Infelizmente algumas funções não estarão disponíveis, pois o navegador não suporta JavaScript

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Entendi

Câmara

Em Comissão, Secretário de Educação explica situação da Escola Municipal Marlene Marchetti Gabriel Vaz

Por Vítor Aguiar

Publicado em 19/06/2024 10:02
Na reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte, o Secretário Antonio Alexandre de Faria esclareceu pontos acerca da situação da Escola Municipal Marlene Marchetti Gabriel Vaz, na Vila Ribas. Essa primeira escola fica localizada em uma área de risco e a realocação dos alunos à Celso Duch Villar, também na Vila Ribas, está sob estudo, como explicou o Secretário.

“É importante fazer um planejamento, porque como está próximo a uma área de risco, é necessário um planejamento para que as crianças sejam transferidas para outro local que seja mais seguro”. Segundo o Secretário, o relatório da Defesa Civil que ele recebeu trata de um risco indireto, de grau médio, que pode se agravar. Assim, ele explicou a medida que deve ser aplicada, em caso de necessidade breve de retirada dos alunos.

“Nós temos a escola Celso Duch Villar, na Vila Ribas, que hoje tem espaços ociosos e que nós conseguimos de imediato fazer, se de fator for necessário, a realização das crianças. A gente tem apenas uma pequena adaptação imediata para que eles não fiquem sem aula. Esse é o primeiro ponto, depois, com um pouco mais de tempo, a gente fazer uma adaptação e uma reforma um pouco maior na escola (Celso Duch) para transformar esse espaço no mais adequado”.

Segundo o Secretário, em caso de necessidade de realocação imediata, os alunos devem passar um período de quatro dias sem aulas, que serão repostos posteriormente, durante o período de recesso, sem prejuízos à carga horária. Caso contrário, também há possibilidade de realizar essas adaptações durante o período de recesso e o retorno dos alunos já ser integrado na nova escola.

Esse prazo para essa transferência deve ser definido em reunião da Secretaria com a Defesa Civil nesta quarta-feira (19). Em caso de necessidade de mudança imediata, a expectativa é que ocorram reuniões com os pais dos alunos das duas escolas nos próximos dias para explicar como funcionará essa adaptação.

Além disso, o Secretário também falou sobre a situação das árvores na própria Celso Duch Villar; o atraso de pagamento do transporte escolar; a construção paralisada da creche na Vila Vitória; e o atendimento especial às crianças com deficiências intelectuais.

O cuidado com os animais

Além disso, a Secretária de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ariane Leite Rodrigues Ferreira, esteve com a Comissão de Direitos Difusos e Coletivos e Proteção Animal para prestar uma série de esclarecimentos acerca dos cuidados com os animais no Município.

Em um longo debate, os vereadores abordaram uma série de questionamentos à Secretária, que esclareceu questões sobre a prestação de serviços de empresas contratadas pela Prefeitura para canil e recolha, as licitações para compra de ração, casos de maus tratos de animais e abrangência geográfica da competência do Município sobre a recolha.

Além dos vereadores membros da comissão, a reunião também contou com membros da sociedade civil, como a veterinária Andréa Cadima e a diretora da ONG SOS Protetores de Animais de Itapeva Thereza Barros, que também levantaram questionamentos à Secretária sobre a prestação dos serviços públicos e alimentaram o debate.

Segundo a Secretária, a responsabilidade do Município só abarca os animais abandonados em perímetro urbano, enquanto as rodovias estão sob competência da concessionária ou do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Ela também afirmou que a redação dos atuais contratos de recolha não exige acompanhamento por parte de veterinário, além de garantir que o Município voltará a oferecer os serviços de castração mediante mutirões.

A possibilidade de alterações legais para melhor atendimento ao serviço de proteção aos animais no Município e a possibilidade de campanhas educacionais contra o abandono de animais também entraram em debate. Ao fim, a comissão decidiu voltar a marcar reuniões para amadurecer a discussão.

O dia de reuniões na Câmara também teve deliberações das Comissões de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos; de Agricultura e Abastecimento; de Economia, Fiscalização e Execução Orçamentária; e de Legislação, Justiça, Redação e Legislação Participativa

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação da Assessoria da Câmara e do autor. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV Câmara de Itapeva e, caso estejam explicitados, os autores.

A falta dessas informações implicará no crime de plágio e direitos autorais em vigor por meio da Lei Federal nº 9.610/98.

Busca de notícias

Notas

Notícias

Proposituras

Procure aqui

Siga-nos