Responsável pela criação do novo sistema interno, o programador web da Câmara, Thiago Lima, explicou a integração da IA. “O Gabinete360 conta com inteligência artificial para auxiliar nas tarefas, um auxílio com a geração de textos. A que estamos usando é a Gemini, do Google. O sistema conversa com ela, o Google processa o pedido nos servidores dele e devolve no próprio sistema. No futuro, quando a IA estiver mais amadurecida, a ideia é fortalecer ainda mais o sistema e a integração”.
O Gabinete360 já está à disposição dos vereadores de Itapeva, mas, segundo Thiago, ele ainda não é um trabalho finalizado. O novo sistema ainda receberá mais funcionalidades em breve, além de uma maior integração entre as ferramentas que já existem, mas isso só vai acontecer com o sistema já em operação. Ele ainda destacou a preocupação com a segurança dos dados.
“Cada gabinete opera de forma independente, com dados isolados e protegidos. O sistema tem ferramentas de privacidade, impedindo o acesso de informações entre os gabinetes. Cada gabinete tem o seu cadastro. E os dados pessoais são criptografados quando armazenados no banco de dados. Um Cartão SUS de número 1234, por exemplo, pode aparecer xyzw98. Se alguém invadir o sistema, não vai dar para decifrar o que é”.
Entre as funcionalidades já disponíveis, o sistema tem agendas de eventos e de contatos; controle de atendimentos aos cidadãos e fiscalizações; elaboração de ofícios, memorandos e propostas legislativas com integração de inteligência artificial; acesso a emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA); e edição do próprio perfil no site oficial da Câmara.
Nos próximos dias, devem ser acrescentados módulos para requisição de materiais e para recebimento de respostas de ofícios.
Integração com a Prefeitura
O presidente Marinho Nishiyama (Novo) destacou a importância dessa modernização dentro do projeto de sustentabilidade do Legislativo, que prevê uma grande redução no consumo de papel por parte da Câmara. A partir disso, ele também reforçou uma integração com a Prefeitura como algo fundamental para o funcionamento ideal dos sistemas internos.“Uma das ideias é formar um link direto com a Prefeitura na expedição de ofícios, mas, para isso, precisamos implantar o certificado digital, que vai estar disponível em breve. Então, não vai mais precisar imprimir o ofício para que a secretaria (da Câmara) leve na Prefeitura. Se houver concordância da Prefeitura, nós geraremos e disponibilizaremos direto no sistema para eles despacharem para a secretaria competente”.
O secretário de Relações Institucionais, Oseas Campolim, também esteve presente no evento e avaliou positivamente essa possibilidade de integração. “É uma ferramenta muito importante para vocês, vereadores. Para nós, no Executivo, isso facilita bastante a questão de logística, recebimento, controle. Nós já combinamos de centralizar todas as informações no gabinete e, de lá, distribuímos para todas as secretarias os ofícios, pedidos, requerimentos. A questão do sem papel já vem sendo implantada no estado todo, então é muito importante e facilita muito para nós, que quanto menos papel tiver, melhor é. Até nas respostas dos ofícios, vai ficar mais fácil para nós”.