Esses títulos de cidadania surgiram de um projeto apresentado pela vereadora Lucinha Woolck (MDB), que é filha do casal. Em um discurso único, eles agradeceram pelo reconhecimento.
“Agradecemos à Câmara Municipal de Itapeva, em especial à nossa filha, por nos proporcionar este momento inesquecível. Hoje, ao olharmos para trás, vemos uma jornada de muito trabalho, dedicação e amor por esta cidade, que nos acolheu com tanto carinho. Itapeva se tornou nossa casa e é aqui que vemos nossos sonhos se concretizando, onde construímos laços afetivos que nos acompanham com alegria e respeito".
Como a prefeita Adriana Duch teve um compromisso por causa de um evento da Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica, ela foi representada na solenidade pelo secretário de Relações Institucionais, Oseas Campolim. Ele registrou congratulações aos homenageados da noite.
“Em nome da Coronel Duch, eu gostaria de parabenizá-los por essa homenagem que esta casa de lei faz, reconhecendo os belos serviços prestados ao Município por muitos anos. Por vocês terem se instituído em nossa cidade e trazido para cá esta família maravilhosa. Meus parabéns a vocês. Que continuem firmes e que vocês, filhos, netos, bisnetos, sigam orgulhosos pelos pais, avós que têm”.
Esses dois títulos de cidadania tinham sido aprovados por unanimidade pelos vereadores ainda em dezembro de 2023, mas a entrega dos títulos acabou por só acontecer agora, um ano e quatro meses depois.
As sessões solenes são eventos realizados pela Câmara Municipal para a realização de uma homenagem ou comemoração especial. A próxima solenidade está marcada para a quinta-feira (03), entregando título de cidadania ao deputado estadual Vitão do Cachorrão.
Aquiles e Zeneide
Zeneide e Aquiles nasceram em Cerro Azul, cidade paranaense localizada a cerca de 170km ao sul de Itapeva. Eles se conheceram ainda na juventude e se mudaram para Itapeva após o casamento, do qual nasceram cinco filhos: Zenice, Sirlene, Rosenilda, Valrinho e Lucimara – a vereador Lucinha Woolck. Primeiro, a família se estabeleceu no bairro Tamanduá, onde permaneceu por 10 anos antes de se mudar para a Vila Taquari. O casal reside por lá até hoje.Há 36 anos, o casal fundou o Açougue e Mercearia Nossa Senhora Aparecida, que se tornou um estabelecimento comercial de sucesso e um importante ponto de apoio para muitas pessoas, principalmente as vindas para Itapeva em busca de atendimento médico, oferecendo hospedagem, alimentação e apoio a quem precisasse.
Além disso, o casal também se destacou na política. Zeneide se candidatou à Câmara Municipal em 2000, enquanto Aquiles concorreu a uma vaga nas duas eleições seguinte. Apesar de não serem eleitos, eles seguiram servindo ao próximo e realizando até transportes gratuitos de pacientes para outros municípios. A vida política seguiu na família com a eleição da filha Lucimara, em 2020, com apoio e incentivo dos pais.
Ao longo dos anos, a família cresceu e, hoje, já são, além dos cinco filhos, 10 netos e quatro bisnetos, isso fora os netos de coração. Católicos devotos de Nª Srª Aparecida, Zeneide e Aquiles sempre pautaram a trajetória na fé e na solidariedade, com um legado de compromisso, humildade e amor ao próximo.