A homenagem ao governador fora apresentada em setembro de 2023, pelo vereador Ronaldo Coquinho (PL), e aprovada por unanimidade. A entrega da placa, porém, não pôde acontecer à época por questões de agenda. Assim, aproveitou-se a visita, um ano e meio depois, para consolidar esse reconhecimento.
Durante a visita, Tarcísio falou sobre a oportunidade de vir ao Sudoeste Paulista. “É uma alegria muito grande estar aqui. Estas caravanas não são simplesmente uma visita, uma agenda de governo simples. É uma oportunidade para estarmos próximos e fortalecermos o diálogo, mas também para prestarmos contas sobre o que o Estado vem fazendo”, afirmou o governador.
Além da inauguração das obras de duplicação, na qual foi entregue a homenagem, ele também participou da abertura da Caravana 3D, na Fait, durante sua visita à cidade. Além disso, ele também visitou a Escola Nicota Soares, a ponte Rio Apiaí-Guaçu e a Santa Casa de Misericórdia.
Autor da homenagem, Coquinho falou sobre o que significa essa honraria. “Eu apresentei o projeto na Câmara para homenagear o governador, que já tinha enviado recursos, emendas, várias obras para nossa região do Sudoeste Paulista e para o Município de Itapeva. Uma delas foi a duplicação do trecho urbano da SP-258, que calhou de a gente entregar o título bem no dia que ele veio inaugurar. É uma forma de reconhecimento do trabalho e um compromisso de sempre estar ajudando e contribuindo com o desenvolvimento da sociedade”.
Horas depois da entrega, na sessão legislativa da noite da quinta-feira, o vereador Roberto Comeron (PP) também comemorou a presença de Tarcísio de Freitas na cidade. “Ficamos todos felizes com a visita do governador, de deputados, de representantes de vários segmentos e autoridades da região. Eles trouxeram obras que serão executadas e nos deixam esperançosos”, afirmou.
Tarcísio Gomes de Freitas
Carioca de nascimento, Tarcísio Gomes de Freitas começou sua jornada profissional no Exército, onde alçou o posto de capitão. No Instituto Militar de Engenharia (IME), se formou engenheiro civil e fez mestrado em engenharia de transportes, chegando a atuar por cinco anos como engenheiro militar.A carreira como militar durou 16 anos e chegou ao fim em 2008, quando ele foi aprovado como analista de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU). Foram três anos no órgão, antes de ser indicado à função de diretor executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), órgão do qual se tornou diretor-geral no fim de 2014.
No ano seguinte, Tarcísio se tornou consultor legislativo da Câmara dos Deputados. A primeira experiência diretamente na política veio em 2019, quando ele assumiu o Ministério da Infraestrutura no Governo Bolsonaro, seguindo no comando da pasta até março de 2022, quando se afastou para concorrer ao Governo de São Paulo, sendo eleito em 2º turno.