Câmara aprova nova nomenclatura do prédio da Secretaria de Obras

Por Vítor Aguiar

Publicado em 17/06/2024 21:17
A Câmara Municipal de Itapeva aprovou na noite desta segunda-feira (17), a nova nomenclatura do prédio da Secretaria de Obras. Agora, o espaço deve passar a se chamar José Luiz Altilio Raccah, em homenagem ao ex-diretor da própria secretaria.

O projeto de lei, criado pelo vereador Robson Leite (União Brasil), tinha sido aprovado em 1º turno pelo plenário na última quinta-feira (13) e voltou à pauta nesta segunda para votação em 2º turno, sendo novamente aprovado, de forma unânime.

Agora, a pauta será encaminhada ao Prefeito para sanção. O prédio da Secretaria de Obras, inaugurado no último mês de dezembro, está localizado na Rua Benedito Santos, nº 379, no Parque Industrial.

Requerimentos

A 37ª Sessão Legislativa de 2024 também aprovou dois requerimentos de forma unânime, direcionados ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itapeva (APAE). Os dois requerimentos serão levados ao Presidente da Câmara, para assinatura e posterior encaminhamento a essas entidades.

O primeiro trata de um pedido ao DER acerca da implantação de uma rotatória ou alça de acesso na Rodovia Pedro Rodrigues Garcia, trevo com a Rua das Palmeiras, no bairro da Palmeirinha, no distrito do Alto da Brancal. O requerimento é de autoria do vereador Ronaldo Coquinho (PL).

O segundo requerimento, por sua vez, trata de um pedido de informações à diretoria do IPEA sobre agendamentos do reteste do exame da orelhinha, após informações de que crianças estariam esperando pelo reteste há mais de cinco meses, enquanto o protocolo recomenda realização dentro de 30 dias. O requerimento foi pedido pela vereadora Débora Marcondes (PSDB).

A 37ª Sessão Legislativa

Todas essas pautas foram aprovadas sem objeções dos vereadores, que usaram o espaço para explicações pessoais após as votações. Falaram os vereadores Áurea Rosa (PP), Robson Leite (União Brasil), Vanessa Guari (Republicanos), Marinho Nishiyama (Novo), Ronaldo Coquinho (PL), Júlio Ataíde (PL), Paulo Roberto Tarzã (PP) e o Presidente da Casa, Roberto Comeron (PP).

O principal tema em discussão nesta noite foi a saúde pública em Itapeva, abordando-se questões como agendamento de consultas de especialidades, valor pago por exames, capacidade de realização de procedimentos eletivos, estrutura de postos de saúde no município, ausência de medicamentos básicos, funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Itapeva e processos licitatórios.

Também foram debatidos a falta de água nos bairros Espigão do Pacova e Pacova, no Distrito de Areia Branca; além da estrutura da Secretaria de Meio Ambiente e a pré-campanha eleitoral à Prefeitura Municipal.

Como o Palácio Vereador Euclides Modenezi estava sem conexão à internet por um problema técnico de responsabilidade da empresa prestadora de serviços, a sessão não foi transmitida ao vivo, mas foi gravada e estará disponível em breve por meio do Facebook da Câmara, quando a conexão for reestabelecida.