Câmara aprova ampliação do atendimento veterinário de urgência e emergência

Projeto para alterar Serviço de Inspeção Municipal (SIM) também foi aprovado nesta segunda (9)

Por Vítor Aguiar

Publicado em 09/09/2024 21:03
Os atendimentos de urgência e emergência no Centro de Proteção Animal (CPA) deve ser ampliado em breve. Os vereadores de Itapeva aprovaram uma alteração no Código de Proteção aos Animais que passa a prever um atendimento 24h para animais sob tutela da população de baixa renda do município. Para entrar em vigor, a lei ainda depende da sanção do prefeito.

O projeto em questão foi apresentado pelo vereador Celinho Engue (PDT) após uma reunião realizada no mês passado, com ativistas da causa animal e com a secretária de recursos hídricos e meio ambiente, Ariane Leite Ferreira. Essa mudança não afeta as demais atividades do CPA, que também é responsável por apreensão, consultas de casos clínicos e doações de animais, por exemplo.

O vereador Celinho explicou o projeto. “Hoje, o atendimento aos animais de pessoas de baixa renda acontece em dias comerciais e em horários comerciais. Nós queremos ampliar o atendimento de urgência e emergência, porque acidentes acontecem, animais brigam. Então, esse atendimento precisa ser de domingo a domingo, durante 24h”.

Mais pautas

Também foi aprovado um projeto que altera o Serviço Municipal de Inspeção (SIM), sistema responsável pela fiscalização industrial e sanitária de todos os produtos de origem animal de Itapeva. Esse PL, criado pelo prefeito Dr. Mario Tassinari, atualiza alguns pontos sobre o dia a dia desse serviço, focados em alterações nas responsabilidades de alguns cargos desse serviço.

Ainda foram aprovados em 2º turno quatro projetos de lei sobre denominações de vias públicas: Estrada Municipal Sra. Narcisa Machado dos Santos, no Tamanduá; Estrada Municipal José Carlos Machado, no Mato Dentro; Travessa Benedito Leme de Moraes, no Cercadinho; e Rua Adilson de Melo Vieira, no Ribeirão Fundo.

Isso além de um voto de congratulações apresentado pelo vereador Robson Leite (União), homenageando o Pastor Presidente Daniel Arantes, da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira - Campo de Itapeva, e ao Bispo Samuel Ferreira, Presidente da AD Brás no Brasil, pelos 51 anos de ministério em Itapeva, que foram completos no último sábado (7).

O vereador falou sobre a homenagem. "Que a luz divina continue a brilhar sobre eles, iluminando o caminho e inspirando todos nós a seguirmos firmes na fé e no amor ao próximo. Que este aniversário seja apenas o começo de muitas outras bênçãos e vitórias que ainda virão".

A 60ª Sessão Legislativa

A íntegra da 60ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (12).