Eleições 2024: Por que é importante prestar atenção na eleição para a Câmara?

Vereadores exercem papel importante para o dia a dia da cidade

Por Vítor Aguiar

Publicado em 03/10/2024 11:34
Faltam poucos dias para a eleição municipal e você provavelmente já conhece os candidatos à Prefeitura da cidade, tem ideia de quais são os favoritos e pode até já ter decidido o seu voto. Mas a disputa pelas vagas na Câmara também está acontecendo e você sabe por que é tão importante prestar atenção nela quanto na definição do novo prefeito ou prefeita?

A gestão do Município é construída a partir de dois poderes. O Poder Executivo, por meio da Prefeitura e das Secretarias, é responsável pela administração direta da cidade, gerindo obras, contratos e a prestação dos serviços públicos. Enquanto isso, o Poder Legislativo, através da Câmara Municipal, age fiscalizando e legislando.

Ou seja, uma boa composição da Câmara é importante para garantir que os serviços da Prefeitura sejam prestados de maneira correta, sem medidas abusivas contra a população. Além disso, os vereadores também dão condições de trabalho ao Executivo, criando leis que guiam a administração a prestar os serviços da melhor forma possível. De quebra, possíveis infrações e casos de corrupção também passam por investigação e julgamento na Câmara.

O vereador Marinho Nishiyama reforçou a importância de o eleitor fazer uma boa escolha. “A escolha dos membros do Legislativo é tão importante quanto a do Executivo. Com pessoas sérias para representar a população no Legislativo, que cumpram o que está previsto na Constituição Federal, na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Câmara, que respeite as atribuições de um vereador, isso engrandece todo e qualquer serviço público”.

Votar em qualquer um

Com o foco na eleição para o Executivo, muitas pessoas diminuem a importância da eleição para o Legislativo e acreditam que esse voto “não faz diferença” e poderia até votar em “qualquer um”. Mas a realidade não é simples assim.

Em meio às complexas contas que definem os eleitos para a Câmara, qualquer voto pode fazer diferença para um candidato atingir condição de elegibilidade, ainda mais em uma cidade como Itapeva, que não tem um grande número de eleitores e vê o quociente eleitoral estimado em apenas 3.300 votos. Assim, o seu voto pode ser decisivo para que o vereador que melhor defenda as pautas que você considera importantes ajude a decidir o futuro da cidade.

Além disso, o papel do vereador também exige a presença de pessoas qualificadas na Câmara, como explicou o vereador Roberto Comeron: “Qualquer um não tem condições de ir até o Governo para representar Itapeva, não tem acesso ao governador, não sabe se comportar em uma reunião importante, ir a Brasília buscar emendas. Não se pode votar em qualquer um. Se o Legislativo ficar banalizado, o Executivo não vai ser fiscalizado de acordo. As pessoas precisam ficar mais atentas à campanha dos candidatos ao Legislativo”.

Representação

Outro ponto que torna importante a votação da Câmara é a questão do acesso. Normalmente, o vereador é a primeira porta de acesso das demandas da população, é ele quem é procurado pelas pessoas para apresentar os problemas cotidianos da cidade e pode transformar isso em projetos de lei, em requerimentos à Prefeitura e aos mais diversos órgãos, além de conduzir investigações e pressionar o Executivo por mudanças.

O vereador Robson Leite reforçou esse papel. “O vereador é a pessoa mais próxima da comunidade. A gente se torna um interlocutor direto, a primeira pessoa que o cidadão vai procurar. A gente representa as demandas individuais e também as ‘macro’, projetos ligados a igrejas, a entidades sociais. Acho que é de suma importância escolher bem, porque o vereador vai ser o primeiro a ser abordado para que se leve uma demanda do povo para o Executivo”.