Itapeva recebe reunião da frente parlamentar pela duplicação da SP-258

Deputados estaduais se reunirão na Câmara de Itapeva para debater projeto

Por Vítor Aguiar

Publicado em 17/10/2024 10:06
O plenário da Câmara Municipal de Itapeva recebe uma reunião da Frente Parlamentar pela Duplicação da Rodovia Francisco Alves Negrão – SP-258, na manhã da próxima quinta-feira (24). No encontro, os deputados estaduais participarão de um encontro envolvendo lideranças regionais e a sociedade civil em um esforço conjunto para discutir esse projeto de duplicação.

O encontro é aberto ao público e, além dos vereadores e autoridades de Itapeva, também deve ter a participação de representantes da política e de entidades de outras cidades do sudoeste paulista, também dependentes dessa rodovia, como Capão Bonito, Taquarivaí, Itaberá e Itararé, todas cortadas pela SP-258.

A frente parlamentar, criada em agosto, tem como objetivo dar força política ao projeto de duplicação da rodovia. O grupo é presidido pelo deputado estadual Ricardo Madalena (PL) e conta com o apoio de outros 19 deputados: Carlos Gianazzi (PSOL), Danilo Campetti (Republicanos), Dirceu Dalben (Cidadania), Felipe Franco (União), Gerson Pessoa (Pode), Gilmaci Santos (Republicanos), Guilherme Cortez (PSOL), Leci Brandão (PC do B), Lucas Bove (PL), Luiz Claudio Marcolino (PT), Major Mecca (PL), Marcos Damasio (PL), Maurici (PT), Milton Leite Filho (União), Paulo Correia Jr (PSD), Paulo Fiorilo (PT), Rafael Saraiva (União), Reis (PT) e Simão Pedro (PT).

O presidente da Câmara de Itapeva, Roberto Comeron (PP) falou sobre a reunião. “Nós oferecemos a Câmara para que fosse feito esse grande encontro que estará recebendo lideranças do Governo do Estado e lideranças regionais. Recebendo a frente parlamentar, o estado está vindo para cá e isso é porque há o interesse de iniciar a duplicação”.

Ele reforçou o convite para a população e as autoridades da região participarem da reunião. “Convido a todos para estarem presentes neste momento histórico, com vários deputados da frente parlamentar. Eu acredito firmemente que vamos ter o início dessa duplicação da SP-258”, concluiu.

O encontro acontece às 10h da próxima quinta-feira (24), no plenário do Palácio Vereador Euclides Modenezi, localizado na Avenida Vaticano, 1135, Jardim Europa.

A duplicação da Rodovia Francisco Alves Negrão

A previsão é que a obra da duplicação construa 104,6 km, divididos em dois trechos. O primeiro, passa por Capão Bonito, Buri, Taquarivaí e Itapeva, enquanto o segundo, parte de Itapeva e passa por Itaberá e Itararé, cidade que também ganharia um novo acesso. Além dessas cidades, a rodovia também tem impacto direto em Bom Sucesso de Itararé, Riversul, Ribeirão Grande, Ribeirão Branco, Guapiara e Nova Campina.

A rodovia é uma das principais vias de escoamento para essa, que é uma das principais regiões agrícolas de São Paulo, com 83% da produção de trigo, 67% de feijão, 39% de milho, 21% de soja e 13% de laranja no estado. A duplicação traria benefícios diretos para a população e para a economia dessas cidades, além de reduzir o número de acidentes e acelerar o escoamento dessa produção agrícola.

Os estudos de tráfego apresentados pela CCR SPVias, concessionária que administra a SP-258, apontam para um crescimento de 28% no volume diário de veículos na rodovia nos próximos 10 anos e de 160% nos próximos 20 em relação ao tráfego atual. A SP-258 tem uma média de 144 acidentes por ano e, entre 2015 e 2021, teve 30 acidentes com vítimas fatais.

De acordo com o relatório de impacto ambiental apresentado no fim de 2022, a obra tem uma previsão de 24 meses de duração, gerando 840 empregos diretos durante o seu pico e com um investimento total de R$ 1,4 bilhão.