O encontro, realizado no plenário do Palácio Vereador Euclides Modenezi, foi intitulado “Coren-SP com você de Itapeva e Região”. Ao longo de cinco horas, aconteceram três palestras. A primeira recebeu o Dr. Luciano Robson, que é enfermeiro, técnico e auxiliar de Enfermagem e diretor-conselheiro do Coren-SP. Ele comentou sobre a importância do evento.
“Trazer o Coren-SP para perto do profissional é um dos objetivos da gestão. O profissional carece dessa aproximação com o Conselho. Muito se fala de um conselho punitivo, ausente, e nós viemos desmistificar esse conhecimento errôneo que o profissional tem do próprio Conselho, para que ele entenda que o Conselho é parceiro do profissional, está ao seu lado, principalmente nos momentos mais difíceis”.
Depois de um intervalo para coffee-break, a programação seguiu com palestras de Washington Miranda Cruz, enfermeiro do SAMU há 20 anos e responsável pela criação do NEP SAMU Santos; e de Dyanna Cardoso, enfermeira com especialização em oncologia e com formação em coaching integral sistêmico.
Núcleo do Coren-SP em Itapeva
Luciano Robson também falou sobre a intenção de abrir um NAPE em Itapeva. “Hoje tem Itapetininga, nossa subseção na região. O profissional de enfermagem de Itapeva precisa se deslocar, ida e volta, mais de 200km para regularizar qualquer pendência com o Coren. A gestão está finalizando tratativas com o Poupatempo do Estado de São Paulo para trazer um posto de atendimento do Coren-SP para dentro do Poupatempo de Itapeva. Estão entre as prioridades até o mês de agosto. A gente espera que possa anunciar em breve”.O vereador Ronaldo Coquinho (PL), que é técnico de enfermagem e auxiliou na organização do evento, também repercutiu a importância da instalação de um NAPE no Município. “Sabemos que Itapeva é um polo regional e não temos uma subseção do Coren. O que seria essa subseção? Um local onde os profissionais que terminam o curso de enfermagem possam fazer sua inscrição, a sua carteirinha, que o habilita a trabalhar como profissional da enfermagem”.
Ele também comentou sobre a importância do encontro desta quinta. “Sabemos que Itapeva é uma potência, temos curso técnico de enfermagem; temos faculdade que forma profissionais da enfermagem; temos a Santa Casa, que é regional; temos o atendimento básico. Com isso, precisamos qualificar essa educação permanente aos profissionais para melhorar o atendimento e a assistência do paciente de Itapeva e região”, concluiu o vereador.