Em reunião extraordinária, comissão aprova mudanças no código de proteção aos animais

Projeto ainda depende de aprovação da maioria dos vereadores em dois turnos no Plenário

Por Vítor Aguiar

Publicado em 09/09/2024 21:38
O Código de Proteção aos Animais, que teve uma alteração aprovada na noite desta segunda-feira (9), já pode ter uma nova mudança em breve. Poucos minutos depois do Plenário aprovar o PL 130, que amplia o atendimento veterinário de urgência e emergência, a Comissão de Legislação aprovou o PL 136, que pode alterar ainda mais pontos desse código. Esse novo projeto ainda depende de alteração da maioria dos vereadores em dois turnos no Plenário.

O novo PL é de autoria da própria Comissão de Legislação, Justiça, Redação e Legislação Participativa e surgiu após uma reunião realizada no mês passado, com ativistas da causa animal e com a secretária de recursos hídricos e meio ambiente, Ariane Leite Ferreira.

Ao todo, o projeto altera 10 artigos do Código de Proteção aos Animais (Lei 4.219/19) e revoga outros seis trechos dessa lei. Entre as mudanças, há pontos como a ampliação dos serviços do Posto de Atendimento Veterinário e do Posto de Castração Municipal, que deixariam de ser exclusivos para famílias de baixa renda e passariam a atender toda a população de Itapeva.

O texto também prevê que o Município realize uma média de 200 castrações por mês e passe a realizar o recolhimento de animais com sintomas de doenças infectocontagiosas, o que não acontece hoje, mas se daria em situação de quarentena até a recuperação.
Outra mudança diz respeito aos casos de eutanásia, que seriam restritos aos animais com doenças graves que causem sofrimento e já em fases terminais, com apresentação de toda essa documentação às entidades de proteção animal.

Esse novo projeto também foi aprovado, logo na sequência, pela Comissão de Direitos Difusos e Coletivos e Proteção Animal, e deve seguir para avaliação de todos os vereadores no Plenário já nesta quinta (12).

Mais projetos

Além disso, a reunião ainda teve a aprovação de um projeto de lei que proíbe o assédio a pedestres em vias públicas para a venda casada de serviços de optometria e produtos ópticos. Esse projeto foi apresentado pela Comissão de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, que também já aprovou esse projeto, logo na sequência.

Ainda foram debatidas duas emendas que diminuíam as restrições em um projeto sobre limites de decibéis em Itapeva: uma foi arquivada e a outra aprovada. A que passou na comissão dá maior liberdade aos templos religiosos, mas o projeto recebeu críticas de cidadãos e vereadores na reunião – ainda assim, foi aprovada, já que não infringia a lei. Assim, a comissão decidiu apresentar outra emenda sobre o mesmo assunto, mas menos permissiva que a outra.