Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Vereadores, prefeitos e vices de Itapeva, Ribeirão Branco, Nova Campina e Taquarivaí são diplomados na Câmara

Ao todo, 52 vereadores, prefeitos e vices foram diplomados nesta quarta-feira (18)

Por Vítor Aguiar

Publicado em 18/12/2024 11:28
A Câmara de Itapeva recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), a solenidade de diplomação de todos os candidatos eleitos nas cidades de Ribeirão Branco, Nova Campina, Taquarivaí e, claro, Itapeva. No evento, a Justiça Eleitoral entregou os diplomas aos prefeitos, vices e vereadores que estarão à frente do cenário político desses quatro municípios ao longo do quadriênio 2025-2028.

A diplomação é o ato realizado pela Justiça Eleitoral para atestar que os candidatos foram os nomes escolhidos pela população no pleito de outubro. Assim, o diploma é o documento que comprova que eles estão aptos para tomar posse de seus cargos no próximo dia 1º de janeiro. A apresentação do diploma, inclusive, é pré-requisito para a posse.

Ainda assim, não se pode dar total garantia que os diplomados serão os empossados, como alertou o promotor eleitoral Pedro Guimarães. “A eleição começa muito antes da votação e dura muito tempo depois. Amanhã ainda é um prazo importante para algumas ações que podem ser propostas e, a partir da diplomação, tem mais 15 dias para outras ações. Há poucas coisas que estamos analisando ainda. Do que está em trâmite, a perspectiva é de não alterar, mas há um caso ou outro, que dependendo das respostas que vierem, eu sou obrigado a entrar com algum tipo de ação. Mas a eleição, de forma geral, foi pouco tumultuada”.

O juiz eleitoral da 53ª Zona Eleitoral de Itapeva e presidente da junta responsável pelos quatro municípios, Daniel dos Reis, falou aos eleitos: “O processo eleitoral é muito mais do que uma simples escolha de representes, ele simboliza o exercício da cidadania. Desejo enfatizar a responsabilidade que vocês vão assumir. Este diploma não é apenas um título, mas um compromisso com os que confiaram em você, um chamado para servir com dedicação, ética e respeito ao bem comum. Governar ou legislar é uma oportunidade de transformar vidas, promover o bem social e construir um futuro melhor para todos”.

Os eleitos

A cerimônia de diplomação lotou a plateia do plenário da Câmara, com a presença de vários familiares, amigos e aliados dos novos representantes eleitos, o que garantiu bastante emoção ao longo da manhã. Ainda mais porque esse evento não era realizado presencialmente há oito anos. Em 2020, em meio à pandemia, a diplomação aconteceu de forma remota.

Vereador reeleito de Itapeva, Júlio Ataíde falou sobre a emoção de participar de uma solenidade de diplomação pela primeira vez. “É um sentimento muito especial. Na última vez não teve, por estamos em pandemia, mas estar aqui hoje, parece que eu volto lá atrás, naquele dia em 2020. Agora, em 2024, poder estar aqui representando a população, ser diplomado com todo mundo aqui, sentir essa energia. Eu vou guardar isso para sempre no meu coração”.

Reeleito em Taquarivaí, o prefeito Rubinho reforçou a importância do evento e projetou que os quatro municípios sigam trabalhando juntos nos próximos quatro anos. “É a democracia sendo realizada em pleno sucesso, na esperança de uma próxima gestão melhor ainda para os nossos municípios. Nossa expectativa é a melhor possível para um trabalho conjunto. Os prefeitos das nossas cidades trabalham unidos e esperamos chegar juntos ao governador, ao Governo Federal e trazer muitas melhorias para nós”.

Confira a lista completa dos diplomados nesta quinta-feira

Itapeva: Prefeita Coronel Duch (MDB), vice-prefeito Generci Alves (PSD) e vereadores Dr. Marcelo Poli (PL), Áurea Rosa (PP), Ronaldo Coquinho (PL), Júnior Guari (Rep), Júlio Ataíde (PL), Thiago Leitão (PL), Tarzan (PP), Gleyce Dornelas (Novo), Marinho Nishiyama (Novo), Margarido (PP), Lucinha Woolck do Aquiles (MDB), Vanderlei Pacheco (Avante), Roberto Comeron (PP), Val Santos (PP) e Robson Leite (União Brasil).

Ribeirão Branco: Prefeito Tuca Ribas (PP), vice-prefeito Alessandro Le (PP) e vereadores Priscila Camargo (PL), Marcio do Varandão (PL), Ronaldinho Fiscal do Povo (PT), Mauri Ferreira (PSDB), Gilmar Garcia (Rep), Nena da Neuzona (PP), Virginia Machado (Pode), Adriano Souza (PL), Tuca Teixeira (Rep), Flávio da Agricultura (PP) e Bruno do Cidão (Pode).


Nova Campina: Prefeito Júnior da Saúde (PSD), vice-prefeita Cleuza Cavalheiro (MDB) e vereadores Claudinho da Claudia (Pode), Célio da Itaoca (PSD), Sandro Dutra (MDB), Jozi do Barreiro (Pode), Toninho Cavalheiro (MDB), Leandro Novatec (Rep), Meire da Itaoca (PSD), Antonio Sergio do Braganceiro (Rep) e Biro Biro do Longa Vida (PT).


Taquarivaí: Prefeito Rubinho (PSD), vice-prefeito Mário Sérgio (PSD) e vereadores Leide do Sebastião (PRD), Bruna Assistente Social (PSDB), Elaine Lara (Rep), Augusto Gomes (Rep), Edson Sima (PSDB), Joel das Formigas (PSD), Lucas Pinheiro (PSD), Carlos Paulino (PSDB) e Ananias Barros (PP).


A posse dos vereadores, do vice-prefeito e da prefeita eleita de Itapeva também acontecerá no plenário da Câmara, em uma solenidade aberta ao público, a partir das 16h do dia 1º de janeiro.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui