Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Ampliação dos objetivos da campanha de conscientização contra dengue segue para votação

Três projetos foram encaminhados para votação em Plenário nesta terça-feira (22)

Por Vítor Aguiar

Publicado em 22/04/2025 16:56
Retomando os trabalhos na Câmara após o feriado prolongado, a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte encaminhou três projetos de lei para votação em Plenário. Um deles trata de uma ampliação dos objetivos da Campanha Permanente de Orientação, Conscientização, Prevenção e Combate ao Mosquito Aedes Aegypti nas escolas municipais.

Essa campanha foi instituída em 2020, mas não trazia os seus objetivos no texto legal que a criou. Assim, esse trecho pode ser inserido por meio desse novo projeto de lei, que coloca alguns pontos como prioridades da campanha, como “educar a comunidade escolar sobre ações práticas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, “promover a adoção de hábitos saudáveis e comportamentos preventivos” e “estimular a participação ativa dos estudantes na disseminação de informações sobre prevenção da dengue”.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na última quinta-feira (17), Itapeva já registrou 190 casos positivos para dengue em 2025, com um internamento. O bairro mais afetado é o Bela Vista, com 50 casos, seguido por Jardim Paulista (15), Centro (14) e Morada do Bosque (13).

O combate aos criadouros do mosquito Aedes Aegypti é entendido como a melhor forma de combater a proliferação da doença. Assim, a população deve eliminar os focos de água parada em suas casas, com atenção a objetos como pneus velhos, entulhos, vasos, garrafas e comedouros de animais. Também é importante ficar atento a sintomas febre, dores de cabeça e nas articulações, manchas avermelhadas pela pele, coceira e vermelhidão nos olhos.

Esse projeto foi apresentado pelo vereador Ronaldo Coquinho (PL). Todas as matérias aprovadas nesta terça seguem, agora, para a votação em Plenário, dependendo de voto favorável da maioria dos vereadores presentes em dois turnos. A tendência é que isso aconteça nesta quinta-feira (24) e na próxima segunda (28).

Além dessa pauta, outros dois projetos também seguem para a votação em Plenário, tratando da obrigatoriedade da execução do Hino Municipal de Itapeva em eventos oficiais e da instituição das Feiras Livres como Patrimônio Cultural Imaterial de Itapeva

As reuniões das comissões

A única reunião do dia foi a da Comissão de Educação, como outros grupos já tinham se reunido na semana passada, antes do feriado, eles não tinham matérias para análise dessa vez. As transmissões de todas as reuniões estão disponíveis por meio do Facebook da Câmara Municipal.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Procure aqui

Notas