Tribuna do Povo: Em déficit, Lar Vicentino apresenta trabalho e pede recursos na Câmara

Instituição atende 140 idosos em Itapeva e está próximo de sua capacidade máxima, que é de 145

Por Vítor Aguiar

Publicado em 22/10/2024 10:08
A Câmara de Itapeva deu espaço para mais um cidadão na sessão desta segunda-feira (21). No uso da Tribuna do Povo, o presidente do Lar Vicentino, Rene de Castro Silva, apresentou o trabalho da associação aos vereadores e pediu apoio financeiro para o custeio das atividades da instituição, que acolhe idosos em situação de abandono, vulnerabilidade ou risco social.

Atualmente, o centro atende 140 pessoas, garantindo roupas, higiene, alimentação, remédios e assistência médica, psicológica e social, com uma estrutura de mais de 100 funcionários. Para isso, a instituição tem um gasto anual acima de R$ 5,7 milhões, entre despesas de manutenção, salários e bens de consumo para os atendidos.

Parte desse valor é custeado por emendas e repasses do orçamento municipal, além dos benefícios dos idosos. Além disso, a instituição tem parcerias com empresas e associações e também recebe doações. Ainda assim, a expectativa é de um déficit de quase R$ 257 mil em 2024. Para saber como doar ao Lar Vicentino, clique aqui.

Rene comentou sobre a situação. “No fim de 2023, a gente já tinha uma preocupação de manter a qualidade do atendimento para os idosos e ampliar a nossa estrutura. Infelizmente, não conseguimos avançar nesse item. A gente está esgotando o número de vagas, é assustador, e estamos ficando sem espaço físico. O déficit preocupa, porque não temos de onde tirar. Com esse valor, em 2025, a gente não chega ao final do ano, porque está ficando insustentável”.

O presidente do Lar Vicentino ainda afirmou que teve uma reunião com a prefeita eleita Coronel Duch, que teria se comprometido a apresentar um projeto de lei para aumentar o repasse para o convênio atual, diminuindo esse déficit. Ainda assim, ele reforçou que a sua maior preocupação seria a questão estrutural, já que a perspectiva é que a instituição alcance a capacidade máxima (145) já em novembro, deixando a cidade desguarnecida.

Depois da apresentação, alguns vereadores se comprometeram com a destinação de emendas parlamentares à instituição, como Débora Marcondes (PSDB), que parabenizou a organização: “A gente conhece o trabalho sério de vocês e isso é gratificante, porque sabemos que o valor será bem aplicado”. Ela ainda sugeriu que a Prefeitura destine parte do valor que será devolvido pela Câmara ao fim do ano (duodécimo) para suprir esse déficit do Lar Vicentino.

Gabriel Maciel (Pode) também garantiu um repasse, mas lamentou que as organizações do terceiro setor dependam disso. “Eu fico preocupado quando vejo uma entidade dependendo das emendas parlamentares de custeio para sobreviver. As emendas são voláteis, o custeio é uma despesa fixa, não pode ficar na berlinda se vai ter ou não. Acho que o Executivo precisa garantir esse convênio em um valor suficiente para garantir o serviço público”.

Os vereadores têm até o dia 11 de novembro para apresentar suas emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA). Nessas propostas de alteração, eles podem tanto indicar a destinação das suas emendas impositivas (valor de cerca de R$ 600 mil que os vereadores podem destinar a serviços ou associações específicos), quanto apresentar projetos de mudanças nas destinações sugeridas pela Prefeitura.

A 71ª Sessão Legislativa

Além da Tribuna do Povo, a noite ainda teve duas votações, com a aprovação em segundo turno de uma abertura de crédito especial adicional para as APMs e de um voto de congratulações A noite também teve a aprovação de um voto de congratulações à guarda civil municipal Isabel, pelos 25 anos de serviços prestados à cidade.

A íntegra da 71ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (24).