeiras;

Anexo II – Demonstrativo do Efeito sobre Receitas e Despesas Decorrente de Concessão de Benefícios Tributários, Creditícios e Financeiros;

Anexo III – Demonstrativo das Medidas de Compensação à Renúncias de Receitas;

Anexo IV – Demonstrativo das Medidas e Compensação ao Aumento de Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado; e

Anexo V – Demonstrativo do Cálculo da Receita Correntes Líquida e das Correspondentes Despesas com Pessoal de Competência do Poder Executivo e Legislativo.

ANEXO I

DEMONSTRATIVO DAS TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS

ENTIDADE ORIGEM

ENTIDADE DESTINO

FINALIDADE

FT

C.APL.

VALOR

PREVISTO

PREFEITURA MUNICIPAL

CÂMARA UNICIPAL

REPASSE DE DUOCÉCIMO

01

110 0000

6.996.780,00

TOTAL

6.996.780,00

ANEXO II

(Art. 165, § 6º, Constituição Federal; e Art. 5º, II, 1ª parte – LRF)

DEMONSTRATIVO DO EFEITO SOBRE RECEITAS E DESPESAS DECORRENTES DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS TRIBUTÁRIOS, CREDITÍCIOS E FINANCEIROS

 

BENEFÍCIOS

ESTIMATIVA R$

Efeito sobre receita/despesa orçamentária

% sobre

Receita

Despesas

1. Creditícios

0,00

0,00

0,00

2. Financeiros:

2.1 Subvenções Sociais

2.085.812,00

0,91

0,094

3.Fiscais

3.1 – IPTU E TAXAS

120.000,00

1,99% (sobre a previsão do IPTU

0,05 (sobre a despesa orçamentária)

ANEXO III

DEMONSTRATIVO DAS MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO A RENÚNCIAS DE RECEITAS

(Arts. 5°, II, e 14 da LRF)

(dados extraídos da LDO/2013)

Discriminação da Receita

Montante das Renúncias Fiscais(em R$)

Medidas de Compensação adotadas

IPTU E ISSQN – remissão de pequenos débitos;

15.000,00

Crescimento vegetativo do IPTU

IPTU E TAXAS DE CONSTRUÇÃO – isenção – instalações de novas indústrias

10.000,00

Crescimento vegetativo do IPTU

TOTAL DAS RENÚNCIAS FISCAIS

25.000,00

 

ANEXO IV

DEMONSTRATIVO DAS MEDIDAS DE COMPENSAÇÃO AO AUMENTO DE DESPESAS OBRIGATÓRIAS DE CARÁTER CONTINUADO

(Arts. 5°, II, 2° parte; e 17 da LRF)

DISCRIMINAÇÃO DOCC NOVAS

MEDIDA DE COMPENSAÇÃO

VALOR ESTIMADO (R$1,00)

Revisão Salarial de servidores e agentes políticos

Já inseridas na despesa orçamentária

6.500.000,00

OBS: Cálculo referente a servidores e agentes políticos do Poder Executivo

ANEXO V

DEMONSTRATIVO DE CÁLCULO DA RECEITA CORRENTE LÍQUIDA E DAS CORRESPONDENTES DESPESAS COM O PESSOAL DE COMPETÊNCIA DO PODER EXECUTIVO E LEGISLATIVO

ESPECIFICAÇÃO

VALOR ESTIMADO PARA 2013

RECEITA CORRENTE DA PREFEITURA

240.574.144,00

RECEITA CORRENTE DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIAL MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

3.970.000,00

(-) RETENÇÃO P/ FORMAÇÃO DO FUNDEF

-16.896.800,00

RECEITA CORRENTE LÍQUIDA

227.647.344,00

DESPESAS COM PESSOAL E ENCARGOS

114.330.000,00

PERCENTUAL DO TOTAL DA DESPESA COM PESSOAL EM RELAÇÃO À RECEITA CORRENTE LÍQUIDA

50,22%

Com esta exposição espero ter oferecido aos Senhores Vereadores todas as informações de que necessitam para bem compreender o conteúdo da proposta ora submetida à apreciação dessa Egrégia Câmara Municipal.

Por outro lado, permaneço à disposição de todos para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários e reafirmo a certeza de que os Senhores Edis saberão dar ao presente projeto a atenção a que faz jus, por ser o mais importante instrumento de implementação das ações que o Município realiza para bem servir sua população.

Por ocasião de Audiência Pública a ser realizada nessa Casa de Leis, em cumprimento do disposto no art. 48, parágrafo único, da Lei de Responsabilidade Fiscal, este Executivo enviará seus técnicos para oferecer as explicações e justificativas que porventura venham a ser solicitadas durante a sua realização.

Ante o exposto, requer-se a este Legislativo a aprovação da presente propositura.

Certo de poder contar com a concordância dos Nobres Vereadores desta D. Casa de Leis, aproveito o ensejo para renovar a Vossas Excelências meus elevados protestos de estima e consideração.

Atenciosamente,

JOSÉ ROBERTO COMERON

Prefeito Municipal

PROJETO DE LEI Nº 131 / 2013

ESTIMA a receita e FIXA a despesa do Município para o exercício financeiro de 2014.

O Prefeito Municipal de Itapeva, Estado de São Paulo, no uso das atribuições que lhe confere o art. 66, III e VI, da LOM,

Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município para o exercício financeiro de 2014, compreendendo:

I – o Orçamento Fiscal referente aos poderes do Município, seus fundos especiais, órgãos e entidades da administração direta e indireta;

II – o Orçamento da Seguridade Social, abrangendo as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos instituídos e mantidos pelo Poder Público.

Parágrafo único - As categorias econômicas e de programação correspondem, respectivamente, ao nível superior das classificações econômica (Receitas e Despesas Correntes e de Capital) e programática (Programas).

CAPÍTULO II

DO ORÇAMENTO FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL

Seção I

Da Estimativa da Receita

Art. 2º A receita Orçamentária é estimada, na forma dos quadros I, I-A, II, III, e IV que fazem parte integrante desta Lei em:

I – R$ 193.128.908,00 (cento e noventa e três milhões, cento e vinte e oito mil, novecentos e oito reais) do Orçamento Fiscal; e

II – R$ 60.339.388,00 (sessenta milhões, trezentos e trinta e nove mil, trezentos e oitenta e oito reais) do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 3º A Receita será arrecadada na forma da legislação em vigor, com a estimativa constante do seguinte desdobramentos:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEG. SOCIAL

TOTAL

1 – ADMINISTRAÇÃO DIRETA

RECEITAS CORRENTES

Receita Tributária

20.971.000,00

79.000,00

21.050.000,00

Receita de Contribuições

1.458.000,00

0

1.458.000,00

Receita Patrimonial

611.000,00

152.000,00

763.000,00

Receita Agropecuária

26.000,00

0

26.000,00

Receita de Serviços

2.000,00

0

2.000,00

Transferências Correntes

163.572.000,00

34.665.388,00

198.237.388,00

FUNDEB

-16.896.800,00

0

-16.896.800,00

Total das Receitas Correntes

188.652.200,00

34.924.388,00

223.576.588,00

RECEITA DE CAPITAL

Transferências de Capital

4.448.708,00

962.000,00

5.410.708,00

Total das Receitas de Capital

4.448.708,00

962.000,00

5.410.708,00

Total da Administração Direta

193.100.908,00

35.886.388,00

228.987.296,00

2 – ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA - IPMI

RECEITAS CORRENTES

Receitas de Contribuições

4.000,00

7.740.000,00

7.744.000,00

Receita Patrimonial

0

3.933.000,00

3.933.000,00

Receita de Serviços

0

3.000,00

3.000,00

Outras Receitas Correntes

24.000,00

10.000,00

34.000,00

Transferências Correntes – Intra-Orçamentárias

0

12.767.000,00

12.767.000,00

Total das Receitas Correntes

28.000,00

24.453.000,00

24.481.000,00

Total Instituto de Previdência Municipal de Itapeva – IPMI

28.000,00

25.453.000,00

24.481.000,00

3 – ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

RECEITAS CORRENTES

Receita Tributária

20.971.000,00

79.000,00

21.050.000,00

Receita de Contribuições

1.462.000,00

7.740.000,00

9.202.000,00

Receita Patrimonial

611.000,00

4.085.000,00

4.696.000,00

Receita Agropecuária

26.000,00

0

26.000,00

Receita de Serviços

2.000,00

3.000,00

5.000,00

Transferências Correntes

163.572.000,00

34.665.388,00

198.237.388,00

Outras Receitas Correntes

18.933.000,00

38.000,00

18.971.000,00

Receitas Correntes – Intra-Orçamentárias

0

12.767.000,00

12.767.000,00

FUNDEB

-16.896.800,00

0

-16.896.800,00

Total das Receitas Correntes

188.680.200,00

59.377.388,00

248.057.588,00

RECEITA DE CAPITAL

Transferências de Capital

4.448.708,00

962.000,00

5.410.708,00

Total das Receitas de Capital

4.448.708,00

962.000,00

5.410.708,00

Total da Administração Direta e Indireta

193.128.908,00

60.339.388,00

253.468.296,00

Seção II

Da Fixação da Despesa

Art. 4º A despesa do Município é fixada na forma dos quadros I, I-B, V, VI, VII, VIII, IX, X, XI E XII que fazem parte integrante desta Lei, em R$ 232.808.606,00 (duzentos e trinta e dois milhões, oitocentos e oito mil, seiscentos e seis reais), na seguinte conformidade:

I – R$ 163.998.962,00 (cento e sessenta e três milhões, novecentos e noventa e oito mil, novecentos e sessenta e dois reais) do Orçamento Fiscal; e

II – R$ 68.809.644,00 (sessenta e oito milhões, oitocentos e nove mil, seiscentos e quarenta e quatro reais) do Orçamento da Seguridade Social.

Art. 5º A despesa fixada está assim desdobrada:

I – por Categoria Econômica:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEG. SOCIAL

TOTAL

1 – ADMINISTRAÇÃO DIRETA

DESPESAS CORRENTES

138.658.308,12

63.300.334,00

201.958.642,12

DESPESAS DE CAPITAL

22.869.704,57

1.696.000,00

24.565.704,57

RESERVA DE CONTINGÊNCIA OU RESERVA DO RPPS

2.460.949,31

0

2.460.949,31

TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

163.988.962,00

64.996.334,00

228.985.296,00

2 – ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

DESPESAS CORRENTES

0

3.771.310,00

3.771.310,00

DESPESAS DE CAPITAL

0

42.000,00

42.000,00

RESERVA DE CONTINGÊNCIA OU RESERVA DO RPPS

10.000,00

0

10.000,00

TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

10.000,00

3.813.310,00

3.823.310,00

3 – ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

DESPESAS CORRENTES

138.658.308,12

67.071.644,00

205.729.952,12

DESPESAS DE CAPITAL

22.869.704,57

1.738.000,00

24.607.704,57

RESERVA DE CONTINGÊNCIA OU RESERVA DO RPPS

2.470.949,31

0

2.470.949,31

TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA E INDIRETA

163.998.962,00

68.809.644,00

232.808.606,00

II – por Órgãos de Governo:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEG. SOCIAL

TOTAL

1 – ADMINISTRAÇÃO DIRETA

CÂMARA MUNICIPAL

6.996.780,00

0

6.996.780,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE GOVERNO E NEG. JURÍDICOS

3.641.000,00

214.000,00

3.855.000,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE REC HID. E MEIO AMBIENTE

483.000,00

0

483.000,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE COORD. E PLANEJAMENTO

2.429.700,00

0

2.429.700,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS

4.255.504,54

1.010.180,00

5.265.684,54

SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS

10.512.800,00

0

10.512.800,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

0

56.643.158,00

56.643.158,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE AÇÃO SOCIAL

0

7.073.996,00

7.073.996,00

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

87.000.000,00

0

87.000.000,00

SECRETARIA MUNICIPAL DA CULTURA E TURISMO

3.079.739,00

0

3.079.739,00

SECRETARIA MUNICIPAL DA JUVENTUDE, ESPORTE, LAZER E EVENTOS ESPECIAIS

3.493.200,00

0

3.493.200,00

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

4.193.008,00

0

4.193.008,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE TRANSPORTES E SERVIÇOS RURAIS

11.403.500,00

0

11.403.500,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E SERVIÇOS

7.064.000,00

0

7.064.000,00

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E DESENVOLVIMENTO

1.302.011,15

0

1.302.011,15

SECRETARIA MUNICIPAL DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS

5.120.000,00

0

5.120.000,00

SECRETARIA MUNICIPAL DE DEFESA SOCIAL

10.553.770,00

55.000,00

10.608.770,00

TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO DIRETA

161.528.012,69

64.996.334,00

226.524.346,69

2 – ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

03– INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL DE ITAPEVA – IPMI

0

3.813.310,00

3.813.310,00

TOTAL DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA

0

3.813.310,00

3.813.310,00

3 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA

RESERVA DE CONTINGÊNCIA

2.470.949,31

0

2.470.949,31

TOTAL DO MUNICÍPIO

163.998.962,00

68.809.644,00

232.808.606,00

III – por Funções:

ESPECIFICAÇÃO

FISCAL

SEG. SOCIAL

TOTAL

01 – LEGISLATIVA

6.996.780,00

0

6.996.780,00

04 – ADMINISTRAÇÃO

12.013.004,54

0

12.013.004,54

06 – SEGURANÇA PÚBLICA

8.725.570,00

0

8.725.570,00

08 – ASSISTÊNCIA SOCIAL

0

7.342.996,00

7.342.996,00

09 – PREVIDÊNCIA SOCIAL

0

3.813.310,00

3.813.310,00

10 – SAÚDE

0

57.653.338,00

57.653.338,00

12 – EDUCAÇÃO

87.000.000,00

0

87.000.000,00

13 – CULTURA

3.079.739,00

0

3.079.739,00

15 – URBANISMO

20.604.200,00

0

20.604.200,00

16 – HABITAÇÃO

477.000,00

0

477.000,00

18 – GESTÃO AMBIENTAL

483.000,00

0

483.000,00

19 - CIENCIA E TECNOLOGIA

550.000,00

0

550.000,00

20 – AGRICULTURA

4.193.008,00

0

4.193.008,00

22 – INDÚSTRIA

1.137.011,15

0

1.137.011,15

26 – TRANSPORTE

5.871.500,00

0

5.871.500,00

27 – DESPORTO E LAZER

3.493.200,00

0

3.493.200,00

28 – ENCARGOS ESPECIAIS

6.904.000,00

0

6.904.000,00

99 – RESERVA DE CONTINGÊNCIA

2.470.949,31

0

2.470.949,31

TOTAL DO MUNICÍPIO

163.998.962,00

68.809.644,00

232.808.606,00

CAPÍTULO III

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E FINAIS

Art.Fica o Chefe do Executivo autorizado a abrir créditos suplementares as dotações dos orçamentos contidos nesta Lei:

I – até o limite de 5% (cinco por cento) da despesa total fixada no art. 4º; e

II – até o limite da dotação consignada como Reserva de Contingência.

Art. 7º No curso da execução orçamentária fica ainda o Chefe do Executivo autorizado a abrir créditos suplementares:

I – necessários ao cumprimento de vinculações constitucionais, legais e de convênios ou congêneres, até o limite das sobras de exercícios anteriores desses recursos e do seu excesso de arrecadação em 2014, nos termos do art. 43, § 1º, incisos I e II, da Lei n.º 4.320, de 17 de março de 1964;

II – vinculados a operações de crédito, até o limite dos valores contratados, desde que não incluídos na estimativa de receita constante desta Lei;

III – destinados a cobrir insuficiências nas dotações orçamentárias dos grupos de natureza de despesa “Pessoal e Encargos Sociais”, “Juros e Encargos da Dívida” e “Amortização da Dívida”, até o limite da soma dos valores atribuídos a esses grupos, ou de qualquer grupo de despesa quando para atender ao pagamento de sentenças judiciais nas condições e formas determinadas pela Constituição, até o limite da soma dos valores de todos os grupos de despesas;

IV – destinados ao reforço de dotações de ações mediante a anulação de outras dotações, nos termos do art. 43, § 1º, inciso III, da Lei Federal n.º 4.320, de 1964, até o limite de 1/3 (um terço) da receita prevista para o exercício;

V – destinados à cobertura de despesas de entidades da Administração Indireta, até o limite dos respectivos superávits financeiros do exercício anterior, bem como do excesso de arrecadação das suas receitas próprias, somado ao excesso de transferências financeiras a elas efetuadas durante o exercício;

VI – destinados a cobrir insuficiências no âmbito do programa de previdência municipal, até o limite do valor de cada uma de suas ações.

Art. 8º Fica o Executivo autorizado a realizar, no curso da execução orçamentária, operações de crédito nas espécies, limites e condições estabelecidos em Resolução do Senado Federal e na legislação federal pertinente, especialmente na Lei Complementar n.º 101, de 4 de maio de 2000.

Art. 9º As metas fiscais de receita e de despesa e os resultados primário e nominal, apurados segundo esta Lei, constantes do Demonstrativo da Compatibilidade da Programação do Orçamento com as Metas de Resultados Fiscais, atualizam as metas fixadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias do exercício de 2014.

Parágrafo único. As Leis do Plano Plurianual e das Diretrizes Orçamentárias consideram-se modificadas por leis posteriores, inclusive pelas que criem ou modifiquem, de qualquer modo, programas, ações e valores, ou que autorizem esses procedimentos.

Art. 10. As transferências financeiras da Administração Direta para a Câmara Municipal, e vice-versa, obedecerão ao que estiver estruturado pelos créditos orçamentários e adicionais.

Art. 11. Esta Lei entra em vigor em 1º de janeiro de 2014.

Palácio Prefeito Cícero Marques, 30 de setembro de 2013.

JOSÉ ROBERTO COMERON

Prefeito Municipal