Dia Mundial do Rim acende alerta para prevenção da doença renal crônica e realização do exame de creatinina
Hipertensão e diabetes são principais fatores de risco para problemas renais
Por Vítor Aguiar
Publicado em 14/03/2025 11:08
“O paciente só vai perceber o problema quando o rim já está funcionando abaixo de 30% ou 20%. Nessa hora, muitas vezes, você já não tem mais o que fazer, ele já vai direto para a hemodiálise. Por isso que é tão importante a prevenção com o exame da creatinina, que você consegue detectar em uma fase bem inicial. Esse exame é extremamente valioso, porque ele é baratíssimo, fácil de fazer em qualquer unidade básica de saúde e te dá essa solução”.
Segundo Dr. Marcelo, o cuidado com os rins vale para todos, mas a preocupação tem que ser ainda maior para as pessoas que estão no grupo de risco. “As doenças renais são mais comuns em pessoas hipertensas e diabéticas. Cerca de 25% a 30% da população desenvolve diabetes, hipertensão, ou os dois. Acima dos 35 anos, todo mundo tem a indicação de fazer o exame de creatinina, mas esse grupo de hipertensos e diabéticos precisa fazer independentemente da idade, porque é extremamente importante”.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, cerca de 10% da população brasileira tem algum tipo de doença nos rins. Estimativa apresentada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) estima que, a cada ano, cerca de 50 mil pessoas morram precocemente no Brasil com doença renal.
A doença renal crônica é caracterizada pela lesão dos rins mantida por três meses ou mais. Entre os grupos de risco apontados pela SBN estão, além de hipertensos e diabéticos, pessoas obesas, idosas, com doenças cardiovasculares e com histórico de doenças renais na família. Além da dosagem de creatinina no sangue, a SBN também aponta o exame de urina como um aliado no diagnóstico.
Assim, a recomendação para a população é consultar o médico regularmente, fazer os exames de rotina e cuidar do funcionamento dos rins. O médico comentou sobre como cuidar do órgão.
“A primeira coisa é ter uma vida saudável. Ter uma dieta equilibrada, com pouco sal, pouco açúcar, controle de gordura para não engordar, não desenvolver hipertensão, não desenvolver diabetes ao longo da vida. Também é importante tomar bastante líquido, principalmente em épocas do ano como agora, no verão. E, principalmente, ter muito cuidado com o uso excessivo de anti-inflamatórios. Às vezes, é uma medicação simples, que se acha em qualquer farmácia, todo mundo compra, mas que pode ser bastante nociva para os rins”, concluiu Dr. Marcelo.
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.
A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.