CEI sobre laboratório inicia trabalhos e recolhe documentos na Secretaria de Saúde

Por Vítor Aguiar

Publicado em 26/06/2024 15:44
Começaram os trabalhos da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que está investigando denúncias sobre um laboratório de análises clínicas que presta serviços ao Município. Neste primeiro dia de atividades, os vereadores foram à Secretaria Municipal de Saúde para realizar busca e apreensão de documentos que podem ser importantes para os trabalhos de investigação da Comissão. Lá, eles se reuniram com o secretário da pasta, Beto Carpes.

Estiveram presentes nessa frente os vereadores Ronaldo Coquinho (PL), presidente da CEI; Marinho Nishiyama (Novo), relator; e Gessé Alves (PSDB), membro. Além deles, a Comissão ainda é composta pelos vereadores Celinho Engue (PDT) e Áurea Rosa (PP).

O presidente da Comissão, Ronaldo Coquinho, falou sobre o início dos trabalhos da CEI. “Estamos dando início à primeira Reunião Ordinária da CEI nº 01/2024, que trata das denúncias que foram lavradas por uma biomédica com relação a um laboratório que presta serviços à Prefeitura Municipal de Itapeva, junto à Secretaria Municipal de Saúde”.

Ele continuou, explicando a programação do primeiro dia de atividade da Comissão. “Hoje, junto com o relator vereador Marinho (Nishiyama, Novo) e o membro vereador Gessé (Alves, PSDB) estaremos indo à Secretaria Municipal de Saúde já para fazer as buscas e apreensão de documentos para fazer nossas investigações”.

Além disso, o vereador também garantiu o compromisso da CEI em buscar respostas rápidas e precisas sobre o caso. “Pelas graves denúncias relevantes que foram apresentadas pela biomédica que trabalhava no laboratório, vamos dar as respostas o mais rápido possível para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aqui do Município”.

Na Câmara Municipal de Itapeva, começam nesta quarta-feira (26) os trabalhos de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investigará uma denúncia de más práticas e erros de procedimento por parte de um laboratório de análises clínicas que tem contrato de prestação de serviço com o Município.

A CEI 01/2024

A construção desta CEI começou na última quarta-feira (19), quando a vereadora Áurea Rosa (PP) apresentou à Comissão de Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos, a denúncia de uma biomédica, que é ex-funcionária do laboratório, apontou supostas infrações como inadequações nos documentos que basearam a licitação com o Município, utilização de reagentes inadequados nos exames, má conservação de insumos e falsificação da sua assinatura em documentos.

No mesmo dia da apresentação da denúncia, seis vereadores assinaram o documento para a criação da CEI, de autoria do vereador Marinho Nishiyama – que é o relator. Além dele, a comissão é composta pelos vereadores Ronaldo Coquinho, presidente; Celinho Engue, vice-presidente; e os membros Gessé Alves e Áurea Rosa.

O ato de instalação foi publicado no dia 25 de junho, a partir de quando a Comissão tem um prazo de 90 dias para fazer suas investigações e, depois, apresentar um relatório final. As reuniões ordinárias acontecem semanalmente, sempre às quartas-feiras.