“A duplicação vai trazer desenvolvimento”: Autoridades reforçam importância de obra para a SP-258

Câmara de Itapeva recebeu lideranças regionais para debate sobre duplicação nesta quinta (24)

Por Vítor Aguiar

Publicado em 25/10/2024 12:19
Uma antiga pauta da população do Sudoeste Paulista voltou ao debate nesta quinta-feira (24). Na Câmara de Itapeva, diversas autoridades da região reforçaram a importância do trabalho pela duplicação da Rodovia Francisco Alves Negrão, a SP-258. A execução dessa obra foi tratada como prioridade para a região pelo prefeito da cidade, Dr. Mario Tassinari.

“Aqui, a gente acaba com os egos políticos e somamos os esforços. A prioridade número um de Itapeva é a duplicação da SP-258. Não só de Itapeva, como de toda a região. A duplicação vai trazer desenvolvimento, trabalho, emprego, a realização do sonho para muitas pessoas. Isso viabiliza o fortalecimento do agronegócio, da exploração de minérios, todo o desenvolvimento da região”.

As falas aconteceram após uma reunião da frente parlamentar que está organizada na Alesp para avança nesse projeto de duplicação. O encontro também teve a presença de outros prefeitos, como Alex Lacerda, de Itaberá, que destacou como a possível duplicação beneficiaria não apenas as seis cidades cortadas pela rodovia, mas toda a região.

“A duplicação não passa pela cidade de Itaberá, mas entra no território. Só que você ter uma rodovia duplicada a 30km da cidade também desenvolve Itaberá. Isso desenvolve todos os municípios da região, mesmo que não estejam na rota da duplicação em si, mas que estejam próximos da duplicação. Até um município mais distante, por mais pequeno e humilde que seja, vai usar a rodovia duplicada em um certo percurso para levar os pacientes, a safra, os estudantes para os grandes centros”.

Heliton do Valle, presidente do Consórcio de Desenvolvimento das Regiões Sul e Sudoeste do Estado de São Paulo (Condersul) e prefeito de Itararé destacou o potencial da região. “O estado mais importante da Federação ainda não ter duplicado esse pequeno trecho de pouco mais de 100km, pelos testemunhos que ouvimos aqui, é um absurdo por parte do Governo do Estado. Isso gera desenvolvimento, porque somos ricos em minérios, no agronegócio, em vocação turística, em madeiras exóticas e em tantas outras coisas”.

O deputado estadual Ricardo Madalena, que coordena a frente legislativa, se mostrou confiante sobre a execução da obra. Já temos a anuência da Secretaria de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo e do diretor geral da Artesp para que se torne um projeto executivo e agora é trabalhar para que o projeto seja concluído e que, lá no futuro, se execute a obra. Acho que está tudo caminhando muito bem e que isso deve acontecer em breve”.