Durante a cerimônia, as 17 lideranças que estarão à frente do Executivo e do Legislativo do Município ao longo dos próximos quatro anos serão empossados e, logo na sequência, acontecem a eleição e a posse da nova Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2025-2026. A sessão será presidida pelo vereador mais votado no pleito de outubro, Dr. Marcelo Poli (PL).
A última etapa da posse acontecerá no Paço Municipal, com a transição de cargo para a nova prefeita.
A eleição municipal
O pleito, realizado no último dia 6 de outubro, envolveu quatro chapas para a Prefeitura e 243 candidatos às vagas na Câmara Municipal. Para o Executivo, a escolha popular foi pela chapa Renovar Itapeva, com a coronel da Polícia Militar Adriana Duch Machado (MDB) como prefeita e o empresário Generci Assis Neves (PSD) como vice. Eles receberam 19.956 votos, cerca de 41,2% dos votos válidos.No Legislativo, a Câmara teve quase 50% de renovação, com oito vereadores se mantendo na Casa e sete novos nomes chegando ao grupo. Os mais votados foram Dr. Marcelo Poli (PL), Áurea Rosa (PP) e Ronaldo Coquinho (PL), respectivamente com 2.763, 1.720 e 1.297 votos.
Além desse trio, também foram eleitos – e serão empossados amanhã – Júnior Guari (Republicanos), Júlio Ataíde (PL), Thiago Leitão (PL), Tarzan (PP), Gleyce Dornelas (Novo), Marinho Nishiyama (Novo), Margarido (PP), Lucinha Woolck do Aquiles (MDB), Vanderlei Pacheco (Avante), Roberto Comeron (PP), Val Santos (PP) e Robson Leite (União Brasil).