A entidade foi representada por Juliane Oliveira, que explicou a importância do trabalho do grupo. “Eu venho com uma gratidão enorme para dizer que o Batuíra não é uma escolinha de futebol, mas um projeto social que tem como atrativo o futebol. O esporte molda o caráter de uma criança, de um jovem. Ele ensina as crianças a respeitar o próximo, dá disciplina e nós estamos aqui para dar oportunidade a essas crianças”.
Ela continuou. “O Juarez Telles (ex-jogador com passagem pelo Corinthians) dizia que quando você cria o sonho no coração de uma criação, você tem, no mínimo, que dar condições dela realizar. Então, o que a gente faz, com todo o carinho e amor, nas condições que a gente tem, é isso. É por isso que o Batuíra existe. Nós temos sete anos e levamos o Batuíra sozinhos, eu, minha família, juntamente com grandes amigos e empresários de Itapeva que acreditaram no nosso sonho”.
O Batuíra trabalha com aulas de futebol para jovens de 10 a 17 anos. Além do ensino do esporte, o projeto também garante uniformes, transporte e refeições para essas crianças e adolescentes. Segundo Juliane, ainda será iniciado um projeto de incentivo à leitura para os jovens no ano que vem. Ela também comemorou a participação do projeto em uma copa que acontecerá no fim deste mês, em Curitiba.
“Vamos participar da 1ª Copa Ecológica, com a equipe sub-16. É uma copa muito importante, vai ter a presença de olheiros de algumas das maiores equipes do país: Flamengo, Brasiliense, Chapecoense, Joinville, Barra-SC. Vamos ter uma palestra com o jogador Alan Santos (zagueiro com passagens por Santos, Coritiba, Botafogo e Vitória, hoje no São Bernardo-SP). É uma oportunidade que essas crianças estão tendo de participar de uma competição com esse peso”.
Após a apresentação, o trabalho do grupo foi elogiado pelo vereador Tarzan (PP), que garantiu o apoio da Câmara à entidade. “Quero cumprimentar toda a família Batuíra e reforçar meu compromisso. Diante das adversidades, só há três atitudes: enfrentar, combater e vencer. Nós estaremos ao lado da entidade, dando suporte administrativo e jurídico para consolidar o projeto”.
A 75ª Sessão Legislativa
Além da Tribuna do Povo, a noite ainda teve a votação de três alterações no Regimento Interno da Câmara – duas das quais aprovadas, sobre quantidade de títulos de cidadania e faltas em sessões solenes – e de um projeto de lei sobre repasses para instituições que trabalhar com fitoterapias em Itapeva.A íntegra da 74ª Sessão Legislativa de 2024 da Câmara Municipal de Itapeva está disponível através do Facebook da Câmara. A próxima sessão ordinária está marcada para as 20h da quinta-feira (7).