A nova Mesa Diretora que estará à frente dos trabalhos da Casa Legislativa no biênio 2025-2026 é composta pelo presidente Marinho Nishiyama (Novo) e pelos secretários Dr. Marcelo Poli (PL) e Val Santos (PP), além dos vice-presidentes Gleyce Dornelas (Novo) e Ronaldo Coquinho (PL).
O presidente Marinho explicou o que a cidade pode esperar dessa nova Mesa. “O Legislativo será independente, mas mantendo a harmonia com o Poder Executivo. Juntos, vamos buscar fazer sempre o melhor para Itapeva. Eu quero fazer com que a Câmara Municipal seja referência na nossa região, vamos engrandecer nosso trabalho e dar condições para que todos os vereadores possam exercer as suas atribuições de forma eficiente”.
Ele elencou algumas das suas prioridades para o biênio, como a implantação protocolos sem papel na Câmara e a capacitação de vereadores e servidores, além do desenvolvimento de um trabalho conjunto com outras câmaras da região, visando um fortalecimento coletivo do Sudoeste Paulista nos cenários estadual e nacional. Ainda assim, o primeiro foco da Mesa Diretora deve ser outro, como explicou Marinho.
“A primeira prioridade da Mesa Diretora será fazer a manutenção do telhado da Câmara Municipal. É uma manutenção que vai ser onerosa, não é barata. Mas é necessário fazer isso, porque, quando chove, entra água na Câmara. Também houve um dano no nosso telão e nós teremos que arrumar, fazer esses reparos que são importantes”.
As expectativas
Com a nova composição da Câmara já formada, Marinho Nishiyama também detalhou a sua expectativa para esses dois primeiros anos da Legislatura. “A expectativa para o biênio é bastante grande, até porque estamos diante de um novo governo (com a prefeita Adriana Duch). Nós vamos trabalhar com seriedade, fiscalizando e vamos apoiar tudo aquilo que o Executivo propuser e que seja benéfico para a população”.A 1ª vice-presidente Gleyce Dornelas apontou a sensação de mudança como sua principal expectativa para o trabalho. “Vimos que foi quase unânime (a composição da Mesa), então minha expectativa é de mudança, de transformação. A Câmara e Itapeva anseiam por isso. Há muito tempo que não vemos um novo presidente, uma nova Mesa Diretora e, agora, conseguimos enxergar um futuro diferente. A expectativa é de mudança, essa é a palavra”.
A visão otimista foi partilhada pelo 1º secretário, Dr. Marcelo Poli. “As expectativas são as maiores possíveis. Itapeva tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional: a gente tem uma saúde ruim, uma riqueza ruim, uma educação ruim. A população clama por uma melhora. Eu vejo uma Câmara renovada, com vontade de trazer Itapeva para o desenvolvimento. A Mesa foi bem construída e a cidade só tem a ganhar”, afirmou.
Presença feminina
Dos cinco nomes eleitos na última semana, duas são mulheres, ocupando os cargos de 1ª vice-presidenta e 2ª secretária. Esse número não representa um recorde, já que o início da última Legislatura teve a eleição de três mulheres para a composição desse quinteto. Ainda assim, a representatividade foi comemorada pela 2ª secretária, Val Santos.“Fico muito feliz por essa oportunidade. Eu estava concorrendo à Presidência da Câmara, não tive êxito, recuei e vim para concorrer na chapa do Marinho, que viemos a ter a vitória. Pode ter certeza que vamos representar muito bem as mulheres. Tivemos uma prefeita eleita mulher e agora teremos na Mesa Diretora da Câmara duas mulheres também, eu e a Gleyce Dornelas. A gente vai fazer um excelente trabalho junto ao presidente Marinho Nishiyama”.