Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Câmara aprova aporte à Casa da Esperança, prorrogação da renda mínima e respeito aos pisos salariais

Pautas que já tinham sido votadas voltaram ao Plenário nesta segunda (5) e foram aprovadas por unanimidade

Por Vítor Aguiar

Publicado em 05/08/2024 20:37
A Câmara de Itapeva encerrou a votação de uma série de pautas nesta segunda-feira (5). Ao todo, foram seis projetos que já tinham passado pelo Plenário mas retornaram para aprovação em 2º turno, o que aconteceu de forma unânime em todas as pautas. Entre os temas tratados, pontos como dois aportes à Casa da Esperança de Itapeva, a prorrogação da Renda Mínima Municipal II e uma emenda à LOM sobre respeito aos pisos salariais no Município.

Essa emenda à Lei Orgânica tinha entrado em pauta pela 1ª vez no fim do mês passado e retornou agora para mais uma votação, após cumprir o intervalo de 10 dias entre os turnos. O projeto o artigo 115-A à LOM, afirmando: “É garantido aos servidores públicos municipais (...) o piso salarial definido por lei federal específica para a categoria profissional correspondente, quando houver”. O artigo abrange todos os servidores, independentemente do tipo de vínculo com o Município.

Os demais projetos aprovados em 2º turno foram projetos de lei. Sobe a Casa da Esperança de Itapeva, foram dois PLs de lei de autoria do prefeito Dr. Mario Tassinari para repassar, somados, R$ 97.209,85 à entidade, com o objetivo de viabilizar “o custeio do serviço de atendimento das crianças e dos adolescentes, em situação de vulnerabilidade social”.

O prefeito também foi autor do projeto para a prorrogação do Programa Renda Mínima Municipal II por mais um ano. O benefício atende quase 2.500 pessoas em Itapeva, em um custo estimado em R$ 400 mil ao mês. A validade da última lei sobre o programa terminou ao fim de julho.

Mais pautas

A noite ainda teve a aprovação em 2º turno de mais um projeto de autoria do prefeito, esse sobre alterações no Conselho Municipal de Turismo. Entre as mudanças, o órgão, composto por 12 pessoas, terá as saídas dos representantes da imprensa e do ensino universitário para as entradas do monitor ambiental e de um representante do agronegócio.

O último projeto de lei em questão foi uma denominação de prédio público, dando o nome José Carlos Machado ao Polo de Agricultura e Abastecimento a ser construído no Bairro São Roque. O PL teve autoria do vereador Saulo Leiteiro (SD). Ainda passou na casa um voto de congratulações de autoria da vereadora Débora Marcondes (PSDB) para a Dra. Iara Gomes, pela sua atuação voluntária como psicanalista na Procuradoria da Mulher da Câmara.

A vereadora explicou essa homenagem, tratando como uma gratidão em nome da Câmara e das mulheres vítimas de violência que foram auxiliadas por esse trabalho. “Ela faz uma terapia com essas mulheres toda sexta-feira, de 13h às 18h, mas agora ela vai deixar de atender com a gente, mas por um bom motivo, porque agora ela vai fazer medicina, vai deixar de ser psicóloga para ser médica”.

A 50ª Sessão Legislativa

Durante os períodos de tema livre e explicação pessoal, falaram os vereadores Tarzan (PP) e Débora Marcondes (PSDB). Ele tratou da importância de políticas públicas de moradia por parte do Município, além de apontar a necessidade do investimento na compra de um terreno para a futura instalação de um novo aeroporto municipal. Ela, por sua vez, falou sobre críticas recebidas sobre a questão estrutural da Escola Municipal Marlene Marchetti Gabriel Vaz, na Vila Ribas, além da importância de um polo tecnológico em Itapeva.

A íntegra da 50ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (8).

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui