Em sessão solene, Câmara entrega título de cidadania à professora Ester Neves

Cerimônia em homenagem à nova cidadã itapevense aconteceu nesta sexta

Por Vítor Aguiar

Publicado em 18/10/2024 21:56
Após uma pausa por causa do período eleitoral, a Câmara de Itapeva retomou nesta sexta-feira (18) a realização das sessões solenes. Nesta noite, foi entregue o título de cidadania itapevense à professora e diretora Ester Antunes Neves, de 76 anos, mais de 30 deles dedicados à educação e mais de 50 em Itapeva. Ela foi a única homenageada da solenidade desta noite.

A homenagem, apresentada pelo vereador Júlio Ataíde (PL), fora aprovada pela Câmara ainda em maio de 2023, mas a solenidade com a entrega da placa que reconhece o título de cidadania só aconteceu agora, quase um ano e meio depois.

Nascida em Buri, Ester se mudou da cidade vizinha para Itapeva em 1973, dois anos antes de iniciar carreira no magistério. Formada em estudos sociais, história, pedagogia e psicopedagogia, ela trabalhou em diversas escolas da cidade e na Faculdade Metodista do Sul Paulista. Além do ensino, ela também foi diretora das escolas municipais Profª Leonor Cerdeira, na Vila Nª Sraª de Fátima, e Dom Silvio Maria Dário, no Centro.

A noite de homenagens

No evento, Ester agradeceu por esse reconhecimento. “Em Itapeva construímos nossos alicerces e nossa família. Agradeço aos meus alunos aqui presentes, muito me orgulho de cada um deles, que colaboram com o desenvolvimento da nossa querida Itapeva e fazem a diferença na sociedade. Criamos vínculos de amor e respeito e só posso dizer muito obrigado a todos. Foi difícil, muito trabalho, dedicação, você deixa de fazer muitas coisas importantes para se dedicar à escola, mas foi a profissão que escolhi. Hoje, me sinto realizada, fiz a melhor escolha”.

Ataíde, autor da proposta, também falou. “Virtuosa e sábia, esses são dois adjetivos citados pela sua filha que faz com que nós honremos seu nome com esse título. Pela sua dedicação, pela sua entrega a todos nós e por você deixar que Deus agisse através de você e entregasse os dons que ele te deu. Essa homenagem é pelo que você é, pelo que você faz e pelo que você representa. Hoje, a história de Itapeva se enaltece com a sua mais nova cidadã”.

Além da homenageada e dos vereadores, a sessão solene também contou com a presença de outras autoridades, como a prefeita eleita Coronel Duch, o secretário de educação Alexandre de Faria e o reverendo Arnildo Klumb, da Igreja Presbiteriana Central de Itapeva. A participação da Igreja, inclusive, foi além, com a presença dos músicos Érico e Isabela, que se apresentaram durante a solenidade. Vários amigos e familiares também estiveram presentes.

A futura prefeita Duch, amiga da homenageada, reforçou. “Ester vem do hebraico, significa estrela, a melhor palavra que poderia existir para representá-la. Ela é uma mulher brilhante. Quando eu crescer, quero ser igual a Dona Ester, uma mulher que nos inspira, que fez e faz parte da vida de muita gente. A senhora já era cidadã itapevense há 50 anos, mas agora é de fato e de direito, reconhecida com uma das maiores honrarias que uma cidade pode dar”.

O reverendo Arnildo citou um trecho bíblico para lembrar o papel da homenageada. “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. O sal e a luz foram feitos para fazer a diferença. O sal era feito para preservar os alimentos e dar sabor. A luz, para iluminar o ambiente, mostrar os caminhos. Esses elementos não chamam atenção para si, transformam o que está ao redor, dão condições a outros elementos que o circundam, dão valor. A Ester está aqui porque sempre foi assim, uma pessoa que deu razão e sentido à vida dos outros e para a vida dos outros”.

As sessões solenes são eventos realizados pela Câmara Municipal para a realização de uma homenagem ou comemoração especial. A programação do Legislativo ainda prevê mais duas sessões solenes neste ano, ambas em novembro, para a entrega de outros títulos.